05set

Banheiro chique pequeno: como decorar com estilo?

escrito por Francieli Kern
Banheiro chique pequeno: como decorar com estilo?

Vez ou outra, chega um momento em que temos vontade de alterar o visual de alguns espaços da casa. Para quem deseja um banheiro chique pequeno, este post trará muitas dicas sobre estilo, mobília, acabamentos e também acessórios. O segredo é contar com um bom projeto e recursos de qualidade.

Lançamentos Finger Móveis Planejados - 2024 - Banheiro Duplo de luxo

Composição: Ozean + Quarz

A sofisticação ou até mesmo um aspecto luxuoso são obtidos quando todos os elementos do recinto estão em sintonia. Ou seja, é importante pensar em formas de equilibrar a estética para não deixar o ambiente pesado — principalmente porque estaremos tratando de locais compactos.

Se animou com a possibilidade de obter ajuda nesse processo? Continue a leitura e saiba por onde começar!

1. Priorize o fundo discreto

A simplicidade pode ser sua grande aliada na composição de um banheiro chique pequeno. Aplicada ao tema predominante na decoração, ela ajuda a manter o fundo coerente com o restante dos materiais, independentemente da cor, da textura ou do formato que esses volumes apresentarem.

Assim, propostas como o estilo moderno, clean ou minimalista tendem a funcionar muito bem porque não trazem muitas informações. Eliminando os exageros, você consegue inovar nos detalhes para chegar a um resultado impecável.

Outro ponto positivo dos temas citados está na atemporalidade, ou seja, fica mais fácil preservar uma estética que funciona em diferentes períodos. Isso significa que o seu banheiro será pouco afetado por tendências, o que evita a sensação de que está ultrapassado.

2. Escolha acabamentos incríveis

Ao pensar em banheiro de luxo, você certamente imagina muito brilho, materiais nobres e peças metálicas, certo? Realmente, caprichar nos acabamentos faz toda a diferença nesse tipo de ambiente. É por isso que você não deve se limitar ao escolher os produtos na loja de construção ou decoração.

Muitos revestimentos têm pouquíssima espessura, portanto, não comprometem a metragem interna do local. O ideal é que você equilibre bem as diferenças de volume para preservar a área de circulação e, claro, o conforto dos usuários. Não se esqueça, também, de que um lugar chique deve estar sempre limpo.

Ou seja, de nada adianta encontrar os melhores acabamentos se eles comprometem a limpeza do espaço. Se usar cerâmica ou porcelanato, por exemplo, priorize os modelos de grandes formatos e com junta mínima (os modelos retificados deixam o rejunte praticamente imperceptível).

3. Crie pontos de brilho

Um banheiro chique pequeno pede elementos brilhantes justamente para transmitir luxo e potencializar o aspecto de boa higiene. Você consegue ambos os efeitos ao investir em louças, metais e objetos que refletem a luz do local. Isso também vale, novamente, para os revestimentos escolhidos.

banheiro pequeno planejado

Evite produtos que possam desvalorizar a composição, como as torneiras, registros e tubulações de plástico. Já existem alternativas a esse material, com preços e modelos diversos para você incluir em seu projeto. Muitos metais, inclusive, vão além do tradicional prata e podem trazer versões douradas, em rosa brilhante e até preto.

Outra opção para acrescentar brilho é o papel de parede, visto que há modelos específicos para áreas molhadas. Com o material, fica mais fácil adicionar informação de forma rápida e com base em diferentes estilos, do clássico ou rústico até o contemporâneo.

4. Trabalhe bem a iluminação

O banheiro é um local usado com frequência para os cuidados pessoais, certo? Há quem use para aplicar tratamentos de pele, produzir uma maquiagem, conferir o visual ou fazer a barba. E tudo isso exige uma iluminação adequada, principalmente para atender aos moradores no período noturno.

Evite trabalhar apenas com uma lâmpada posicionada no forro do ambiente. Ela não dá conta de iluminar todos os pontos e pode criar sombras no rosto das pessoas, dependendo do ângulo em que se posicionam frente ao espelho. Para evitar problemas, aposte em diferentes pontos de luz.

banheiro duplo de luxo

Projeto: Grantini BR- Isa Lupatini – Execução: Tendenzza Home & Decor – Fotos: Maykel Orlando

As chamadas luzes de camarim, que cobrem toda a moldura do espelho, são perfeitas para facilitar a visualização. Sem contar que, quando acionadas sozinhas, geram efeitos interessantes na decoração. Só tome cuidado com a temperatura dessa iluminação, evitando o branco frio e priorizando o fundo mais amarelado.

5. Crie compartimentos funcionais

Metragem limitada não é desculpa para ter um banheiro chique pequeno. Com alguns ajustes, você ganha espaço de armazenamento e ainda previne a temida bagunça — que, em locais compactos, se torna um problema visual e ainda compromete a organização pessoal dos moradores.

Pense que esse recinto é usado com frequência, muitas vezes por diferentes pessoas. Logo, deve incluir todos os recursos necessários a procedimentos de cuidado e higiene: produtos de cabelo, cremes para a pele, acessórios, aparelhos elétricos e mais uma série de coisas.

Uma boa maneira de acomodar todos esses itens é verticalizar o projeto. Você pode apostar em prateleiras, nichos ou ganchos fixados às paredes para ocupar área livre e reduzir o acúmulo de pertences sobre a bancada da pia. Quanto menos itens estiverem sob o campo de visão, melhor.

6. Personalize a decoração

Tem lugar mais chique que aquele que parece ter sido pensado especialmente para seus usuários, como algo exclusivo? Pois é isso que a personalização consegue fazer, mesmo nas coisas mais simples. No caso do banheiro, por exemplo, ela pode envolver a disposição cuidadosa dos pertences de alguém em uma cesta ou estojo, de modo que facilite o uso diário desses itens.

Todo projeto de interiores tem um pouco da cara de seus donos, então, não hesite em adicionar recursos que agradem as pessoas. Se você é muito fã de plantas, por que não colocar alguns vasos sobre a bancada, no peitoril da janela ou até mesmo no chão? Use a criatividade para acrescentar um toque pessoal e diferenciar seu cantinho dos demais.

7. Use móveis planejados

Um banheiro chique pequeno estará incompleto sem uma mobília de qualidade. Considerando a limitação de área interna, é crucial investir em modelos sob medida para aproveitar cada centímetro ao máximo. Os móveis planejados cumprem esse objetivo muito bem porque têm suas características ajustadas nos mínimos detalhes.

banheiro chique pequeno

Projeto e execução: Atrativa Finger – Foto: Movie Two Creative

A vantagem é que, além de prever o tamanho e o formato de cada peça, adequando os volumes da composição, você também consegue definir os acabamentos de acordo com o estilo decorativo do projeto. Assim, tanto a cor quanto os puxadores e demais ornamentos serão escolhidos de acordo com suas preferências.

O segredo é tratar beleza e funcionalidade com o mesmo nível de importância, a fim de atingir o melhor resultado e favorecer a rotina dos moradores. Lembre-se que um banheiro chique pequeno também deve tornar o cotidiano mais prático, o que demanda produtos duráveis e resistentes.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Se você curte conteúdos para repaginar ambientes, veja também como usar o dourado na decoração!

Acesse nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia