05jun

Lavabo rústico: aprenda como decorar

escrito por Mauara Zamin
Lavabo rústico: aprenda como decorar

Você já viu algum modelo de lavabo rústico e sentiu vontade de ter um em casa? Pois saiba que é muito fácil atingir esse objetivo! Inspirado na atmosfera rural e cheio de referências à natureza, o estilo decorativo proporciona conforto visual e promove aconchego a qualquer espaço.

Sua estética lembra muito a vida despretensiosa no campo e remete a rotinas simples. É comum, inclusive, que a proposta favoreça o clima intimista ao combinar texturas, iluminação quente e objetos artesanais. Se você não saber como trabalhar essas características, fique de olho no artigo que preparamos.

Vamos apresentar diversas dicas para compor um incrível lavabo rústico!

Priorize tons terrosos

As principais cores do tema são aquelas encontradas na natureza: marrom (terra), bege (areia), variações de vermelho e laranja (madeiras em geral). Para equilibrar esses tons terrosos, que podem ser mais intensos, você pode usar nuances neutras e suaves, como branco, creme e cinza-claro.

Essa paleta de base aparece em todo tipo de superfície, desde as paredes até o acabamento da mobília. Aliás, se você observar muito bem as composições do tema, verá que boa parte das cores depende dos materiais comumente usados no projeto. Isso inclui madeiras, pedras e diversos tipos de fibras naturais.

Uma boa dica é considerar o tamanho do cômodo e o efeito desejado com a decoração. Se for um lavabo super compacto, por exemplo, vale a pena priorizar as cores claras para gerar amplitude visual e deixar as tonalidades fortes apenas nos detalhes — uma moldura de espelho, um jogo de quadros, um kit de sabonete etc.

Use luz indireta e amarelada

Essa forma de iluminação harmoniza muito bem com os tons terrosos e confere aquele aspecto acolhedor das cabanas e casas rurais. Então pense nas lareiras, nos arranjos com velas e nas tochas usadas em ambientes do campo para adaptar as soluções ao seu lavabo rústico.

Você pode apostar em pontos de luz em torno do espelho ou instalar arandelas em diferentes alturas. Outra possibilidade é destacar itens específicos, como fundos de nichos ou prateleiras, com fitas de LED. O objetivo é realmente distribuir as lâmpadas para evitar o efeito de iluminação forte e direta.

lavabo rústico / banheiro

Lembre-se de que o conforto deve vir antes da funcionalidade. Logo, também é importante que as principais luzes tenham um tom amarelado que traga a percepção de aquecimento. Essa opção é ideal para transmitir aconchego ao espaço, independentemente do clima lá fora.

Capriche nas texturas e revestimentos

As texturas são extremamente valiosas para adicionar informação ao ambiente e, de quebra, proporcionar conforto tátil. Você pode, por exemplo, apostar em peças com desenhos orgânicos ou que adicionam volume a superfícies lisas, como as paredes, os pisos e até mesmo as louças do lavabo.

Aproveite que esse tipo de ambiente não sofre com a umidade comum dos banheiros, que contam com área de chuveiro. Ou seja, você pode abusar de um tapete felpudo ou de uma passadeira trabalhada à mão (crochê, fuxico e até palha). Os elementos artesanais são sempre bem-vindos na estética rústica.

banheiro / lavabo rústico

Os revestimentos com efeito tridimensional ou que simulam matérias-primas naturais são excelentes alternativas para quebrar a linearidade. Então, invista em um piso com tábuas de madeira, uma parede de ripado, um azulejo com relevos, um detalhe de tijolinhos maciços, uma bancada de pedra.

Coloque acessórios com aspecto rudimentar

O lavabo rústico precisa de itens de apoio para facilitar a rotina dos usuários. Na busca por esses recursos, pense mais em originalidade e menos em perfeição. Portanto, peças padronizadas, com medidas exatas, não combinam muito com a proposta por remeterem a produtos feitos em grande escala industrial.

O que você precisa é de algo personalizado e que transmita um toque pessoal, por exemplo: cestos de vime para apoiar toalhas e papel higiênico, vasinhos de cerâmica para abrigar plantas, prateleiras de madeira com bordas arredondadas, toalhas bordadas ou pintadas à mão. Nesse tema, o visual irregular dificilmente será visto como ponto negativo.

Aposte em plantas de diversas espécies

O lavabo rústico pede muito verde, com diferentes formas, texturas e espécies de plantas. A vantagem é que existem várias opções adaptadas a ambientes internos, como Espada-de-São-Jorge, Pacová, Begônia, Violeta, Cactos e Suculentas. O importante é selecionar variedades adaptadas a espaços com pouca oferta de luz solar.

lavabo rústico / banheiro

Um jeito bem interessante de compor o local é diversificar os arranjos e os pontos onde ele serão expostos. Em vez de manter apenas um vasinho no canto do recinto, por exemplo, por que não pendurar algumas floreiras na parede? Outra opção é colocar mudas pequenas da sua espécie favorita na bancada da pia.

Você também pode compor um jardim vertical com vegetações pendentes, como as trepadeiras. Fica incrível e ainda traz a sensação de frescor nos dias quentes. Melhor ainda se a parede usada como suporte tiver acabamento amadeirado ou de pedras, reforçando ainda mais a estética com foco na natureza.

Priorize móveis planejados

A mobília da decoração rústica deve proporcionar um visual mais descontraído. Para esse estilo, o ideal é usar móveis com design curvo, detalhes orgânicos e acabamento inspirado nas madeiras. Isso vale tanto para o gabinete ou a estrutura que vai abrigar a pia quanto para as possíveis prateleiras e nichos.

Seja qual for a escolha, você sempre terá melhores resultados com móveis planejados. Isso porque são produtos desenvolvidos para cada necessidade, conforme pedido do cliente. Ou seja, você consegue definir todos os detalhes a partir do ambiente disponível e de suas preferências estéticas.

banheiro de luxo lavabo rústico

E não importa se a metragem é reduzida. Com um bom projeto, fica muito mais fácil adaptar as medidas da mobília à configuração interna, aproveitando cada centímetro ao máximo. A estrutura e a parte externa também são beneficiadas com materiais de alta qualidade.

Agora ficou fácil montar um lavabo rústico, concorda? Esperamos que o artigo sirva de referência para orientar suas escolhas e garantir o melhor resultado. Lembre-se de que o serviço de uma empresa especializada é crucial para executar o projeto da forma que você sempre quis.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Quer começar esse processo agora mesmo? Entre em contato com a nossa equipe e saiba com a Finger Móveis Planejados pode te ajudar!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia