23dez

Como decorar um lavabo no estilo gótico?

Como decorar um lavabo no estilo gótico?

A sua casa é o seu espaço pessoal. Por isso, ela precisa ter a sua identidade em todos os cômodos. Sendo assim, também é necessário pensar na decoração de banheiro quando você vai personalizar os ambientes. Nesse caso, as opções são inúmeras. Aliás, uma delas é criar um lavabo gótico.

No post a seguir, veja como o estilo gótico pode deixar o lavabo muito mais interessante. Confira também algumas dicas para criar o seu. Boa leitura!

O que é o estilo gótico?

Geralmente associado às igrejas, o estilo gótico surgiu entre os séculos XII e XIV. Na arquitetura, era caracterizado por abóbodas e arcos, além de grandes catedrais. Com foco na verticalidade, também usavam grandes vitrais coloridos e iluminuras. Já o neogótico surgiu no século XVIII como uma releitura do estilo medieval. Nele, houve várias vertentes que se estenderam até o século XIX, como o gótico vitoriano.

Nesse período, a decoração gótica alcançava as casas e as cidades, refletindo também a cultura da época, em que o gótico aparecia em outras vertentes da arte, como a literatura, por meio de obras, como Drácula e O Retrato de Dorian Gray.

Sendo assim, o gótico é conhecido não só pela predominância de cores escuras e ambientes sóbrios, mas também pelo uso de texturas e de objetos, às vezes, relacionados à morte ou à ciência, como a caveira.

Como criar um lavabo gótico?

Apesar de ser um estilo sóbrio, o gótico pode ser aplicado de formas bem mais leves, o que deixa um ambiente mais interessante e até mais luxuoso. Mais do que usar preto e branco, você pode explorar muitas outras opções em seu lavabo gótico.

Use quadros de arte

Retratos e molduras são excelentes peças para remeter ao gótico. Afinal, principalmente na era vitoriana, existia uma grande cultura do luto, preservando memórias em mementos. Sendo assim, quadros ornamentados com arabescos também são uma boa referência ao período.

Outra forma de decoração é usar papel de parede. Nele, você pode explorar cores fortes, que darão um grande destaque ao lavabo. Porém, é preciso ter cuidado para não pesar o ambiente.

Aposte em lustres e espelhos

Lustres e espelhos são peças belíssimas para dar um toque sofisticado e gótico ao lavabo. Além de colaborar para a iluminação e para o uso do dia a dia, elas podem trazer elementos únicos, como os arabescos.

Para um clima gótico mais ameno, vale a pena apostar em cores mais claras. Por exemplo, você pode usar um papel de parede roxo, mas escolher espelhos e lustres dourados. Assim, também garante um clima mais luxuoso ao lavabo.

lavabo gótico

Execução: Finger Concórdia

Invista em vitrais e arandelas

Para relembrar o gótico medieval, o uso de vitrais é uma excelente forma. Especialmente se você combinar com paredes ou peças escuras, eles são ótimas opções para clarear o ambiente e decorá-lo.

Outra forma de trabalhar a luz é usando arandelas. Essas luminárias fixadas na parede iluminam o ambiente por meio de um foco de luz. Nesse sentido, você consegue garantir o clima gótico mais misterioso, já que a luz tende a ser projetada para cima e para baixo, ficando muito mais localizada.

Escolha móveis escuros

Os móveis escuros e compactos são boas opções para o lavabo gótico. Com eles, você aplica o estilo, sem precisar de paredes muito escuras. Para um gótico ainda mais ameno e clássico, você pode usar louças claras e torneiras douradas. Já para uma mescla com o estilo contemporâneo, escolher plantas para destacar os tons escuros e usar louças escuras e detalhes em prata pode fazer muita diferença.

Além disso, para um ambiente harmônico, é fundamental investir em móveis planejados. Assim, você consegue usar o estilo gótico sem comprometer o espaço. Além disso, pode trabalhar elementos exclusivos, conforme o seu gosto.

O estilo gótico surgiu na era medieval e, depois, foi recuperado em diferentes momentos dos séculos seguintes. Caracterizado por elementos pesados e sóbrios, ele também incentiva a criatividade e pode tornar um ambiente mais bonito e luxuoso. Além dos elementos clássicos, você pode usar móveis planejados para equilibrar o nível do estilo em seu lavabo gótico e tornar esse cômodo bem interessante e único.

Gostou das dicas? Agora, veja outras formas de otimizar o espaço do seu banheiro!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia