20dez

Decoração para amantes de vinho: 8 ideias inspiradoras

Decoração para amantes de vinho: 8 ideias inspiradoras

Há muitas maneiras de incluir nossa personalidade na casa. Algumas pessoas, inclusive, gostam de usar elementos que remetam a seus produtos favoritos. Se você é do grupo que aprecia boas taças de tinto, branco ou rosé, pode se encantar com uma bela decoração para amantes de vinho.

É sobre esse tipo de solução que falaremos no post, com 8 ideias para compor espaços planejados de acordo com a famosa bebida fermentada. Tem curiosidade em saber mais e começar a transformar o seu doce lar? Então, acompanhe os próximos tópicos!

amante de vinho

1. Parede com adega

Quem degusta muitos tipos de vinho não se contenta com poucos rótulos em casa. A saída, nesses casos, é apostar em compartimentos ou suportes que possam armazenar as garrafas. Prateleiras e nichos são ótimas alternativas porque deixam as bebidas expostas, enfeitando o ambiente.

adega de vinhos

Projeto: Arquiteto Maicon Amorim e Designer de interiores Andrea Fonseca – Execução: Finger Aracaju – Fotos: Filippe Araújo

Você pode pendurar vários exemplares na parede ou encomendar um projeto exclusivo para essa finalidade. Os móveis planejados são editáveis e personalizáveis, o que significa que se adaptam a qualquer área. Para incrementar o conjunto e destacar os acabamentos, adicione pontos de iluminação entre as peças.

2. Quadro com rótulos

Outra forma de mostrar sua paixão pelo vinho é guardar os rótulos de diferentes vinícolas para compor um mural ou painel exclusivo. Você pode colar esses materiais em um fundo de EVA ou cartolina e, depois, emoldurá-los para obter quadros.

Procure usar molduras de diversos tamanhos e formatos. Assim, conseguirá dispor os rótulos em alturas e sentidos (horizontal, vertical ou diagonal) variados. Trata-se de uma decoração simples, porém versátil, já que pode ser aplicada em inúmeros cômodos da residência.

3. Tapetes de rolhas

As rolhas são protagonistas em uma decoração para amantes de vinho. Aqui, a proposta é usá-las para confeccionar um tapete diferenciado. Basta recortar um pedaço de tecido no tamanho desejado e, sobre ele, colar várias rolhas recortadas ao meio — deixe as extremidades arredondadas para cima.

tapete com rolha de vinhos

Como pedaços de cortiça ficarão expostos e em contato com os pés, você terá uma peça típica da decoração sensorial. O tom bege mesclado das pecinhas atrairá o olhar das pessoas (visão), enquanto a textura causará sensações de relevo durante o caminhar (tato).

4. Recipientes para flores

Tem garrafas vazias sobrando em casa? Se você costuma decorar com flores artificiais, já tem destinação para boa parte dessas embalagens. O ideal é lavá-las muito bem, por dentro e por fora, para que não soltem o odor da bebida envelhecida que acumulou no fundo.

A retirada ou não dos rótulos é de sua escolha. Se estiverem bem conservados, por que não mantê-los? Essa prática contribui ainda mais para a sustentabilidade por não gerar resíduo com papel e cola. Depois de selecionar as garrafas, é só preenchê-las com ramos ou galhos e posicioná-las em um local de destaque.

5. Arranjos para datas especiais

A inspiração nos vinhos também pode surgir durante comemorações e eventos festivos ao longo do ano. A liberdade para ousar é maior nessas datas porque o projeto decorativo só vai durar um dia ou algumas semanas.

No Natal, por exemplo, uma forma econômica de enfeitar e harmonizar os cômodos é colocar luzinhas dentro de garrafas. Essas embalagens iluminadas podem ser distribuídas por todos os ambientes, em locais como degraus, peitoris de janelas, tampos de bancadas e outras superfícies.

Se a celebração tem a ver com o Dia dos Namorados, por outro lado, que tal preencher taças com pétalas de rosas vermelhas? O tom bordô da flor vai simular a bebida e acrescentar um toque romântico ao arranjo. Este pode ser colocado sobre a cama do casal ou em uma mesa de jantar.

6. Adega climatizada

Peça desejada por muitos apreciadores da bebida feita de uvas, a adega climatizada está disponível em diversos tamanhos e acabamentos. Considere a medida do ambiente antes de escolher o seu modelo ideal, além de refletir sobre a frequência de consumo de toda a família.

adega planejada de vinhos

Projeto e execução: Finger Móveis Chapecó

Esse tipo de produto mantém a temperatura em níveis adequados para a conservação dos rótulos. Logo, pode ser um excelente complemento da decoração para amantes de vinho. Fica interessante principalmente nos locais de maior convívio, como salas de estar, varandas ou cozinha gourmet.

7. Painel temático

Quem não gosta de aproveitar as paredes para pendurar coisas e exibir acessórios? Se você ainda não tem um painel que sirva de suporte para pertences e utensílios domésticos, esse é o momento ideal para colocar a ideia em prática.

Nossa recomendação é que providencie um pedaço grande de cortiça (mesma aparência e textura das rolhas) e o fixe na região desejada. Se for na cozinha ou na sala de jantar, por exemplo, ele será útil para colocar objetos como saca-rolhas, socador de alho e abridor de latas.

O material com aspecto rústico também funciona em escritórios e espaços de estudo, como se fosse um quadro organizador para prender lembretes. Trata-se de uma boa escolha para otimizar espaço no home office e, de quebra, atualizar o visual de uma parede sem graça.

8. Bar completo

Essa solução é indicada para quem faz questão de ter um ambiente especialmente pensado para a degustação de bons vinhos. A proposta é semelhante aos bares prontos, que consistem em móveis compactos e equipados com divisores para guardar bebidas, mas se estende a uma escala maior.

Nesse caso, para ter um cantinho completo, você deve investir em móveis planejados. Isso permitirá definir os mínimos detalhes do projeto, como quantidade de armários e prateleiras, dimensões dos nichos, materiais de acabamento, design predominante e até tipos de ornamentos presentes no bar.

Adega com madeira maciça

Arquiteta: Maria Otília Müller Klein – Projetista: Juliana Taborda Grenoble Santa Maria – Foto: Marcelo Kuczura

A melhor alternativa é construir uma espécie de estante repleta de compartimentos, todos personalizados conforme o tipo de produto que você vai consumir. A vantagem é que a edição das peças pode ser adaptada para receber outros recursos, como baldinhos de gelo, conjuntos de copos e até bandejas.

E então, o que achou das ideias apresentadas? Já viu alguma delas aplicada ou ficou com vontade de testar em casa? Esperamos que tire proveito das propostas e encontre a sua preferida entre as dicas de decoração para amantes de vinho.

Por falar em projeto, venha conhecer os diferenciais da Finger e descobrir por que você deve escolher nossos móveis planejados.

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia