01out

Conheça a decoração Hygge e como fazer na sua casa

escrito por Francieli Kern
Conheça a decoração Hygge e como fazer na sua casa

Se você é daquelas pessoas que prezam aconchego e simplicidade, certamente a decoração hygge oferece ambientes adequados para esse seu gosto. Para não errar, as pronúncias mais próximas dessa palavra de origem do idioma dinamarquês é “hue-gah” ou “rîgue”.

Você deve ter lido que os dinamarqueses, em diversos resultados de pesquisas, são considerados o povo mais feliz do mundo. Sendo assim, vale a pena entrarmos em suas casas para tentarmos descobrir alguns de seus segredos para a felicidade.

decoração hygge

Foto por Stella Rose em Unsplash

Elaboramos este artigo como se fosse um miniguia, em que vamos falar o que é a decoração hygge e quais são as suas características marcantes. Além disso, vamos listar algumas dicas importantes para aplicar esse conceito em sua casa. Vamos lá?

O que é a decoração hygge?

A decoração hygge é um estilo criado pelos dinamarqueses. Os amantes dessa tendência dizem que ela é uma atitude de vida, pois a ideia é transmitir bem-estar nos ambientes. A tradução desse conceito remete ao aconchego, ao respeito e ao conforto.

decoração hygge

O minimalismo também está presente no estilo hygge. Portanto, não pode haver exageros. Os móveis e os elementos decorativos devem ser planejados e distribuídos de forma equilibrada. A cultura dinamarquesa evita a extravagância e promove a igualdade.

Quais são as características da decoração hygge?

As características mais marcantes da decoração hygge estão na intenção de manter os ambientes com a personalidade dos moradores e na atenção aos detalhes decorativos. Veja o que os dinamarqueses fazem para tornar as suas casas mais aconchegantes:

  • aproveitam ao máximo a iluminação natural;
  • distribuem velas nos ambientes;
  • fazem os acabamentos das paredes e os móveis em madeira;
  • optam por tecidos de lã.

hygge decoração

Como aplicar a decoração hygge?

Imaginamos que você dever ter pensado: como aplicar a decoração hygge em minha casa? Será que isso é viável no Brasil? Sim, temos uma boa notícia, é possível usar esse estilo em nosso país, mesmo que o nosso clima não seja tão parecido com o dos dinamarqueses.

Entenda agora como aplicar a decoração hygge em sua casa.

Aproveite a iluminação

Essa dica, aqui no Brasil, é fácil de atender. Isso porque, praticamente, podemos contar com a luz do sol o ano inteiro, inclusive no inverno. Use isso ao seu favor. Mantenha os cômodos iluminados naturalmente, utilizando janelas amplas e cortinas em tons claros.

tecidos dormitorio

Distribua velas

Distribuir velas, sem dúvida, é uma maneira de manter os ambientes aconchegantes e até mesmo com um tom mais romântico. Assim que o sol for embora, você já pode acender algumas. Se preferir, pode adquirir algumas aromáticas, pois elas contêm funções terapêuticas. Nada melhor que um cheirinho suave e relaxante.

Espalhe tecidos

Na Dinamarca, os invernos são muito mais frios que os nossos, logo, os tecidos utilizados são mais grossos e pesados. Isso não é problema, basta usar a criatividade. Espalhe mantas de sofá, de cama, capas de cadeiras e tapetes mais finos e leves.

decoração hygge

Foto por Sixteen Miles Out em Unsplash

Ouse nos objetos de decoração

Você pode ousar nesses objetos, mas não abuse para não exagerar e fugir da regra do minimalismo. Bowls em louça para velas e folhas secas, luminárias, abajures e pendentes de iluminação são bem adequados e recomendados.

Inclua plantas e madeiras

Incluir plantas deixa os ambientes com um ar de presença da natureza. Os acabamentos das paredes e dos pisos em madeira são mais bem-vindos que rebocos, pinturas e pedras. Em áreas molhadas, uma boa opção são acabamentos de louça que imitam as madeiras.

decoração de quarto com plantas e madeira

Gostou do estilo de vida que a decoração hygge pode lhe proporcionar? Agora é só seguir as nossas dicas para utilizar esse estilo escandinavo que está se tornando tendência em vários países. Não se esqueça: bem-estar e aconchego farão parte do seu dia a dia!

Gostou do post? Se quiser acompanhar nossos conteúdos, siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, e Pinterest.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia