25mar

Estilo de vida saudável: como influencia no lar e no seu bem-estar?

escrito por Francieli Kern
Estilo de vida saudável: como influencia no lar e no seu bem-estar?

Os cuidados com a saúde devem estar em primeiro lugar na lista de prioridades — pelo menos, deveria. Embora todos saibam dessa necessidade, a grande verdade é que a correria do dia a dia costuma “roubar o tempo” que poderia ser dedicado à construção de um estilo de vida saudável. O resultado é logo percebido na queda do bem-estar físico, emocional e mental.

Mas como reverter essa situação? Como inserir estratégias que promovem a melhoria da saúde? Qual é o impacto que ambientes internos bem planejados tem sobre o bem-estar? Este artigo foi produzido com esse objetivo. Nos próximos tópicos, mostraremos o que é, os benefícios, razões e práticas que sustentam um estilo de vida saudável. Acompanhe!

O que é estilo de vida saudável?

Na introdução, dissemos que as pessoas sabem da importância de adotar um estilo de vida saudável. Essa realidade é apontada no livro “Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo” — escrito por Markus Vinicius Nahas.

Logo nas primeiras páginas, o autor revela que existe muita informação sobre os benefícios das práticas saudáveis nas mídias. Apesar disso, grande parte da população não valoriza tanto os cuidados com a saúde a ponto de incluí-los na sua rotina diária. Sim, esse cenário não é nada positivo.

Mas o que é, de fato, um estilo de vida saudável? Diferente do que alguns pensam, não se trata apenas de seguir uma dieta restritiva ou malhar incansavelmente na academia. Na prática, um estilo de vida saudável é uma abordagem holística, onde as escolhas diárias promovem o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

É como criar um hábito positivo que se torna parte integrante de quem somos. Sendo assim, podemos dizer que uma pessoa tem um estilo de vida saudável quando consegue obter bem-estar físico, mental e emocional. Para tanto, é necessário inserir alguns pilares fundamentais na vida, como:

  • alimentação balanceada;
  • atividade física regular;
  • sono adequado;
  • gestão do estresse;
  • hidratação adequada;
  • prevenção e cuidados com a saúde;
  • relações sociais e apoio;
  • equilíbrio trabalho-vida;
  • ambiente positivo – o que inclui a vivência em um imóvel bem planejado;
Lançamentos Finger Móveis Planejados - 2024 - Closet - Vulkan e Hand

Lançamentos Fallen Kapsel Finger: Padrão Vulkan e Hand

  • desenvolvimento pessoal e mental.

Por que adotar um estilo de vida saudável?

A resposta é simples: a busca por qualidade de vida. Ao adotar hábitos saudáveis, estamos investindo no bem-estar físico e emocional. A longo prazo, isso se traduz em mais energia, disposição, e até mesmo em uma vida mais longa e plena. Afinal, quem não deseja viver mais e melhor? A seguir, explicamos melhor sobre as principais vantagens desse estilo de vida.

Estilo de vida saudável

Prevenção de doenças

Adotar práticas saudáveis é um investimento na prevenção de doenças. Por meio de hábitos alimentares equilibrados, a prática regular de exercícios e a atenção à saúde mental, são reduzidos os riscos de condições crônicas como doenças cardíacas, diabetes e hipertensão.

Quanto aos hábitos alimentares saudáveis, uma cozinha bem planejada pode ajudar. Visto que facilita a organização dos alimentos e otimiza o tempo para prepará-los. Dessa forma, fica mais fácil de seguir de perto o programa alimentar.

Aumento da energia e disposição

A alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos contribui para um aumento significativo nos níveis de energia. Essa energia não só impulsiona as atividades diárias, mas também melhora o desempenho nas tarefas cotidianas — proporcionando maior disposição para enfrentar os desafios da vida.

Bem-estar emocional e mental

O impacto de um estilo de vida saudável não se limita ao corpo físico; se estende também ao bem-estar emocional e mental. A prática de atividades que promovem o relaxamento, como a meditação e o contato com a natureza, contribui para o equilíbrio emocional e a redução do estresse.

moodboard Mindfulness

Longevidade e qualidade de vida

Os hábitos saudáveis estão diretamente associados a uma vida mais longa e com melhor qualidade. Ao adotar práticas que promovem o bem-estar, prolongamos nossa vida e aumentamos a probabilidade de desfrutar de uma velhice ativa e satisfatória.

Vale lembrar que a residência em que vivemos impacta na qualidade de vida. Quando residimos em um imóvel confortável e bem planejado, elevamos os níveis de felicidade, contentamento e bem-estar. Esses fatores são essenciais para uma vida longeva.

Lançamentos Finger Móveis Planejados - 2024 - Cozinha Integrada de Luxo com ilha, Vulkan Slate

Cozinha Lançamento Fallen Kapsel Vulkan Slate – 2024

Melhora na autoestima

Cuidar do corpo e da mente resulta em uma melhora significativa na autoestima e autoimagem. Ao observarmos os resultados positivos de um estilo de vida saudável, seja na forma física, na pele radiante ou na disposição, criamos para uma percepção mais positiva de nós mesmos.

Estilo de vida saudável

Aumento da produtividade

A saúde física e mental influencia na capacidade de produção e desempenho no trabalho e em outras atividades. No geral, pessoas com um estilo de vida saudável tendem a ser mais produtivas e eficientes em suas tarefas diárias.

No quesito produtividade, os profissionais que atuam em home office podem investir em móveis planejados que entreguem funcionalidade e personalização. O resultado é um ambiente que eleva a carga produtiva e o prazer em trabalhar.

cantinho home office moderno

Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Favorecimento de relações interpessoais

Relacionar-se com os outros de maneira saudável requer uma base sólida de bem-estar. Um estilo de vida equilibrado contribui para relacionamentos saudáveis. Uma vez que, a positividade e a vitalidade que emanam desses hábitos refletem nas interações sociais.

Ao investir em uma casa planejada, é lançada a base para fortalecer os laços familiares e de amizade. Uma vez que, os convidados se sentirão confortáveis e desfrutarão de uma boa experiência no imóvel. Sendo assim, os momentos de confraternização serão ainda mais especiais.

Economia de recursos financeiros

Investir em prevenção e cuidados com a saúde pode resultar em economias significativas a longo prazo. Por exemplo, despesas relacionadas a tratamentos médicos. Ao prevenir doenças relacionadas ao estilo de vida, optamos por um caminho sábio para o corpo e para o bolso.

Influência positiva no ambiente familiar

Ao adotar um estilo de vida saudável, nos tornamos um exemplo positivo para sua família. A promoção de hábitos saudáveis em casa cria um ambiente propício para o crescimento e o desenvolvimento saudável de todos os membros.

Como um estilo de vida saudável influencia no seu dia a dia?

A influência positiva de um estilo de vida saudável no dia a dia vai muito além de uma simples percepção subjetiva. Afinal, existem evidências médicas e científicas sustentam os benefícios que surgem ao adotar práticas voltadas para o bem-estar físico, mental e emocional. Vamos explorar algumas dessas influências respaldadas por fontes respeitadas.

Estilo de vida saudável

Energia e vitalidade

O renomado autor e médico Andrew Weil, em seu livro “Spontaneous Happiness”, destaca como escolhas de estilo de vida, como uma dieta equilibrada e exercícios regulares, podem aumentar significativamente os níveis de energia: “Se você quer se sentir cheio de vida, você precisa se alimentar e se movimentar de maneiras que promovam a vitalidade.”

Foco e clareza mental

Em “Eat That Frog!” de Brian Tracy, o autor ressalta como hábitos saudáveis, incluindo uma boa alimentação e exercícios, impactam diretamente a produtividade: “A saúde é a coisa mais importante. Sem saúde, a maioria das outras coisas perde significado.”

Resistência ao estresse

A psiquiatra Elizabeth Blackburn, vencedora do Prêmio Nobel de Medicina, e a psicóloga Elissa Epel, em “The Telomere Effect”, explicam como um estilo de vida saudável pode influenciar o envelhecimento celular e a resposta ao estresse: “A maneira como vivemos pode influenciar os comprimentos dos telômeros, as capas protetoras das extremidades dos cromossomos.”

Qualidade do sono

Matthew Walker, em “Why We Sleep”, fornece insights profundos sobre como a prática de hábitos saudáveis, como uma rotina de sono consistente, impacta o funcionamento do cérebro: “O sono é a mais eficaz e fácil ferramenta de recuperação que existe.”

Já Arianna Huffington, em “The Sleep Revolution”, enfatiza como a falta de sono afeta o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: “Lembrar-se de que você é mais produtivo quando está bem descansado é uma maneira eficaz de se convencer a dormir mais.”

decoracao-de-quarto

Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA

Será que um quarto bem planejado pode influenciar na qualidade do sono? Com certeza! Em um ambiente assim, tudo é pensado para gerar conforto. Por exemplo: as cores das paredes, os móveis e acessórios decorativos.

Bem-estar emocional

No livro “The Blue Zones” de Dan Buettner, que explora as áreas do mundo com os maiores índices de longevidade, destaca-se a importância de conexões sociais e de um estilo de vida equilibrado: “As pessoas mais saudáveis do mundo sabem que a alegria e o bem-estar vêm da atenção aos aspectos mais simples da vida cotidiana.”

Relacionamentos

Em “Thrive” de Arianna Huffington, a autora destaca como o bem-estar individual está intrinsecamente ligado ao sucesso nos relacionamentos. “Não podemos levar vidas verdadeiramente satisfatórias se não estivermos conectados aos outros.”

Como um estilo de vida saudável reflete na qualidade de vida?

Adotar um estilo de vida saudável desempenha um papel crucial no envelhecimento saudável. Ao incorporar práticas que promovem a saúde física e mental, construímos uma base sólida para colher benefícios ao longo dos anos. Vamos explorar como um estilo de vida saudável reflete positivamente na qualidade de vida, especialmente no contexto do envelhecimento.

Saúde cardiovascular

A prática regular de exercícios físicos e uma dieta balanceada são elementos-chave para a saúde cardiovascular. Ao longo do tempo, isso contribui para a redução do risco de doenças cardíacas, pressão arterial elevada e outros problemas relacionados, promovendo um envelhecimento mais saudável e ativo.

Saúde cognitiva

Estudos indicam que hábitos saudáveis, como a prática de atividade física e uma dieta rica em nutrientes, estão associados a uma melhor saúde cognitiva na velhice. A prevenção de condições como a demência e o Alzheimer é um benefício adicional de um estilo de vida saudável.

Mobilidade e força muscular

A manutenção da mobilidade e da força muscular é crucial para um envelhecimento ativo e independente. Exercícios que incluem resistência e flexibilidade ajudam a preservar a função muscular e articular, permitindo uma maior autonomia ao longo dos anos.

Saúde óssea

A ingestão adequada de nutrientes como cálcio e vitamina D, combinada com a prática de exercícios de sustentação de peso, fortalece os ossos e reduz o risco de osteoporose. Isso é particularmente importante à medida que envelhecemos, pois a saúde óssea desempenha um papel vital na mobilidade e na resistência.

Controle do peso e metabolismo

Manter um peso saudável e um metabolismo eficiente é vital à medida que envelhecemos. Práticas saudáveis, como uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios, ajudam a controlar o peso e a prevenir condições relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2.

Resiliência a doenças e infecções

Um sistema imunológico fortalecido, resultado de hábitos saudáveis, torna o corpo mais resistente a doenças e infecções. Isso é particularmente relevante no processo de envelhecimento, quando a imunidade natural pode diminuir.

Longevidade ativa e satisfatória

Ao adotar um estilo de vida saudável, você não apenas aumenta a expectativa de vida, mas também a probabilidade de viver esses anos com vitalidade e satisfação. Envelhecer de maneira ativa significa continuar a desfrutar da vida, buscar novas experiências e manter um propósito significativo.

Como adotar um estilo de vida saudável?

A transição para um estilo de vida saudável é um processo gradual, permeado por escolhas conscientes que promovem o equilíbrio e o bem-estar. Vamos explorar dicas práticas para integrar hábitos saudáveis ao seu cotidiano, criando uma base sólida para uma vida mais saudável e plena.

Dieta equilibrada

Uma dieta equilibrada é como um combustível de alta qualidade para o seu corpo. Priorize alimentos frescos e nutritivos, como frutas e vegetais, ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Inclua grãos integrais para fibras e proteínas magras para sustentar a energia ao longo do dia.

Estilo de vida saudável

Evite excessos e pratique a atenção plena durante as refeições, saboreando cada pedaço. A busca por variedade garante que você obtenha uma ampla gama de nutrientes essenciais para a saúde.

Tempo para fazer o que gosta

Reservar momentos para atividades prazerosas não é apenas um luxo, mas uma necessidade para a saúde mental e emocional. Seja dedicando tempo à leitura, praticando um hobby criativo ou simplesmente relaxando, essas pausas contribuem para a recarga emocional. Isso promove um equilíbrio essencial, reduzindo o estresse e aumentando a sensação de felicidade.

Exercícios físicos na rotina

A prática regular de exercícios não precisa ser intimidante. Escolha uma atividade que lhe traga satisfação, seja ela uma caminhada leve, corrida, sessões de ioga ou aulas de dança. Além de fortalecer seu corpo, os exercícios liberam endorfinas, melhoram o humor e aumentam a clareza mental.

espaço fit em casa Estilo de vida saudável

Ao integrar essas práticas à sua rotina diária, você promove não apenas a saúde física, mas também o bem-estar mental.

Hidratação

A água é um elixir para o funcionamento adequado do seu corpo. Mantenha-se hidratado ao longo do dia, priorizando a água como sua principal fonte de hidratação. Carregar uma garrafa reutilizável é um lembrete constante para manter esse hábito vital.

A hidratação adequada não apenas mantém suas funções corporais em ordem, mas também beneficia a saúde da pele e auxilia na digestão.

Sono reparador

Dormir bem é mais que um luxo; é uma necessidade para a recuperação física e mental. Estabeleça uma rotina de sono saudável, definindo horários regulares para dormir e acordar.

Garanta um ambiente propício ao descanso, evitando distrações eletrônicas e criando um espaço tranquilo. O sono reparador melhora a memória, a concentração e contribui para um humor equilibrado.

Lançamentos Finger Móveis Planejados - 2024 - Dormitório Casal Estilo Japandi Minimalista com cores claras

Lançamentos Fallen Kapsel Finger: Padrões Eiche + Wald

Exames periódicos

A prevenção é a pedra angular de uma vida saudável. Realizar exames periódicos é uma prática proativa que permite a detecção precoce de possíveis problemas de saúde. Essa abordagem preventiva possibilita ajustes na sua rotina e promove um cuidado contínuo com a sua saúde.

Controle de peso

Manter um peso saudável é uma parte crucial do seu equilíbrio geral. Combine uma alimentação adequada com a prática regular de exercícios para alcançar e manter um peso que favoreça sua saúde e bem-estar. Lembre-se de que o foco não é apenas na estética, mas principalmente na promoção de uma saúde robusta.

Contato com a natureza

A natureza oferece uma paleta rica de benefícios para a saúde mental. Reserve tempo para atividades ao ar livre, como caminhadas em parques, piqueniques ou simplesmente apreciar a natureza. Esses momentos de conexão com o ambiente natural promovem relaxamento, reduzem o estresse e rejuvenescem o corpo e a mente.

Tomar sol

A exposição moderada ao sol é um ingrediente vital para a produção de vitamina D, essencial para a saúde óssea e imunológica. Não esqueça de aplicar protetor solar para proteger a pele, mas reserve um tempo para desfrutar da luz natural.

Uma caminhada matinal ou relaxamento ao ar livre proporcionam não apenas benefícios físicos, mas também contribuem para um estado de espírito mais positivo.

Como os móveis planejados influenciam em um estilo de vida saudável?

A influência positiva dos móveis planejados vai além da estética, desempenhando um papel crucial no suporte ao seu estilo de vida saudável. Vamos explorar mais detalhes sobre como esses móveis podem ser aliados valiosos para o seu bem-estar.

Bem-estar refletido no ambiente

Móveis planejados são mais que meras peças de decoração; são extensões do seu estilo de vida. Ao personalizar cada detalhe, desde o design até os materiais utilizados, você cria um ambiente que verdadeiramente reflete quem você é. Este nível de personalização promove o conforto, aconchego e harmonia, criando um espaço que se alinha perfeitamente com o seu estilo de vida saudável.

Área gourmet - varanda

Projeto: Walkiria D’Puig – Execução: Tendenzza Home Decor – Foto: Thiago Lafaiyet

Organização e facilidade

A organização é um pilar fundamental de um estilo de vida saudável. Móveis planejados são projetados para otimizar o espaço, oferecendo soluções inteligentes de armazenamento que contribuem para um ambiente mais organizado. Ao facilitar a arrumação e a localização de itens essenciais, esses móveis simplificam o seu dia a dia, proporcionando mais tempo para atividades que promovem o bem-estar.

Ambientes funcionais

Cada peça de mobiliário planejado é meticulosamente pensada para atender às suas necessidades específicas. Ao criar ambientes funcionais, esses móveis incentivam a prática de atividades físicas em casa. Um espaço otimizado pode ser adaptado para exercícios leves, ioga ou outras práticas que promovem a saúde física e emocional.

Projeto: Dani Bonatto – Execução: Finger Concórdia – Foto: ArquiteFoto | Júlio Gomes Filho

Qualidade e durabilidade

Investir em móveis planejados é investir em qualidade e durabilidade. Esses móveis são feitos sob medida para resistir ao teste do tempo, evitando a necessidade frequente de substituição. Além de contribuir para um consumo mais consciente, a durabilidade desses móveis reflete um compromisso com a longevidade e a estabilidade, proporcionando um ambiente que se mantém sólido ao longo dos anos.

Estímulo à conexão social

Ambientes bem planejados são propícios para a interação social. Móveis que oferecem conforto e versatilidade criam espaços acolhedores para receber amigos e familiares. Esses ambientes estimulam relações saudáveis, fortalecendo os laços afetivos e promovendo momentos de convívio que contribuem para o seu bem-estar emocional.

Área gourmet - varanda

Projeto: Walkiria D’Puig – Execução: Tendenzza Home Decor – Foto: Thiago Lafaiyet

O que prejudica o estilo de vida saudável?

Apesar dos inúmeros benefícios de um estilo de vida saudável, alguns obstáculos podem se apresentar no caminho, exigindo atenção e estratégias específicas para superá-los. Abaixo, falaremos mais sobre esses desafios e oferecer sugestões práticas.

Sedentarismo

O sedentarismo é um inimigo silencioso da saúde. A falta de atividade física regular pode comprometer os benefícios de um estilo de vida saudável. Para superar esse desafio, incorpore pequenas mudanças em sua rotina, como caminhadas diárias, pausas para alongamento ou a inclusão de atividades físicas que você aprecie. Estabeleça metas realistas e faça da movimentação uma parte natural do seu dia a dia.

Estilo de vida saudável

Alimentação desbalanceada

Uma dieta desequilibrada pode sabotar seus esforços. Opte por alimentos frescos e naturais, evitando o excesso de produtos processados. Planeje suas refeições, priorizando nutrientes essenciais. Experimente incorporar variedade em suas escolhas alimentares para garantir uma nutrição completa e equilibrada.

Estresse e falta de relaxamento

O estresse crônico pode minar a saúde de maneira significativa. Reserve momentos diários para relaxar, praticar técnicas de mindfulness ou meditação. O autocuidado é crucial para manter o equilíbrio mental. Identifique atividades que o acalmem, como ler, ouvir música tranquila ou dedicar tempo à natureza.

Falta de sono

A privação de sono não afeta apenas o humor, mas também a saúde física. Priorize uma rotina de sono saudável, estabelecendo horários regulares para dormir e acordar. Crie um ambiente propício para o descanso, evitando estímulos eletrônicos antes de dormir. Um sono adequado é uma pedra angular para manter um estilo de vida saudável.

suíte master - móveis planejados de alto padrão

Casa em Winter Garden – Flórida – Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

Excesso de tecnologia

O uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode prejudicar a qualidade do sono e impactar a saúde mental. Estabeleça limites para o uso de tecnologia, especialmente antes de dormir. Considere criar um período sem telas antes de se deitar para facilitar a transição para um sono mais tranquilo.

Utilize aplicativos ou configurações que reduzam a luz azul emitida pelos dispositivos durante a noite.

Isolamento social

O isolamento social pode ter impactos negativos na saúde mental e emocional. Fomentar conexões sociais é fundamental. Participe de atividades em grupo, mantenha contato com amigos e familiares, e busque oportunidades para interações sociais, mesmo que virtualmente.

Pressões profissionais

Demandas excessivas no trabalho podem comprometer o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Estabeleça limites claros, aprenda a delegar tarefas quando possível e reserve tempo para atividades que promovam relaxamento e bem-estar.

Falta de planejamento

A ausência de um planejamento adequado pode levar a escolhas não saudáveis. Organize sua agenda, planeje refeições com antecedência, reserve tempo para o exercício físico e estabeleça metas realistas. Um planejamento estruturado facilita a integração de hábitos saudáveis no cotidiano.

Hábitos viciosos

Os vícios, sejam relacionados a substâncias ou comportamentos prejudiciais, podem ser barreiras significativas para um estilo de vida saudável. Busque apoio profissional para superar vícios e adote estratégias para substituir hábitos prejudiciais por alternativas saudáveis.

Enfim, adotar um estilo de vida saudável é um compromisso; um investimento no presente e futuro. Ao seguir as dicas práticas e incorporar móveis planejados ao seu ambiente, está construindo um lar que reflete não apenas quem é, mas também o melhor de você.

Lembre-se, a jornada para um estilo de vida saudável é única e pessoal, então vá no seu ritmo, celebre cada conquista e esteja aberto às mudanças positivas. Sua saúde agradece!

Solicite um orçamento

O que achou do nosso artigo? Gostou das dicas para adotar o estilo de vida saudável? Deixe que outros também tenham acesso a esse conteúdo. Compartilhe estas informações nas redes sociais!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia