Finger Móveis Planejados

O que é a decoração hygge e como adotá-lo na sua decoração

Se você é daquelas pessoas que prezam pelo aconchego e pela simplicidade, certamente a decoração com estilo hygge vai oferecer ambientes adequados ao seu gosto. Para não errar, as pronúncias mais próximas dessa palavra de origem dinamarquesa são “hue-gah” ou “rîgue”.

Você deve ter lido que os nórdicos, em diversos resultados de pesquisas, estão entre os povos mais felizes do mundo. Sendo assim, vale a pena entrar em suas casas para tentar descobrir alguns de seus segredos para a felicidade.

Foto por Stella Rose em Unsplash

Elaboramos este artigo como se fosse um miniguia para falar o que é a decoração hygge e quais são as suas características marcantes. Além disso, vamos listar algumas dicas importantes para aplicar esse conceito em sua casa. Vamos lá?

O que é a decoração hygge?

O estilo hygge foi criado pelos dinamarqueses. Os amantes dessa tendência dizem que ela é uma atitude de vida, pois a ideia é transmitir bem-estar aos ambientes. Não é à toa que a tradução do conceito remete ao aconchego, ao respeito e ao conforto.

O minimalismo também está presente no estilo hygge, portanto, não pode haver exageros. Os móveis e os elementos decorativos devem ser planejados e distribuídos de forma equilibrada, visto que a cultura nórdica evita a extravagância e promove a igualdade.

O estilo de vida hygge significa passar mais tempo de qualidade com as pessoas amadas, de modo a curtir cada momento sem preocupações excessivas. É aproveitar o aqui e agora, nos mínimos detalhes do cotidiano, desfrutando do presente e de tudo o que ele proporciona.

Quem vivencia esse conceito procura aplicá-lo em qualquer atividade, das mais complexas e cheias de significado até aquelas ações consideradas banais. A simplicidade pode estar na prova de um café, na contemplação de uma paisagem e na conversa com alguém.

Uma curiosidade é que, embora falada com mais frequência entre os dinamarqueses, a palavra hygge é de origem norueguesa. Em inglês, ela soa como “hooga” e, no português, o mais próximo da pronúncia seria algo como “ruuga”.

De onde surgiu o estilo hygge?

É importante destacar que a Dinamarca e a Noruega foram, por mais de 500 anos, um único reino. A separação ocorreu em 1814, quando a palavra hygge começou a figurar na literatura de ambos os países. Ou seja, para os moradores desses locais, o termo representa coisas parecidas.

Bedroom interior with hygge design, comfortable bed, and modern accessories

É um conceito amplo, que pode estar relacionado a memórias, lugares e atividades que geram felicidade. Assim, é esperado que uma casa decorada nesse estilo tenha elementos associados ao conforto, à simplicidade e ao aconchego. É o caso da iluminação natural, dos materiais encontrados na natureza e dos tecidos agradáveis ao toque.

Vale reforçar que os países nórdicos enfrentam invernos rigorosos, algo que não acontece com tanta frequência no Brasil e outros territórios tropicais. Portanto, você verá que é comum a adição de itens, texturas e acabamentos que reforcem a proteção contra o frio.

Qual é a sua relação com o clima nórdico?

Por ser oriundo de nações localizadas ao norte da Europa, o estilo hygge considera a predominância do clima nublado, de chuvas abundantes e das baixas temperaturas. E uma boa forma de lidar com essas condições é levar um pouco de aconchego para dentro das residências.

Aliás, é por conta do frio extremo que muitas pessoas preferem ficar recolhidas em suas casas, seja para curtir a própria companhia, seja para desfrutar de atividades ao lado de amigos e familiares. Nesses casos, ter um local acolhedor para enfrentar os dias gelados é bastante positivo.

Para os dinamarqueses e outros povos que habitam o norte europeu, é importante buscar o bem-estar nos mínimos detalhes: nas roupas, nas refeições e até mesmo na decoração do lar. Como você deve imaginar, existem várias formas de elevar o conforto a partir do projeto de interiores.

Quais são as características da decoração hygge?

As características mais marcantes da decoração hygge estão na intenção de manter os ambientes com a personalidade dos moradores e na atenção aos detalhes decorativos. Veja o que os dinamarqueses fazem para tornar as suas casas mais aconchegantes:

Perceba que a proposta da estética hygge é despertar todos os sentidos humanos com recursos que tornem os ambientes mais convidativos. Portanto, não hesite em caprichar na combinação de cores, volumes, tecidos e demais artigos usados na arquitetura de interiores.

Onde aproveitar esse conceito?

O estilo hygge pode ser aplicado em qualquer residência, assim como acontece com outros temas decorativos. O importante é usar a base de referência e, de acordo com a realidade de cada família e até mesmo da região, fazer adaptações que deixem a composição adequada.

Ainda que seja bastante comum na Europa, o estilo hygge já foi difundido para vários países graças a todo o seu potencial de transformar lares em refúgios cheios de conforto. Assim, cresce o número de pessoas que se encantam com esse modo de viver e passam a usá-lo de inspiração para decorar a própria moradia.

Se você se identifica com a proposta, saiba que é totalmente possível adaptar o conceito à sua residência. Essa escolha é ainda mais positiva para quem tem uma vida agitada e pede momentos de pausa para contemplar as coisas simples do entorno.

Como aplicar a decoração hygge?

Imaginamos que você deva ter pensado: como aplicar a decoração hygge em minha casa? Será que isso é viável no Brasil? Sim, temos uma boa notícia: dá para usar esse estilo em nosso país, mesmo que o clima aqui não seja tão parecido com o dos dinamarqueses.

Entenda agora como aplicar a decoração com estilo hygge em sua casa.

Prefira paletas suaves

Os tons claros, como branco, bege, marrom e cinza, são perfeitos para essa estética. Eles remetem a diferentes materiais encontrados na natureza e transmitem conforto. Tons mais quentes, como amarelo e laranja, também são bem-vindos para aquecer visualmente.

Deixe as cores mais escuras e vibrantes para criar contraste a partir dos detalhes, caso queira agregar um toque extra de personalidade. Elas podem aparecer nos pontos focais, como um eletroportátil da cozinha, uma luminária do quarto ou um tapete da sala de estar.

Aproveite a iluminação

Essa dica, aqui no Brasil, é fácil de atender. Isso porque, praticamente, podemos contar com a luz do sol o ano inteiro, inclusive no inverno. Então, use isso a seu favor e mantenha os cômodos iluminados naturalmente, utilizando janelas amplas e cortinas em tons claros.

À noite, prefira as lâmpadas que emitem luz amarelada para aumentar o conforto e a sensação de acolhimento. Elas devem ser usadas principalmente nas áreas de descanso, como quartos e salas de estar.

Invista em materiais naturais

Madeira, pedras e itens de cerâmica são preferência no estilo hygge justamente por favorecerem a conexão com a natureza. O uso desses materiais traz formas orgânicas e misturas de cores que enriquecem a estética e ajudam a quebrar a monotonia de alguns espaços.

Distribua velas

Distribuir velas, sem dúvida, é uma maneira de manter os ambientes aconchegantes e até com um tom mais romântico. Assim que o sol for embora, você já pode acender algumas.

Se preferir, pode adquirir algumas aromáticas, pois elas contêm funções terapêuticas e ainda ajudam com a proposta da decoração sensorial. Aliás, nada melhor que um cheirinho suave e relaxante para curtir o conforto do próprio lar.

Espalhe tecidos

Na Dinamarca, os invernos são muito mais frios que os nossos, logo, os tecidos utilizados são mais grossos e pesados. Isso não é problema se você usar a criatividade e adaptar as fibras das peças para um clima mais quente.

Foto por Sixteen Miles Out em Unsplash

Espalhe mantas de sofá, jogos de cama, capas de cadeiras e tapetes mais finos. As cortinas também podem ter menor espessura para transmitir leveza e deixar a luz entrar.

Ouse nos objetos de decoração

Você pode ousar nesses objetos, mas não abuse para não exagerar e fugir da regra do minimalismo. Bowls em louça para velas e folhas secas, luminárias, abajures e pendentes de iluminação são bem adequados e recomendados.

Muitas pessoas gostam de decorar com itens que tenham algum valor sentimental, como fotografias, livros e artigos adquiridos em viagem. O importante é incluir elementos que remetam a boas memórias.

Inclua plantas e madeiras

Incluir plantas deixa os ambientes com um ar de presença da natureza. Os acabamentos das paredes e dos pisos em madeira são mais bem-vindos que rebocos, pinturas e pedras. Em áreas molhadas, uma boa opção são acabamentos de louça que imitam as madeiras.

Gostou das sensações que o estilo hygge pode proporcionar? Agora, é só seguir as nossas dicas para utilizar esse tema que está se tornando tendência em vários países. Não se esqueça: bem-estar e aconchego farão parte do seu dia a dia!

Se você quer aprender mais sobre o impacto das suas escolhas nos ambientes, veja também a importância da decoração para a qualidade de vida!

Sair da versão mobile