27mar

Logística reversa, entenda o que é e como funciona

Logística reversa, entenda o que é e como funciona

Você já deve ter visto em pontos específicos (como supermercados) pontos de coleta para recolher baterias, pilhas, entre outros produtos que fazem parte da logística reversa, não é mesmo? Apesar de alguns casos serem obrigatórios por lei, sabia que muitas empresas trabalham com essa possibilidade de diversas formas?

E isso pode ser um fator determinante para escolher as empresas com quem você pretende comprar produtos. Mas como isso impacta a relação com o cliente final? Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre logística reversa e confira a resposta para essa pergunta.

O que é logística reversa?

Logística reversa é um conjunto de ações que ajudam na coleta ou destinação de resíduos após a compra de um produto. Ela ganhou maior força no mercado a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos, publicada em 2010.

No texto da Lei nº 12.305/2010, estabelece-se que as empresas passam a ter uma responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, incentivando que eles contribuam ativamente na destinação dos produtos no momento do descarte ou, então, quando há uma necessidade de troca ou reposição.

logistica reversa

Foto By Pexels

Outro ponto que é caracterizado como logística reversa é quando há ações que fomentem o recolhimento de recursos que podem ser reaproveitados ou reciclados, para minimizar impactos no meio ambiente. É o caso, por exemplo, de iniciativas que visam minimizar o impacto do descarte de embalagens, para compensar o resíduo que ela produz com sua atividade.

Qual o papel da logística reversa?

A logística reversa tem um papel importante de diminuir o descarte inadequado de alguns itens no meio ambiente, ampliando os cuidados com o meio ambiente. Esse é o papel principal – ainda que possamos identificar outros.

Por exemplo, ele também tem o papel de estabelecer uma relação mais tranquila entre empresa e cliente. Se você se arrependeu da compra de um produto, a logística reversa pode contemplar o recolhimento do item em sua casa, sem que você precise se dirigir, por exemplo, a uma agência dos Correios para isso.

Como funciona a logística reversa?

A logística reversa pode funcionar em três pontos diferentes da sua relação com a empresa: no pós-venda (ou seja, quando há algum problema imediato assim que você teve contato com o produto, por exemplo, ao identificar que um móvel não está de acordo com o que desejava) e no pós-consumo (ou seja, quando você usufruiu do item e deseja fazer a troca depois de um tempo).

Logística reversa

No primeiro caso, a empresa pode estabelecer alguns critérios para determinar em quais situações a logística reversa pode ser aplicada sem custos para o cliente. Alguns dos casos mais comuns são:

  • arrependimento (dentro dos prazos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor);
  • defeito no produto (quando é comprovado que há algum tipo de problema que impede o uso do item comprado);
  • envio errado do item e substituição.

No caso de pós-consumo, a empresa pode disponibilizar, para maior conforto do cliente, o recolhimento do item em sua casa para que ela possa destinar o fim adequado para a peça. Em algumas áreas, isso é obrigatório:

  • baterias;
  • pilhas;
  • pneus;
  • óleos lubrificantes (resíduos e embalagens);
  • lâmpadas fluorescentes;
  • produtos eletroeletrônicos.

logística reversa

E o terceiro ponto? pode ser uma forma de comprometimento com condutas sustentáveis e, também, praticidade para o cliente. Por exemplo, uma empresa pode fortalecer as comunidades locais para reaproveitamento e reuso de materiais que podem ser reciclados e, assim, minimizar o impacto do uso e descarte de embalagens no meio ambiente.

Quais as vantagens da logística reversa?

A logística reversa é vantajosa para todos os envolvidos e, também, para a sociedade em geral, sabia? Por isso, vamos entender quais são os benefícios dela e as razões pelas quais você deve priorizar empresas que trabalhem com essa possibilidade. Veja a seguir.

Sustentabilidade

Um primeiro ponto de vantagem em contar com empresas que realizam o processo de logística reversa no seu dia a dia é saber que estará contribuindo para um melhor descarte dos itens no meio ambiente. Afinal, as empresas possuem melhor dimensão sobre os itens que fazem parte da fabricação das suas peças e sabe como separá-las para fazer o descarte adequado.

panorama sustentável 2023

Com isso, é possível evitar o descarte inadequado de itens no meio ambiente. Se esse é um valor importante para você, busque sempre empresas que trabalham com isso no pós-consumo.

Cuidado com a comunidade local

Uma empresa que apoia, por exemplo, iniciativas locais de logística reversa ajuda no crescimento das comunidades de uma região, fomentando as atividades desses grupos. Muitas empresas locais realizam esse processo de coleta e triagem para reaproveitamento de materiais de embalagens e, assim, auxilia não só no impacto sobre o meio ambiente, mas também ajuda a fortalecer a economia local.

Assim, essa é uma iniciativa em que todos saem ganhando: o meio ambiente, as comunidades locais e a sociedade como um todo, que sente os efeitos positivos do incentivo financeiro e, também, vê os recursos naturais sendo poupados.

Reaproveitamento dos itens

Muitas empresas trabalham com logística reversa, justamente, porque é uma oportunidade de poder utilizar itens que fazem parte das peças para novas produções. Isso representa uma maior conscientização sobre a necessidade de poupar recursos naturais e, também, está alinhada com o conceito de sustentabilidade.

Certificado de energia renovável 2023

A logística reversa, como você viu ao longo deste artigo, está inserida em um contexto de sustentabilidade. E torna-se cada vez mais importante que os negócios trabalhem dentro dessas diretrizes para promover maior cuidado com o meio ambiente.

A Finger pensa na forma como impacta o meio ambiente e, também, quer fomentar a cadeia de reciclagem. Por isso, além de contar com a possibilidade de logística reversa, também tomamos a iniciativa de co-financiar os processos de coleta, triagem e reinserção de volumes de papel e plástico na mesma proporção dos itens que compõem nossas embalagens.

Nessa iniciativa, nós remuneramos cooperativas de catadores de materiais recicláveis para incentivar o reuso de materiais no pós-consumo e que podem ser aproveitados pela indústria da reciclagem. E, com isso, também incentivamos a comunidade local, o que pode reverter em incentivo da economia da região.

Com isso, reduzimos a quantidade de plástico, papel e papelão descartado no meio ambiente, compensando a emissão desses materiais a partir das embalagens que produzimos para o transporte das peças dos móveis planejados.

A logística reversa faz parte das estratégias para garantir um mundo mais sustentável e reduzir o uso de recursos naturais em nossa produção. Por isso, se está em busca de uma empresa com consciência ambiental, conte com a gente!

Entre em contato e conheça como podemos ajudar você!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia