- 25.09.2019
- Ambientes
- Arquitetura
- Cozinha
- Dicas Finger
- Life Style
- Tendências
Definir os móveis para cozinha planejada é uma das escolhas mais importantes quando queremos transformar o espaço.
É necessário que estudemos as ideias e acabamentos com calma, alinhemos expectativas sobre o uso do ambiente, e consideremos a rotina dos moradores e o estilo de vida que se deseja refletir ali.
Projeto: @davilahomes | Execução: @fingerusa
Hoje, o time Finger trouxe algumas sugestões de móveis de cozinha planejados que podem facilitar todo esse processo de transformação. Isso para tornar o espaço em um ambiente com presença visual e alto potencial de uso.
Sempre que embarcamos em um projeto de transformação, estamos repensando a forma como vivemos dentro de casa. Funcionalidade, estética, bem-estar. Queremos transformá-los para tornar a experiência de viver melhor.
Projeto: @davilahomes | Execução: @fingerusa
Os móveis para cozinha planejada, aqui, cumprem muito bem essa proposta, e eis o motivo: eles não se limitam apenas ao visual. Os móveis moldam o ambiente para melhorar a convivência e atender às necessidades reais do dia a dia.
Decorado Terral – Fotos: @henriqueishibe – Execução: @fingergoias
Através deles, podemos:
Existem muitas ideias que podem ser exploradas no universo de móveis de cozinha planejados, mas hoje vamos destacar aquelas que são mais versáteis e valorizadas em projetos de alto padrão.
O vidro fumê é uma alternativa para quem deseja um visual mais leve sem abrir mão da privacidade. Em armários aéreos, ele possibilita uma exposição sutil de itens como louças ou taças, filtrando o conteúdo e evitando aquele aspecto visual carregado de prateleiras abertas.
Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA
Com iluminação interna, de preferência em LED quente, o armário também pode contribuir para a melhor ambientação da cozinha (já que transmite uma atmosfera de mais conforto e acolhimento).
A ilha central adapta-se a diferentes funções: ela apoia o preparo das refeições, serve como mesa rápida para o dia a dia, ou funciona como ponto de encontro entre quem cozinha e quem circula pela casa.
Projeto: @davilahomes | Execução: @fingerusa
Com gavetões embutidos, a ilha se torna ainda mais funcional e versátil, capaz de abrigar utensílios, panelas ou até mesmo mantimentos com mais praticidade do que armários convencionais. Adicionalmente, a organização interna personaliza-se de acordo com o uso familiar, com divisórias, cestos ou organizadores deslizantes.
Cubas esculpidas na própria bancada e torneiras embutidas trazem um visual mais limpo e contínuo para a cozinha planejada. E isso porque eliminam recortes e ressaltos, e facilitam a manutenção diária.
Decorado Terral – Fotos: @henriqueishibe – Execução: @fingergoias
Quando executado por mãos habilidosas, o resultado é sutil, elegante e funcional — exatamente como deve ser.
Os painéis ripados são bonitos e atemporais e podem ser aplicados nas portas dos armários ou em grandes superfícies para disfarçar volumes, criar textura e adicionar ritmo ao ambiente.
Projeto: Arquiteta Sandra Damini – Execução: Finger Dalba Interiores – Nova Prata
Funcionam muito bem em tons amadeirados; no entanto, também podem ser aplicados em cores neutras como cinza ou areia, por exemplo.
A despensa é o local onde armazenamos alimentos e utensílios que não fazem parte do uso imediato. Geralmente, em projetos tradicionais, ela ocupa um espaço separado da cozinha. No entanto, em projetos mais sofisticados e de alto padrão, unimos esses dois ambientes separando-os por portas deslizantes.
Essas portas podem ser planejadas com vidro, painéis texturizados, ou ainda, revestidas com o mesmo acabamento dos armários, caso a ideia seja camuflá-las no ambiente.
O uso de nichos é uma forma inteligente de quebrarmos o padrão dos projetos e dar espaço àquilo que representa o estilo de vida único dos moradores. Aqui, você expõe livros de gastronomia, cerâmicas artesanais, peças de design e até objetos herdados da família.
Projeto: Caza Arquitetura – Mobiliário personalizado: Finger Móveis – Foto: Maykel Orlandi
A iluminação embutida, preferencialmente em LED de temperatura quente, traz mais profundidade aos móveis e cria aquela sensação de acolhimento.
Módulos verticais são móveis de cozinha planejados que aproveitam a altura do ambiente de forma inteligente. Eles podem ser incluídos quando queremos ampliar a capacidade de espaço da cozinha e manter a área de circulação livre.
Projeto: Santua Arquitetura – Finger Goiás – Foto: Henrique Ishibe
Em projetos de alto padrão, é possível criar zonas de armazenamento específicas para louças mais delicadas, vinhos, pequenos eletros ou utensílios de menor uso. Por outro lado, eles funcionam como torres técnicas que concentram eletrodomésticos em um único bloco, ou como elementos de transição entre diferentes usos do espaço.
Embora os móveis para cozinha planejada sejam o ponto de partida de um bom projeto, um ambiente elegante, gourmet e de alto padrão não se resume apenas a isso.
Na verdade, precisamos considerar outros componentes, como iluminação, paleta de cores, escolha de eletrodomésticos, metais e revestimentos, porque eles também têm impacto direto no resultado final.
Projeto e execução: Sardaux Móveis | Foto: Nicolas Arkoza
Quando for transformar o seu espaço, avalie a possibilidade de usar:
Projeto: Paula Seadi – Execução: Tendenzza Home & Decor
Transformar a cozinha exige atenção aos detalhes, escolhas bem orientadas e o suporte de quem entende do assunto. Para um resultado à altura das expectativas, conte com a Finger, marca referência em mobiliário sob medida de alto padrão. Solicite sua proposta online ou visite um showroom próximo de você.