23maio

Cor de parede para quarto de casal: 5 dicas para escolher a sua

Cor de parede para quarto de casal: 5 dicas para escolher a sua

Cor de parede para o quarto de casal, afinal, quem não deseja um lugar especial para dormir bem, recuperar as energias e curtir a companhia da pessoa amada? Compor um espaço aconchegante e estiloso é possível se você escolher cada elemento decorativo com cuidado.

Entre acessórios, modelos de mobiliário e tipo de iluminação, um detalhe que não pode passar batido é a cor de parede para quarto de casal.

Mas será que existe uma tonalidade perfeita? Como encontrar a opção certa para compor um ambiente compartilhado? É para ajudar você nessa escolha que trouxemos 5 dicas práticas e fáceis de aplicar. Acompanhe!

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

1. Estude sobre a psicologia das cores

Em um projeto arquitetônico ou de interiores, a função das cores vai além da decoração, uma vez que cada tonalidade é capaz de transmitir sentimentos e valores específicos. Assim, com base na escolha de uma nuance específica, você consegue diferentes efeitos: ampliar ou reduzir o espaço visualmente, estimular o pensamento criativo, deixar tudo mais aconchegante, e muito mais.

Inclusive, um estudo conhecido como psicologia das cores mostra que enquanto as pessoas identificam diferentes tonalidades, tendem a transformá-las em sensações. Veja alguns exemplos:

  • vermelho — movimento, força, poder, energia, calor;
  • azul — confiança, tranquilidade, ordem, lealdade, fé;
  • amarelo — alegria, otimismo, equilíbrio, criatividade, foco;
  • verde — calma, renovação, esperança, vitalidade, vigor;
  • laranja — humor, extravagância, vibração, inspiração;
  • rosa — charme, felicidade, delicadeza, sensibilidade;
  • roxo — espiritualidade, sabedoria, mistério, nobreza;
  • marrom — aconchego, conforto, confiança, estabilidade;
  • preto — ousadia, profundidade, elegância, ousadia;
  • branco — harmonia, paz, simplicidade, pureza.

Conhecer o poder de cada cor na transmissão de sentimentos e valores é bastante útil, já que permite definir as opções de acordo com o visual desejado no ambiente. Para potencializar as sensações relacionadas a determinada nuance, o ideal é utilizá-la de forma pura e bastante saturada.

Por outro lado, se o objetivo é utilizar os efeitos de maneira discreta, a dica é empregar cores pouco saturadas na cor de parede para quarto de casal. Boas opções são as versões clarinhas, também chamadas de tons pastel — verde-água, azul-turquesa, lilás, salmão etc.

2. Determine um estilo decorativo

Um bom ponto de partida na hora de escolher a cor de parede para quarto de casal é avaliar diferentes estilos de decoração. Pesquise referências na internet e observe as características presentes no tema moderno, vintage, clássico e demais opções. Peça para quem divide o espaço com você participar do processo e determinem a alternativa que mais agradou.

Um casal que se identifica com o minimalismo, por exemplo, certamente preferirá manter grandes superfícies em cores neutras. Dessa forma, podem pintar as paredes de quarto cassal de branco, creme ou cinza-claro para criar um fundo simples e discreto. Os detalhes, nesse caso, ficam por conta das texturas e de pequenos acessórios que não chamem muita atenção.

Duas pessoas que curtem um visual contemporâneo, por outro lado, tendem a ser mais abertas a experimentações. Para elas, não há problema em ousar com cores chamativas ou em combinar diferentes tons. Desde que concordem, podem muito bem colorir uma parede com vermelho vibrante, verde-limão ou outra nuance que transmita personalidade.

3. Considere o tamanho do quarto

Cada residência tem uma configuração própria. Portanto, as dimensões e formatos dos cômodos variam muito. Isso explica porque nem sempre uma solução decorativa funciona em quartos distintos.

Por exemplo: paredes escuras quase não modificam um cômodo amplo, mas podem prejudicar o visual de um recinto pequeno. No primeiro ambiente, a percepção é de um lugar sofisticado. No segundo, o observador provavelmente se sentirá sufocado, com a sensação de que tudo encolheu.

Os efeitos diferentes ocorrem devido ao poder das cores. Enquanto nuances claras iluminam, ampliam e parecem otimizar o espaço, as tonalidades fortes dão a impressão de que as superfícies estão mais próximas, fazendo com que o recinto pareça apertado, compactado.

Com base nisso, utilize os efeitos a seu favor. Se tiver um quarto de casal pequeno, aposte em branco ou em tons pastel. Caso tenha espaço de sobra, pode investir em cores mais saturadas sem medo.

Você não precisa desistir das ideias que buscou em blogs e revistas ou daquela referência que pegou na casa de um conhecido para definir cor de parede para quarto de casal. Essas imagens e lembranças devem servir como inspiração para que consiga adaptá-las à própria realidade.

4. Avalie os móveis e acessórios

A mobília é protagonista na composição de qualquer ambiente, como por exemplo cor de parede para o quarto de casal. Logo, é esperado que o design de uma cama, guarda-roupa, cômoda ou criado-mudo interfira no estilo de um dormitório. Você já parou para refletir sobre a mensagem que essas peças transmitem? Elas têm desenhos parecidos ou não combinam entre si?

Observar os estilos dos móveis é uma boa forma de orientar sua escolha por cores. Se forem modelos inspirados no tema escandinavo, com a predominância da madeira clara e de linhas retas, pode ser interessante usar o branco como principal cor de parede para quarto de casal.

Os acessórios também devem ser considerados para que a composição fique equilibrada. Se você tem um belo lustre, grandes tapetes e peças com estilo provençal, pode agregar um toque a mais de requinte com detalhes nas paredes em acabamento dourado, prata ou rosé.

5. Selecione uma paleta

Para quem não abre mão de combinar cores diferentes, a dica é selecionar uma paleta e focar nas tonalidades que a compõem. Existem várias ferramentas disponíveis para auxiliar nesse processo, inclusive aplicativos. Adobe Color CC, Checkmycolours e Colorcombos são bons exemplos, mas existem inúmeras opções para você explorar.

O objetivo de criar paletas é obter conjuntos de tons que harmonizam para que você saiba quais opções utilizar nas paredes, nos tecidos, nos objetos e demais elementos do quarto de casal. Na maioria dos apps, o princípio de funcionamento é o mesmo: basta eleger uma ou mais cores favoritas para que a ferramenta indique outras tonalidades relacionadas.

Algumas também disponibilizam vários tipos de paletas para que você encontre a cor de parede para quarto de casal que mais se aproxima do resultado esperado. Portanto, nossa dica final é aproveitar os recursos e funcionalidades da tecnologia para encontrar uma solução que agrade e deixe o ambiente ainda mais bonito.

Conseguimos mostrar alguns caminhos para você definir a melhor cor de parede para quarto de casal? Leve em conta que muitas das dicas podem ser aplicadas ao mesmo tempo para garantir uma composição que tenha a cara dos proprietários do espaço.

Agora, que tal levar essas informações a outras pessoas e ajudá-las em uma importante decisão? Compartilhe o post com seus contatos nas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.