Finger Móveis Planejados

Cor de parede para quarto de casal: 8 dicas para escolher a sua

cor de parede para quarto de casal

Cor de parede para o quarto de casal, afinal, quem não deseja um lugar especial para dormir bem, recuperar as energias e curtir a companhia da pessoa amada? Compor um espaço aconchegante e estiloso é possível se você escolher cada elemento decorativo com cuidado.

Entre acessórios, modelos de mobiliário e tipo de iluminação, um detalhe que não pode passar batido é a cor de parede para quarto de casal.

Mas será que existe uma tonalidade perfeita? Como encontrar a opção certa para compor um ambiente compartilhado? É para ajudar você nessa escolha que trouxemos 5 dicas práticas e fáceis de aplicar. Acompanhe!

1. Estude sobre a psicologia das cores

Em um projeto arquitetônico ou de interiores, a função das cores vai além da decoração, uma vez que cada tonalidade é capaz de transmitir sentimentos e valores específicos. Assim, com base na escolha de uma nuance específica, você consegue diferentes efeitos: ampliar ou reduzir o espaço visualmente, estimular o pensamento criativo, deixar tudo mais aconchegante, e muito mais.

Inclusive, um estudo conhecido como psicologia das cores mostra que enquanto as pessoas identificam diferentes tonalidades, tendem a transformá-las em sensações. Veja alguns exemplos:

Painel Marmor de MDP aplicado na cabeceira da cama. Projeto: Josi Barros – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Conhecer o poder de cada cor na transmissão de sentimentos e valores é bastante útil, já que permite definir as opções de acordo com o visual desejado no ambiente. Para potencializar as sensações relacionadas a determinada nuance, o ideal é utilizá-la de forma pura e bastante saturada.

Por outro lado, se o objetivo é utilizar os efeitos de maneira discreta, a dica é empregar cores pouco saturadas na cor de parede para quarto de casal. Boas opções são as versões clarinhas, também chamadas de tons pastel — verde-água, azul-turquesa, lilás, salmão etc.

2. Determine um estilo decorativo

Um bom ponto de partida na hora de escolher a cor de parede para quarto de casal é avaliar diferentes estilos de decoração. Pesquise referências na internet e observe as características presentes no tema moderno, vintage, clássico e demais opções. Peça para quem divide o espaço com você participar do processo e determinem a alternativa que mais agradou.

Um casal que se identifica com o minimalismo, por exemplo, certamente preferirá manter grandes superfícies em cores neutras. Dessa forma, podem pintar as paredes de quarto cassal de branco, creme ou cinza-claro para criar um fundo simples e discreto. Os detalhes, nesse caso, ficam por conta das texturas e de pequenos acessórios que não chamem muita atenção.

Duas pessoas que curtem um visual contemporâneo, por outro lado, tendem a ser mais abertas a experimentações. Para elas, não há problema em ousar com cores chamativas ou em combinar diferentes tons. Desde que concordem, podem muito bem colorir uma parede com vermelho vibrante, verde-limão ou outra nuance que transmita personalidade.

Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assunção

3. Considere o tamanho do quarto

Cada residência tem uma configuração própria. Portanto, as dimensões e formatos dos cômodos variam muito. Isso explica porque nem sempre uma solução decorativa funciona em quartos distintos.

Por exemplo: paredes escuras quase não modificam um cômodo amplo, mas podem prejudicar o visual de um recinto pequeno. No primeiro ambiente, a percepção é de um lugar sofisticado. No segundo, o observador provavelmente se sentirá sufocado, com a sensação de que tudo encolheu.

Os efeitos diferentes ocorrem devido ao poder das cores. Enquanto nuances claras iluminam, ampliam e parecem otimizar o espaço, as tonalidades fortes dão a impressão de que as superfícies estão mais próximas, fazendo com que o recinto pareça apertado, compactado.

Com base nisso, utilize os efeitos a seu favor. Se tiver um quarto de casal pequeno, aposte em branco ou em tons pastel. Caso tenha espaço de sobra, pode investir em cores mais saturadas sem medo.

Você não precisa desistir das ideias que buscou em blogs e revistas ou daquela referência que pegou na casa de um conhecido para definir cor de parede para quarto de casal. Essas imagens e lembranças devem servir como inspiração para que consiga adaptá-las à própria realidade.

Projeto: Arq Sign – Execução: Finger Piedade – Fotos: Adriano Rodrigo Foto

4. Avalie os móveis e acessórios

A mobília é protagonista na composição de qualquer ambiente, como por exemplo cor de parede para o quarto de casal. Logo, é esperado que o design de uma cama, guarda-roupa, cômoda ou criado-mudo interfira no estilo de um dormitório. Você já parou para refletir sobre a mensagem que essas peças transmitem? Elas têm desenhos parecidos ou não combinam entre si?

Observar os estilos dos móveis é uma boa forma de orientar sua escolha por cores. Se forem modelos inspirados no tema escandinavo, com a predominância da madeira clara e de linhas retas, pode ser interessante usar o branco como principal cor de parede para quarto de casal.

Os acessórios também devem ser considerados para que a composição fique equilibrada. Se você tem um belo lustre, grandes tapetes e peças com estilo provençal, pode agregar um toque a mais de requinte com detalhes nas paredes em acabamento dourado, prata ou rosé.

5. Selecione uma paleta

Para quem não abre mão de combinar cores diferentes, a dica é selecionar uma paleta e focar nas tonalidades que a compõem. Existem várias ferramentas disponíveis para auxiliar nesse processo, inclusive aplicativos. Adobe Color CC, Checkmycolours e Colorcombos são bons exemplos, mas existem inúmeras opções para você explorar.

O objetivo de criar paletas é obter conjuntos de tons que harmonizam para que você saiba quais opções utilizar nas paredes, nos tecidos, nos objetos e demais elementos do quarto de casal. Na maioria dos apps, o princípio de funcionamento é o mesmo: basta eleger uma ou mais cores favoritas para que a ferramenta indique outras tonalidades relacionadas.

Projeto: Danieli Bonatto – Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Foto: Júlio Gomes Filho

Algumas também disponibilizam vários tipos de paletas para que você encontre a cor de parede para quarto de casal que mais se aproxima do resultado esperado. Portanto, nossa dica final é aproveitar os recursos e funcionalidades da tecnologia para encontrar uma solução que agrade e deixe o ambiente ainda mais bonito.

6. As cores neutras poderão ser coringas para compor a paleta de cores

Independentemente da paleta de cores escolhida, ou do estilo que você queira trazer, pode ter certeza de que tons neutros poderão ser seus grandes aliados. Afinal, muitos estilos trazem cores bem marcantes para a composição e pode ser difícil, de fato, combinar as cores das paredes com elas.

Por exemplo, se você opta por um estilo rústico, ou retrô, que utiliza cores mais vívidas nos móveis e decorações, a parede pode gerar um conflito de informações e carregar o ambiente. Ok que, em outros ambientes, trabalhar isso pode dar um efeito mais interessante. Mas no quarto, no qual é importante ter um ambiente mais tranquilo, isso pode não dar muito certo.

Por isso, aposte nos tons neutros! Eles não geram esse tipo de conflito e mesmo que você opte por uma cor mais escura (como o efeito de cimento queimado), ele não causará tantos efeitos negativos quanto sobreposição de cores intensas.

7. Opte por cores que transmitam tranquilidade

Como você viu no início deste artigo, a psicologia das cores influencia muito a forma como nós nos relacionamos com os ambientes. Por exemplo, já notou que boa parte das redes alimentícias utilizam cores vibrantes em seus ambientes, como vermelho e azul intenso?

Se você está ativo e agitado, as chances de querer se alimentar naquele local são muito maiores. Como você viu, vermelho reflete a energia, calor, ação, te motiva a comprar, a consumir, a alimentar-se. Azul, por exemplo, mesmo que possa estar atrelado com calma e tranquilidade, mas também está alinhado com confiança, tomadas de decisões assertivas.

Projeto: Daiana Ortolan – Fotos: Vivianne Rubin

Mas afinal, quais seriam, então, as melhores cores e tons para o quarto? Vejamos a seguir algumas interessantes:

O importante é, justamente, minimizar os estímulos gerados por cores vibrantes, trazendo ao ambiente um tom mais tranquilo. Mesmo que você opte por uma parede com tons mais intensos, é importante equilibrar com as demais, optando por cores que passem maior tranquilidade.

8. Harmonize os móveis com as cores escolhidas

Pense que o conjunto dos móveis com a parede formarão o estilo do cômodo. Portanto, é importante que eles estejam em harmonia segundo o estilo escolhido para o local.

Por exemplo, se o escolhido foi o estilo escandinavo para o quarto de casal, normalmente são ambientes que priorizam tons de cinza e outros mais neutros. Assim, você precisa equilibrar as cores e focar, também, nas cores características do estilo.

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Doll Fotógrafo

Por isso é importante analisar qual o estilo escolhido. Por exemplo, se está optando por um estilo mais retrô, seus móveis terão uma pegada mais colorida. Assim, para harmonizar, a parede pode ter tons mais claros ou neutros. Com isso, você compõe um espaço mais harmonioso e que vai trazer maior conforto no dia a dia.

Outros exemplos são:

Conseguimos mostrar alguns caminhos para você definir a melhor cor de parede para quarto de casal? Leve em conta que muitas das dicas podem ser aplicadas ao mesmo tempo para garantir uma composição que tenha a cara dos proprietários do espaço.

Agora, que tal levar essas informações a outras pessoas e ajudá-las em uma importante decisão? Compartilhe o post com seus contatos nas redes sociais!

Aproveite e também saiba mais sobre como delimitar espaços com cores e use isso a seu favor na composição do quarto de casal.

Sair da versão mobile