Finger Móveis Planejados

7 dicas para caprichar na decoração do quarto de hóspedes

decoração quarto de hóspedes

Está em busca de ideias de decoração para o quarto de hóspedes na sua casa? É muito importante que o cômodo seja aconchegante e acolhedor para receber da melhor forma os visitantes.

Uma excelente dica é contar com móveis planejados e optar por itens funcionais no local. Por meio de algumas escolhas práticas, você garante maior conforto e uma estadia de qualidade.

Acompanhe a seguir e confira 7 dicas para caprichar na decoração do quarto de hóspedes!

1. Prefira usar cores neutras

O primeiro passo para criar uma decoração para o quarto de hóspedes é dar preferência a uma paleta de cores neutras. Isso garante que o cômodo fique agradável para qualquer pessoa que você receber, independentemente dos seus gostos e estilos pessoais.

O branco e tons pastel, por exemplo, dão um ar de conforto, luminosidade e frescor ao local. As cores funcionam muito bem nas paredes e também nos móveis. Os itens decorativos podem ser de outra cor, com uma paleta de cor mais marcante e quente, como o alaranjado e o vermelho.

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Julinho Gomes Filho

A ideia é justamente transmitir uma sensação de calma e tranquilidade. As cores mais neutras combinam com diversos tipos de materiais e objetos, e ainda são interessantes quando combinadas com madeira e uma iluminação bem planejada.

2. Aposte em uma iluminação simples

Também é essencial pensar em uma iluminação simples, mas funcional. O ideal é aproveitar ao máximo a luz natural do ambiente, mas quando isso não é possível, você pode escolher por pontos estratégicos no cômodo para instalar luminárias e luzes, que farão toda a diferença na estadia dos hóspedes.

Além disso, é interesse que o local conte com cortinas tipo blackout, que são ideais para manter o ambiente escuro para dormir. O importante é que o visitante consiga controlar a intensidade da luz ao lado da cama.

Outros itens podem compor a decoração, como abajur e lâmpadas penduradas próximas ao criado-mudo ou à mesa. A iluminação faz toda a diferença para o conforto do seu hóspede, por isso, é importante dar bastante atenção a esse aspecto para oferecer um ambiente esteticamente agradável.

3. Acerte nos armários

Planejar os armários do quarto de hóspedes também é essencial, uma vez que o visitante vai precisar de espaço para colocar seus pertences e a bagagem. Com armários bem pensados, a pessoa pode ter acesso facilitado e eficiente aos seus objetos e roupas.

A mobília não precisa ser muito grande ou ter várias divisórias. Apostar em prateleiras e cabides, por exemplo, é uma boa pedida. Caso o armário não tenha muitas gavetas, você pode investir em alguns cestos para manter a organização.

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Dol

Além disso, é interessante que o armário tenha um espaço exclusivo para a mala, oferecendo praticidade para o seu hóspede. O bom disso tudo é que o cômodo pode ganhar mais espaço e a pessoa ter maior liberdade para andar pelo ambiente, sem que as suas coisas fiquem espalhadas pelo chão ou encostadas nas paredes.

4. Deixe o ambiente perfumado

Para tornar o cômodo ainda mais aconchegante e agradável, vale a pena investir em mimos para o quarto, como flores frescas e velas com aromas suaves e relaxantes. O hóspede vai sentir maior receptividade e ter a sensação de que o local foi preparado com carinho e cuidado.

Também há a opção de deixar aromatizadores em alguns pontos estratégicos, como ao lado da cama e no banheiro. Assim, a pessoa escolhe perfumar o local quando sentir necessidade e quando desejar criar um clima de tranquilidade no ambiente.

Ainda é indicado evitar que o quarto fique fechado por muito tempo. Abra as janelas em alguns momentos do dia para o ar fresco circular e equilibrar a temperatura. Vale também perfumar a roupa de cama com um aroma delicado, permitindo que o seu hóspede sinta bem-estar e relaxe antes de dormir.

5. Prefira o estilo minimalista

A decoração minimalista traz móveis e objetos clean ao local, garantindo organização e funcionalidade. Além disso, quanto mais minimalista for o quarto, menor a probabilidade do visitante esquecer algum pertencente no momento de arrumar as malas e ir embora.

Projeto: Arq Sign – Execução: Finger Piedade – Fotos: Adriano Rodrigo Foto

Vale a pena apostar em um quadro bonito ou em um vaso de flores para dar um toque especial, sem que o ambiente fique exagerado. A escolha do revestimento também deve ser feita se baseando na neutralidade que você deseja criar para o quarto.

O importante é que os itens decorativos sejam suaves e consigam transmitir a sensação de conforto. Tenha em mente que quanto menos objetos, mais fácil fica organizar o cômodo e de oferecer uma estadia de maior qualidade.

6. Atente-se aos detalhes funcionais

Para além da mobília, como cama, mesa e armário, ainda é essencial planejar os detalhes que trarão maior funcionalidade para o hóspede. Espelho, ventilador ou até mesmo aquecedor, por exemplo, são itens que mantêm o local mais aconchegante.

Você também pode pensar em objetos de entretenimento, como livros e televisão, caso o visitante queira se distrair em algum momento da estadia. Garantir roupão, toalhas, chinelo, garrafa de água e roupa de cama limpa facilita o cotidiano e faz com que a pessoa se sinta acolhida.

Execução: Mari Perin Lajeado

Uma boa dica é perguntar ao hóspede o que ele gostaria de ter no quarto para tornar a estadia mais prática. Caso ele seja de outra cidade, pense em disponibilizar um mapa da região ou até mesmo um guia de turismo com opções diversificadas de passeios e lazer.

7. Invista em elementos confortáveis e aconchegantes

Investir em elementos confortáveis e aconchegantes, que dão um ar de exclusividade ao ambiente, são essenciais para receber bem o visitante na sua casa. Uma cama espaçosa, com um colchão de boa qualidade, por exemplo, faz toda a diferença no bem-estar.

Os lençóis e as fronhas também devem estar cheirosos, limpos e sem manchas de uso. Apostar em almofadas e um tapete próximo à cama, garante ainda mais comodidade para o hóspede. Além disso, esses objetos decorativos dão um toque de charme ao local.

Quarto do Gran Mercure – São Paulo

Antes de receber a pessoa, faça uma boa limpeza no cômodo e disponibilize um kit com produtos básicos, como papel higiênico, sabonete e produtos de higiene bucal. O importante mesmo é certificar que o espaço tenha tudo o que for necessário para uma boa estadia.

Você deve ter percebido como é importante se atentar aos detalhes no momento de planejar a decoração do quarto de hóspedes, não é mesmo? É fundamental que o local conte com itens e mobília funcionais, que transmitam um ar de aconchego para os visitantes. Na internet, é possível ter diversas ideias bacanas para tornar o ambiente ainda mais personalizável e acolhedor.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e confira também 5 dicas exclusivas para renovar os cômodos por meio de decoração com papel de parede!

Confira também nosso guia de Inspiração para Dormitórios, no Instagram!

Sair da versão mobile