Quer um espaço pensado para facilitar o preparo das refeições e a rotina de toda a família? Então, está na hora de conhecer os diversos modelos de cozinha planejada. Esse tipo de ambiente alia beleza e funcionalidade para que você tenha todas as suas necessidades atendidas.
Projeto: Lo Interiores – Execução: Edy Planejados
É por valorizar o potencial das cozinhas planejadas que criamos um guia exclusivo sobre elas. Nos próximos tópicos, você vai conferir as vantagens das cozinhas planejadas, os tipos existentes e, claro, dicas de materiais e outros recursos para incluir em seu próprio projeto.
Gostou do tema e quer saber mais? Então, fique com a gente para se inspirar e tirar suas dúvidas!
O que é cozinha planejada?
Como o nome mesmo indica, é um ambiente projetado sob medida para atender a pedidos específicos de seus usuários. Com essa proposta, os moradores podem ajustar cada detalhe do recinto às suas necessidades cotidianas e preferências estéticas.
Os maiores aliados para dar vida a esse projeto são os móveis planejados, já que eles permitem a adequação de suas características ao espaço disponível. Isso significa que você pode definir desde o material usado nas estruturas até o aspecto dos acabamentos, incluindo os acessórios e a tecnologia envolvida.
Os modelos de cozinha planejada são diferentes das versões prontas justamente por conta do alto nível de personalização. Assim, em vez de se preocupar em reunir peças com diferentes estilos, você determina uma linguagem visual única para todos os elementos que farão parte do projeto.
Bom demais, né? O objetivo é compor um ambiente que seja esteticamente interessante, mas também prático e eficiente. Não é à toa que as soluções planejadas se baseiam no layout existente, nos hábitos de quem frequenta a cozinha e nos gostos em relação ao design de interiores.
Quais são as vantagens desse modelo?
Até aqui, já deu para ter boas pistas dos benefícios atrelados aos espaços planejados. Porém, se você ainda tem dúvidas ou quer saber se vale a pena optar por esse tipo de ambiente, fique de olho nas diversas vantagens que listamos abaixo.
Otimização do espaço
Uma das grandes vantagens das cozinhas planejadas é a possibilidade de utilizar cada centímetro de maneira inteligente. Isso significa que, mesmo em ambientes pequenos, dá para desenvolver soluções criativas que maximizem o espaço, como armários que vão até o teto, gavetas internas e cantos bem aproveitados.
Um projeto feito sob medida evita desperdício de área e preserva a boa circulação para que os usuários consigam desempenhar suas atividades com conforto. Essa característica é valiosa principalmente nos imóveis compactos, em que a metragem para acomodar todos os itens de cozinha é limitada.
Personalização completa
Quem não gosta da ideia de ter todos os ambientes da casa adequados ao próprio gosto estético e necessidades? É isso que os diversos modelos de cozinha planejada fazem: se adaptam ao dia a dia das pessoas para que tudo fique mais fácil e agradável.
A cozinha planejada permite uma personalização total porque tem suas estruturas e detalhes previstos com antecedência. Você faz o levantamento do que precisa e do que prefere em questão de estilo para, posteriormente, debater essas demandas com os profissionais responsáveis pela execução do projeto.
Mais funcionalidade
A facilidade para cumprir as tarefas domésticas é uma das garantias das cozinhas planejadas. Afinal de contas, tudo é pensado para otimizar o fluxo de trabalho dos moradores, desde a disposição dos eletrodomésticos até a altura das bancadas e a localização dos armários.
Execução: Mazzaro Planejados
Com um ambiente planejado para fazer e servir as refeições, você mantém todos os itens e utensílios ao seu alcance. Essa funcionalidade reduz a necessidade de deslocamentos e torna a rotina mais prática. Vale reforçar que a ergonomia também é considerada para proporcionar conforto no dia a dia.
Organização em dia
Outra vantagem incrível de investir nas cozinhas planejadas está na capacidade de criar soluções personalizadas de armazenamento. Você pode solicitar armários, gavetas e prateleiras que atendam às suas principais necessidades, na forma de espaços dedicados a utensílios, panelas, louças ou alimentos.
Isso facilita bastante a organização e o acesso a diferentes itens, tornando a rotina mais funcional e prática para toda a família. O melhor é que as soluções incluem, muitas vezes, áreas que costumam ser negligenciadas nas cozinhas convencionais, como cantos ou espaços acima da geladeira.
Estética equilibrada
A harmonia entre os elementos é outro ponto alto dos modelos de cozinha planejada. Como o projeto é totalmente personalizado, cada recurso é escolhido com cuidado para garantir uma aparência equilibrada. Isso faz com que a cozinha funcione bem e ainda tenha um visual coerente.
A combinação de cores, texturas e materiais é pensada para refletir o estilo desejado pelos moradores, seja mais antigo ou atual. Essa atenção aos detalhes resulta em um espaço que se integra perfeitamente ao entorno e aos demais recintos da casa, gerando uma decoração equilibrada e agradável.
Alta durabilidade
As cozinhas planejadas são conhecidas por sua durabilidade e qualidade superior. Isso porque os materiais e os acabamentos empregados pela maioria das empresas é de alto padrão. Ou seja, você contará com recursos escolhidos de forma criteriosa para resistir ao uso diário e ao desgaste ao longo do tempo.
Execução: Finger Haus Centro Sul – Projeto: Josi Barros Arq – foto: Lucas Rangel
Das ferragens aos revestimentos, tudo é pensado para oferecer longevidade e alta resistência, de modo que a sua cozinha mantenha a boa aparência e a funcionalidade por muitos anos. Aliás, a montagem e a instalação são realizadas por profissionais especializados, o que garante um projeto duradouro.
Valorização do imóvel
Por fim, apostar em uma boa cozinha planejada pode aumentar significativamente o valor do seu imóvel por torná-lo mais atrativo para potenciais compradores. Tenha em mente que a maioria das pessoas quer encontrar um espaço bem projetado, funcional e bonito.
Projeto: Juliana bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production
Dessa forma, contar com soluções personalizadas pode ser o fator decisivo para vender ou encontrar um inquilino. Além disso, a qualidade dos materiais usados em cozinhas planejadas representa um investimento de longo prazo por agregar valor ao imóvel.
Por que conhecer as possibilidades de projeto?
Ficar por dentro dos principais modelos de cozinha planejada é crucial por diversas razões. A principal delas, claro, é facilitar a escolha de uma solução que atenda às suas necessidades. De nada adianta projetar um espaço belíssimo se, no dia a dia, ele não favorecer em nada a rotina dos moradores, certo?
A questão é que, embora as qualidades sejam semelhantes, cada tipo de cozinha planejada tem suas peculiaridades. Assim, vale a pena compreender quais atributos se destacam em determinados modelos para tomar a decisão certa no momento de fazer uma reforma em casa.
Uma cozinha linear pode funcionar muito bem em apartamentos pequenos, por exemplo, uma vez que concentra boa parte de seus elementos em uma só parede. Já uma cozinha em U ou com ilha central pode ser mais adequada para residências maiores, que demandam mais espaço de armazenagem.
Projeto: Paula Seadi – Execução: Tendenzza Home & Decor
Além de considerar a metragem ocupada por cada modelo, você precisa pensar nas possibilidades de composição que diferentes layouts oferecem. Na dúvida, pesquise referências de projeto para avaliar as opções antes de conversar com arquitetos e especialistas em móveis planejados.
Dessa forma, você já terá algumas ideias em mente para debater com os profissionais e decidir com segurança. Mas envolva a família no processo, viu? As escolhas têm que ser benéficas para todos que vão usar o novo espaço.
Quais são os principais modelos de cozinha planejada?
É claro que não poderíamos deixar de falar sobre os principais modelos de cozinha planejada. Afinal, se você chegou até aqui, é porque quer saber qual modelo se adapta melhor à sua casa. Acompanhe um resumo sobre os principais tipos e encontre o seu estilo.
Cozinha linear
É caracterizada pela disposição de todos os armários, eletrodomésticos e áreas de preparo em uma única parede. Isso faz com que seja a opção ideal para apartamentos pequenos e imóveis contemporâneos, em que há apenas um retângulo estreito para instalar toda a estrutura em linha reta.
Apesar de simples, a cozinha linear facilita os trabalhos por manter tudo acessível de um só lado. Ela também garante uma aparência limpa e organizada por ter poucos elementos, o que facilita a manutenção diária. Sua linearidade funciona bem com as estéticas moderna e minimalista.
A desvantagem da versão linear é o espaço limitado de armazenamento e de bancada, o que pode ser um desafio para quem gosta de fazer muitos preparos ao mesmo tempo. A dica, nesses casos, é aproveitar ao máximo o espaço vertical com móveis que vão do chão ao teto.
Cozinha paralela
Também conhecida como corredor, a cozinha paralela é diferente da linear por dispor os volumes em duas paredes opostas e paralelas. Ou seja, você terá móveis e eletrodomésticos em ambos os lados, com uma área de passagem bem ao centro para se deslocar pelo ambiente.
É um dos modelos de cozinha planejada mais versáteis porque não conta com elementos bloqueiam a circulação. Inclusive, uma de suas maiores vantagens está na possibilidade de criar um “circuito em triângulo” que gera um fluxo eficiente de trabalho.
Você pode, por exemplo, dispor a pia, o fogão e a geladeira de maneira que formem um triângulo para facilitar as atividades diárias. Um dos cuidados a serem tomados nesse projeto é garantir que o corredor central terá largura suficiente para permitir a circulação confortável das pessoas.
Cozinha em L
É uma das configurações mais populares por conta da praticidade que gera para os usuários. Nesse layout, os armários e as bancadas ficam dispostos em duas paredes adjacentes, formando um “L”. É a disposição ideal para locais de tamanho médio porque maximiza o uso do espaço disponível.
Inspiração: Finger Passo Fundo
A cozinha em L cria uma área de trabalho funcional e bastante fluida, em que todos os elementos se encontram bem próximos. Da mesma forma que na disposição paralela, esse modelo permite a triangulação e é perfeito para quem busca integração com outras áreas, como a sala de estar.
Se for instalada em ambientes abertos, a cozinha em L pode incluir uma mesa ou longa bancada para delimitar os cômodos. Sua adaptabilidade a diferentes tamanhos e estilos de residência faz com que seja uma escolha comum em muitos projetos de interiores.
Cozinha em U
É um dos modelos de cozinha planejada mais indicados para grandes casas e apartamentos, visto que conta com uma ampla área de armazenamento e de trabalho. Nesse caso, os armários, as bancadas e os eletrodomésticos ficam situados em três paredes, compondo o formato da letra U.
Projeto; Dubeux Arquitetos – Execução: Finger Casa Forte – Foto: Paulo Higor
Dá para imaginar que a principal vantagem dessa cozinha seja a eficiência nas atividades, pelo fato de manter as três áreas principais (pia, fogão e geladeira) em lados distintos. Isso facilita o preparo dos alimentos e ainda oferece uma agradável sensação de envolvimento, tornando o espaço mais acolhedor.
A cozinha em U também é vantajosa para quem gosta de preparar receitas porque favorece a execução de várias tarefas ao mesmo tempo, sem a necessidade de grandes deslocamentos. Quando instalada em locais amplos, garante flexibilidade para a inclusão de uma pequena mesa ou ilha central.
Cozinha em G
Essa é uma variação da cozinha em U, com a adição de uma península que pode ser usada como área de refeições rápidas, balcão ou extensão da bancada. Seu layout é ideal para cozinhas maiores e promove a integração entre o local das refeições e outras áreas da casa, como a sala de jantar ou de estar.
A península aumenta a funcionalidade, oferecendo mais espaço para preparar alimentos e socializar. Também maximiza o espaço de armazenamento e a área de trabalho, ao passo que cria uma sensação de separação entre o recinto e as áreas adjacentes, sem isolar completamente os cômodos.
Essa configuração é perfeita para quem gosta de cozinhar e receber os amigos ou os familiares, já que permite que o cozinheiro interaja com os convidados enquanto prepara as refeições. Além disso, a cozinha em G é muito eficiente em termos de ergonomia, o que torna o ambiente prático e confortável.
Cozinha com ilha
Outra alternativa entre os modelos de cozinha planejada é aquela que contém uma ilha central, seja qual for a disposição dos demais elementos. Há quem veja essa opção como sinônimo de modernidade e funcionalidade, visto que entrega áreas amplas para dispor e manipular os equipamentos.
Projeto e execução: Finger Caruaru – Fotos: Helga Vieira
A ilha, claro, é o grande destaque para preparar refeições ou armazenar utensílios, de modo que evita o acúmulo de itens sobre outras superfícies. Dependendo de como é construída, utilizando materiais de qualidade e acabamentos diferenciados, ela acaba se tornando um ponto focal da cozinha.
O layout com ilha também promove uma circulação fluida no ambiente ao facilitar o acesso a diferentes áreas. No entanto, é importante garantir que haja espaço suficiente ao redor da bancada, a fim de permitir uma movimentação confortável e evitar congestionamentos.
Cozinha modular
Essa versão é composta por módulos independentes que podem ser montados e reorganizados de acordo com o espaço disponível e as preferências do usuário. Com tamanha flexibilidade, a cozinha modular se adapta muito bem a diferentes layouts e estilos, representando uma opção prática e versátil.
Como os módulos são pré-fabricados e podem ser montados rapidamente, a cozinha acaba sendo bastante acessível e fácil de instalar. E embora não pareça, essa configuração também pode ser personalizada com cores, texturas e outros atributos da escolha dos moradores.
A cozinha modular é perfeita para quem está atrás de um design moderno e funcional, sem abrir mão da flexibilidade. Você até consegue expandir ou reconfigurar a estrutura no futuro, à medida que suas necessidades vão mudando.
Que tipo de material é usado nas cozinhas planejadas?
As matérias-primas têm papel crucial tanto na estética quanto na funcionalidade dos espaços. É por isso que a escolha correta pode garantir mais durabilidade e resistência, além de uma aparência que se alinha ao estilo desejado.
Veja exemplos de materiais usados em diferentes modelos de cozinha planejada.
MDF e MDP
Como alternativa à madeira maciça, esses materiais são bastante usados na fabricação de móveis para cozinha. O MDF é composto por fibras de madeira aglutinadas com resinas sintéticas, o que resulta em uma superfície lisa e homogênea.
É valorizado por sua versatilidade que permite a composição de diversos acabamentos. É bem resistente à deformação e pode ser moldado em diferentes formatos, de contornos mais simples a desenhos complexos. Na Finger, o MDF é usado em usinagens especiais, como a linha Provençal, linha Kurve e ripados usinados.
O MDP contém partículas de madeira prensadas. Isso faz com que fique mais leve e apresente um custo mais baixo. Por conta de sua resistência físico mecânica ao empenamento, é um material ideal para estruturas de caixa, aperto de parafusos e prateleiras maiores.
Madeira maciça
Durável e resistente, é um material valorizado por conta de sua beleza e versatilidade. A madeira maciça pode revestir diversas superfícies, mas sua utilidade nas cozinhas é maior quando aplicada em tampos e prateleiras.
Projeto: Andressa Verdi – Execução: Finger Goiânia – Foto: Play Motion MP
Ela agrega um toque sofisticado a partir de suas cores e texturas, tanto que algumas espécies são preferidas por conta dos desenhos que formam no acabamento da mobília.
Revestimentos e pedras
Pensou em porcelanato, cerâmica, azulejo, ladrilho hidráulico e pastilhas? De fato, há muitos produtos disponíveis para compor áreas molhadas e facilitar a manutenção de suas superfícies.
Além dos revestimentos, é comum ver cozinhas compostas por pedras naturais. Exemplares como o mármore e o granito são materiais bastante empregados nos tampos de mesas, bancadas e pias. Eles deixam o ambiente interessante por conta das variações nos padrões de cores e desenhos.
Casa em Winter Garden – Flórida Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production
O granito é mais resistente e menos poroso que o mármore, o que significa que deve ser priorizado em locais com maior umidade. Há modelos com várias tonalidades, dos mais claros aos mais escuros, para compor um projeto personalizado.
Vidro
Está aí outro material valorizado, principalmente por conta de sua simplicidade e elegância. O vidro é um ótimo aliado para compor portinhas de armários e divisórias nos móveis planejados, já que sua transparência quebra um pouco o peso das peças volumosas.
Projeto: Lo Interiores Execução: Edy Planejados
Ele pode ter aspecto brilhante, fosco ou texturizado, de acordo com o estilo trabalhado no ambiente. Além de garantir sensação de leveza, o vidro facilita a visualização dos itens armazenados no interior dos móveis.
Casas inteligentes não são mais uma novidade! Elas podem contar com vários recursos a partir da automação residencial. A vantagem é que, hoje, você consegue tirar proveito da tecnologia em todos os modelos de cozinha planejada para garantir uma rotina mais eficiente. Veja algumas soluções.
Sistemas de iluminação inteligente
Luz nunca é demais nas áreas compreendidas pelas bancadas, pias e fogões. Ela melhora a visibilidade, favorecendo a execução das tarefas e evitando acidentes na cozinha.
Mas você já imaginou a praticidade de poder controlar o acionamento e até mesmo a intensidade da iluminação a partir do celular ou de um comando de voz? Com soluções personalizadas, isso é totalmente possível.
As luzes com função decorativa também podem ser ajustadas para proporcionar uma experiência agradável na cozinha. É o caso, por exemplo, daquelas usadas para compor o interior de armários ou que contornam alguma parte da mobília.
Tomadas e carregadores integrados
Um bom projeto de cozinha planejada também pode prever tomadas embutidas em bancadas, gavetas e armários. Esses elementos facilitam a conexão de eletrodomésticos e eletroportáteis, o carregamento de dispositivos móveis e até mesmo o uso de gadgets.
É uma forma de evitar que cabos e extensões fiquem espalhados pela mobília e outras superfícies da cozinha, preservando a estética e a organização do local. Os moradores também ganham tempo e praticidade por não precisarem ficar procurando fontes de energia.
Gavetas e armários automatizados
Outra utilidade da tecnologia está na abertura de portinhas e gavetas a partir de toques rápidos ou por sensor de proximidade. É uma forma de incrementar a função dos tradicionais puxadores, principalmente naqueles momentos em que você está com ambas as mãos ocupadas.
Vale dizer que já existem mecanismos de fechamento suave que não só facilitam a ação do usuário, como também previnem o desgaste precoce dos materiais. Eles amenizam os impactos e contribuem para o aumento da vida útil da mobília.
E então, gostou de explorar os inúmeros modelos de cozinha planejada? Após conferir as nossas dicas, não se esqueça de buscar referências com fotos. As imagens facilitam o entendimento das propostas e podem ser suas aliadas na escolha.
Se você curtiu este artigo, compartilhe-o em suas redes sociais para inspirar mais pessoas com soluções personalizadas.
Você pode gerenciar de acordo com a sua preferência as opções de cookies, que são utilizados de acordo com a nossa política de privacidade e com o compromisso de proteção dos seus dados pessoais. Saiba mais em nossa Política de privacidade.
Cookies estritamente necessários
Cookies utilizados para definição de suas preferências de privacidade, autenticação e prestação do serviço de navegação e funcionalidades essenciais em nosso site.
Se você desabilitar este cookie, não conseguiremos salvar as suas definições. Isto significa que toda vez que você visitar o nosso site, você precisará passar por este processo novamente.
Cookies de desempenho
Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.
Por favor, habilite os cookies estritamente necessários para que consigamos confirmar suas definições
Cookies de publicidade
Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.
Por favor, habilite os cookies estritamente necessários para que consigamos confirmar suas definições