- 30.08.2021
- Design
- Dicas Finger
- Life Style / Mindfullness
- Tecnologia
- Tendências
A Salone del Mobile 2025 trouxe uma nova camada de significado ao design contemporâneo: sensorial, emocional e profundamente humano.
Milão 2025 – Foto: por Afio Company
Milão, capital mundial da arte e da moda, foi palco de uma das feiras mais icônicas e aguardadas dentro da indústria de móveis e design: o Salone del Mobile.
A edição de 2025, que aconteceu na metrópole na região da Lombardia, ao norte da Itália, entre os dias 8 e 13 de abril, explorou conexões entre humanidade e design, luz e matéria, além de propor um reencontro sensorial com as origens do habitar e a presença física dos espaços.
A Finger esteve lá para prestigiar esse grande evento e trazer para o Brasil as novidades mais refinadas, conceituais e visionárias que o design internacional tem a oferecer.
Com mais de seis décadas de história, o Salone del Mobile Milano é, hoje, o mais importante e influente evento internacional do setor de design e móveis.
Realizada anualmente em Milão, na Itália, a feira se tornou um palco global para o lançamento de tendências, experimentação de novas linguagens estéticas e a consagração de grandes nomes do design contemporâneo.
Instalada nos amplos pavilhões da Fiera Milano Rho, a feira recebe marcas, designers, arquitetos e jornalistas do mundo inteiro, transformando a cidade da moda e da arte em um verdadeiro epicentro de inovação, criatividade e luxo.
A programação contempla exposições, instalações artísticas, experiências imersivas e debates sobre o futuro da habitação moderna.
A edição Salone del Mobile 2025 foi marcada por uma narrativa sensível e profundamente humana. Sob o conceito “Pensamento para Humanos”, a campanha trouxe à tona uma reflexão sobre a importância do toque, da proximidade e da interação tátil com o design de ambiente.
Em tempos em que a tecnologia não para de avançar e consumir boa parte da rotina, o Salone resgatou a importância da materialidade e das emoções tangíveis, propondo a todas as pessoas (que participaram ou não do evento) um retorno à essência do viver e morar.
iSaloni 2025 – Fotos por Afio Company
A escolha dos materiais, como madeira, metal, tecido e bioplástico, fez parte do discurso central da Salone del Mobile 2025, onde revelaram-se muito mais do que só tendências estéticas.
Para os expositores, curadores e organizadores da feira, tais escolhas simbolizam valores, memórias e sensações. E principalmente, despertam a consciência de que o bom design e o design de luxo devem, acima de tudo, ser vividos em totalidade.
Além dos materiais acima, a 63ª edição do Salone del Mobile também destacou a fusão sensorial entre luz, imagens, som e movimento, reforçando que a experiência de um espaço não se limita apenas ao que se vê. Instalações imersivas — expostas durante o evento —, transportaram os visitantes quase que para atmosferas poéticas.
A instalação “Mother” (“Mãe” em português), concebida por Robert Wilson e apresentada no Museu Pietà Rondanini – Castello Sforzesco, foi uma das experiências mais marcantes do Salone del Mobile deste ano.
Milan Design Week 2025 – Fotos por Afio Company
Em um ambiente escuro e silencioso, a obra dialogava com a escultura inacabada de Michelangelo, guiando os visitantes por um percurso emocional acentuado por luzes dramáticas e pela música de Arvo Pärt. O resultado foi uma atmosfera de profunda contemplação, que ampliou o significado do design como linguagem sensível e atemporal.
O universo da luz, aliás, teve papel destaque nas experiências culturais desta edição. Nos dias 10 e 11 de abril, o Euroluce International Lighting Forum ampliou ainda mais a proposta sensorial do evento com uma programação plural e sofisticada.
O fórum reuniu nomes como o próprio Robert Wilson, DRIFT, A.J. Weissbard, Marjan van Aubel e Kaoru Mende em conferências, mesas redondas e workshops que discutiram o papel da iluminação no design contemporâneo.
Outro momento importante foi a campanha visual da feira, assinada por Bill Durgin, fotógrafo que explora a relação entre corpo e forma com um olhar quase escultórico. Suas imagens evocaram a origem tátil e humana do design, em sintonia com o tema central da edição.
Além disso, os 25 anos do Salone Satellite foram celebrados com o lançamento do livro Universo Satellite, uma publicação que reúne histórias, imagens e bastidores de uma das iniciativas mais importantes para a descoberta de novos talentos do design internacional.
A conexão entre moradores e espaços nasce através do reconhecimento. Um ambiente que compreende as necessidades de quem o habita — e responde a elas com inteligência funcional e sensibilidade estética — é capaz de estabelecer um vínculo quase que imediato entre morador e casa; uma conexão que ultrapassa o uso cotidiano.
Gerar essa conexão, no entanto, requer escuta, leitura do ambiente e respeito à rotina. E aqui, claro, é onde o design e os móveis se aplicam.
Os móveis literalmente moldam ambientes e dialogam com o estilo de vida dos moradores. Enquanto que o design é responsável por transformar todo esse cuidado — de ergonomia, proporção e fluxo em linguagem emocional.
Há, claro, também um nível simbólico nessa relação de design, móveis e conexão. Materiais, formas e acabamentos, por mais que pareçam só escolhas estéticas para compor um determinado ambiente, são manifestações silenciosas do gosto, da história e dos valores de quem habita a casa.
Nos projetos de alto padrão, a iniciativa de gerar conexão entre o espaço e os moradores exige sensibilidade para compor experiências reais. Isso pode ser alcançado através da luz, das imagens, do som e do toque — elementos destaques na Salone del Mobile 2025.
A luz é o primeiro elemento a influenciar a forma como percebemos um espaço. Ela desenha volumes, revela texturas e, sobretudo, desperta emoções. Quando trabalhamos a luz corretamente no design de interiores, imediatamente geramos conexão afetiva com quem chega no ambiente.
iSaloni 2025 – Fotos por Afio Company
No que diz respeito aos móveis, a luz é aliada para intensificar formas e criar atmosferas incríveis. Fitas de LED embutidas, luminárias pontuais e clarabóias naturais são elementos que destacam os demais materiais do espaço e, claro, proporcionam sensações distintas.
Aqui, luzes quentes acolhem, luzes difusas tranquilizam, e jogos de sombra acrescentam profundidade e mistério.
Veja também: 5 diferenças entre luz quente e luz fria e como usá-las na decoração
A incorporação de imagens — estáticas ou em movimento — aos projetos de interiores tem se intensificado, especialmente agora, com o avanço das tecnologias integradas ao design. E quando bem inseridas, essa presença visual pode nos ajudar a gerar uma conexão quase tão impactante quanto a da própria luz.
iSaloni 2025 – Fotos por Afio Company
Telas discretamente embutidas em móveis planejados, painéis que alternam visuais ao longo do dia, ou projeções artísticas que envolvem o ambiente; esses elementos introduzem narrativas visuais que provocam sensação de presença, envolvimento e fluidez.
O som é um elemento muitas vezes invisível no projeto de interiores, mas a sua presença (ou até mesmo ausência) modifica completamente a forma como nos relacionamos e nos conectamos com um espaço.
iSaloni 2025 – Fotos por Afio Company
A introdução de sons suaves, como o de uma música ambiente ou de uma cascata d’água integrada ao jardim, por exemplo, podem trazer serenidade e aconchego ao nosso cotidiano. Em projetos contemporâneos de alto padrão, é possível integrar sistemas acústicos ao mobiliário para promover isolamento e distribuir som com uniformidade.
Madeira, metal, tecido e bioplástico foram destaques da feira Salone del Mobile 2025, mas há muito tempo, esses materiais já têm sido protagonistas na criação de atmosferas sensoriais. Eles criam experiências táteis, despertam memórias e registram, na pele, sensações que nos conectam ao espaço.
iSaloni 2025 – Fotos por Afio Company
A madeira, por exemplo, acolhe, aquece e remete à natureza. O metal estrutura, imprime elegância e carrega a modernidade. Os tecidos amortecem o contato, envolvem com suavidade e oferecem a nós um certo conforto. Já o bioplástico é um símbolo de nova consciência: a de unir inovação estética com responsabilidade ambiental.
Temos a ideia de que apenas salas e dormitórios são dignos de serem pensados e planejados, pois é onde passamos boa parte do nosso tempo. Mas a capacidade de gerar conexão pode — e deve — ser explorada em todos os ambientes da casa, da cozinha à lavanderia.
A cozinha é o centro de tudo, onde histórias são contadas e os sabores ganham forma. Por isso, ela deve ser pensada com carinho para estimular a convivência entre todos os moradores, e ao mesmo tempo, despertar cada um dos sentidos.
iSaloni 2025 – Fotos por Afio Company
Aqui, armários em madeira natural, iluminação difusa sob prateleiras e superfícies que convidam ao toque — como pedras orgânicas e tecidos tecnológicos — podem ser combinadas para criar um cenário onde cozinhar deixa de ser uma “tarefa corriqueira” para se tornar um ato de presença e prazer.
iSaloni 2025 – Fotos por Afio Company
O som ambiente, muitas vezes esquecido, pode ser introduzido aos móveis ou ao forro para tornar as manhãs dos moradores mais suaves, ou então, suas noites mais festivas. Telas discretas podem ser embutidas para exibir receitas, vídeos e imagens inspiradoras. E materiais como o bioplástico, podem ser implementados para reforçar o compromisso da casa com a sustentabilidade.
Veja ideias para ter uma cozinha dos sonhos com estes conteúdos:
Na sala, o projeto deve respeitar o tempo e o modo de vida dos habitantes.
Aqui, móveis de alto padrão criam composições harmoniosas entre textura, luz e ergonomia. E painéis de madeira com iluminação indireta, superfícies metálicas — que captam reflexos delicados e tecidos em tons naturais —, a compor um ambiente sensorial.
iSaloni 2025 – Fotos por Afio Company
O uso de imagens e sons também pode ser explorado nessa área. Telões integrados com tecnologia de alta definição e caixas acústicas embutidas serão responsáveis por transformar a sala em um verdadeiro espaço de imersão — seja para momentos íntimos ou para encontros sociais.
Inspire-se com nossos artigos sobre salas:
Nos dormitórios, o design e os móveis têm o poder de traduzir a identidade de cada indivíduo. Aqui, a conexão se faz pelo toque: cabeceiras estofadas, tecidos naturais, cortinas leves que filtram a luz natural e armários com interiores personalizados.
iSaloni 2025 – Fotos por Afio Company
O uso de iluminação suave, sistemas de som embutidos e imagens que evocam lembranças ou sensações tranquilas vão ajudar a compor uma atmosfera de descanso e introspecção. Materiais como madeira e bioplásticos podem ser aplicados para garantir a sofisticação, e também, para reforçar a consciência ambiental.
Confira mais ideias sobre dormitórios de alto padrão:
O banheiro, cada vez mais reconhecido como espaço de auto cuidado e ritual de saúde, pode ser transformado em um verdadeiro templo de renovação.
Aqui, nichos iluminados, espelhos com molduras minimalistas, metais em tons dourados foscos e superfícies táteis serão encarregados de oferecer experiências visuais e sensoriais.
Projeto: Arquiteta Patrícia Signor | Execução: Palazzo Ambientes | Fotos: Otávio Assumpção
Sons suaves, como água corrente ou playlists personalizadas, podem ser inseridos para elevar a rotina do banho a um momento introspectivo. A integração de imagens — como quadros, fotografias ou até projeções sutis — também pode reforçar a identidade do espaço e criar atmosferas únicas.
Estes conteúdos podem lhe interessar também:
Mesmo os espaços tradicionalmente considerados secundários, como é o caso da lavanderia, podem e devem ser projetados com a mesma atenção aos detalhes.
Móveis planejados que ocultam máquinas, prateleiras inteligentes e iluminação bem posicionada vão transformar a rotina doméstica em uma experiência mais leve e satisfatória.
Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho
O uso de materiais como metal e bioplástico, aqui, vai demonstrar que a sofisticação pode sim estar nos detalhes. Sons ambientes e a presença de vegetação próxima — como pequenas plantas de sombra — também podem ser introduzidas para gerar bem-estar, mesmo na execução das tarefas do cotidiano.
Inspire-se com nossos conteúdos sobre lavanderia:
Não é de hoje que os móveis e o design são utilizados para gerar conexão. Mas é preciso reconhecer que a verdadeira ligação entre morador e espaços não nasce apenas daquilo que os olhos veem ou as mãos tocam. Ela vem, sobretudo, da sintonia que a pessoa estabelece com o seu próprio lar e das memórias que constrói nele.
iSaloni 2025 – Fotos por Afio Company
Por isso, a busca por gerar conexão deve considerar, além dos elementos sensoriais apresentados na feira Salone del Mobile 2025, a personalização dos ambientes. Criar espaços que verdadeiramente conversam com os desejos, as rotinas e os valores de quem os habita.
Veja também: Expo Revestir 2025: tendências, inovações e como aplicá-las em móveis planejados
A Finger, referência no segmento de móveis planejados, acredita que projetos sofisticados precisam, além de traduzir luxo e elegância, respeitar a essência de seus moradores e estimular vínculos autênticos.
Casa em Winter Garden – Flórida
Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production
Por isso, convidamos você a transformar cada ambiente da sua casa em uma extensão da sua própria identidade.
Estamos presentes em mais de 9 países, com mais de 150 revendas autorizadas e mais de 10 PDVs no mercado Norte Americano.
Visite um showroom próximo de você ou clique aqui e solicite uma proposta personalizada online.