- 02.10.2020
- Tendências
A tecnologia está presente em todos os ramos de produtos e serviços. A automação residencial, a cada dia que passa, apresenta soluções ainda mais inovadoras para as nossas casas.
Isso significa que a arquitetura do futuro não é uma realidade tão distante, como muitas pessoas podem pensar. Hoje, já podemos usar recursos que recentemente imaginávamos que só existiriam nos filmes e desenhos animados.
Elaboramos este artigo para mostrar que a automação residencial é capaz de tornar qualquer casa inteligente. Também vamos explicar o que você pode fazer para incluir esse conforto no seu imóvel, independentemente de ele ser novo ou usado.
Acompanhe e boa leitura!
As casas inteligentes estão conquistando não só os corações, mas também a mente das pessoas. O conforto garantido e as facilidades que a automação e a tecnologia oferecem aos eletroeletrônicos e à mobília agilizam as tarefas do dia a dia.
Imagina esta situação: um pouco antes de sair do trabalho, você envia um comando para a sua casa e faz com que a central ligue as luzes da garagem, o ar-condicionado, o aparelho de micro-ondas, a lava-louças, a cafeteira e a água quente da banheira. Isso é uma baita de uma comodidade, não é mesmo?
A automação residencial pode ser aplicada de diversas formas e englobar uma série de recursos. O resultado vai depender das necessidades e preferências de cada morador. Aliás, a possibilidade de personalizar o projeto é um dos atrativos desse tipo de solução.
Veja, a seguir, as principais soluções disponíveis atualmente.
Esse tipo de automação serve para proporcionar o controle remoto dos elementos que compõem a iluminação da casa. É possível programar, via smartphone ou assistente de voz, horários específicos para o sistema acender ou apagar as luminárias. Outra possibilidade é ajustar a intensidade das luzes e até mesmo suas cores.
Com essa funcionalidade, os moradores tiram proveito de termostatos inteligentes que identificam as preferências de temperatura para que os ajustes sejam feitos de forma automática. O controle de clima permite definir configurações de aquecimento, ventilação e ar condicionado a distância, antes mesmo de a família chegar a casa.
Uma das soluções mais requisitadas no campo da automação residencial é a implementação de sistemas de alarme e conjuntos de câmeras de segurança. Afinal, são recursos que possibilitam o monitoramento constante da propriedade e seus arredores, a fim de coibir a ação de pessoas mal intencionadas.
Esses dispositivos emitem alertas para os moradores sobre possíveis tentativas de invasão domiciliar, o que é uma grande vantagem para quem passa muito tempo fora de casa. A solução inclui campainhas inteligentes com gravação de vídeo para enviar avisos que favoreçam ações preventivas.
Já pensou em contar com sistemas de som que permitem a reprodução de músicas em diferentes cômodos da casa? Esses recursos podem ser integrados a televisores, sistemas de entretenimento e streaming de vídeo para gerar uma experiência única aos moradores, principalmente nos momentos de lazer.
Assim como no caso das luzes, é possível tornar seus eletrodomésticos inteligentes a partir da automação residencial. Isso significa que você tem a chance de controlar o forno, a geladeira, a máquina de lavar, a secadora e muitos outros aparelhos mesmo estando longe.
Se tem algo que vale a pena incluir nos projetos é o controle dos materiais que bloqueiam a entrada da luz natural pelas portas e janelas. Nesse caso, os aplicativos instalados nos dispositivos são usados para definir a abertura ou o fechamento de cortinas e persianas.
Quem busca economia ou quer aderir a práticas sustentáveis pode se surpreender com o potencial da automação na redução de custos e desperdícios de energia. Afinal, ela favorece o controle e o monitoramento do consumo exigido por diversos aparelhos e instalações.
Está aí outra possibilidade para controlar o uso de recursos valiosos, como a água. Com a automação, é possível definir horários para irrigar jardins, floreiras e demais áreas com vegetação. Também há como adequar as condições climáticas a cada espécie.
Com pequenos ajustes, é possível incluir a automação no projeto da sua casa ou apartamento. Tudo isso pode ser feito sem quebradeiras, sujeira e barulho.
Veja as nossas dicas para entrar de vez no mundo da tecnologia e do high tech design.
Como a tecnologia lança produtos novos no mercado em um curto período, recomendamos a ajuda de um profissional ou empresa especializada em automação residencial.
Equipes com experiência podem mostrar as novidades do mercado e direcionar as melhores opções para a sua escolha, considerando o tipo de arquitetura e as características do seu imóvel.
Se o seu imóvel já está em uso ou é mais antigo, avalie os caminhamentos das instalações elétricas e telefônicas, as caixas de interruptores e as tomadas para ver se há quantidade suficiente para atender às suas automações. Quanto mais detalhes você puder levantar no início do projeto, mais chances terá de chegar a um resultado satisfatório.
A tecnologia oferece inúmeras funções para a automatização de ambientes. Listamos diversas opções acima, mas existem muito mais alternativas no mercado. Então, é interessante fazer uma análise para entender quais são os itens da sua casa que deseja automatizar.
Os assistentes virtuais são dispositivos controlados por voz desenvolvidos para facilitar o dia a dia das pessoas. Os mais conhecidos pertencem a marcas como Alexa, Google Assistant e Siri. Eles são responsáveis por fazer a conexão entre os usuários e os equipamentos automatizados.
Além disso, você pode conversar com os assistentes virtuais, pedindo, por exemplo, para contar uma piada ou reproduzir uma música. Não é à toa que esses assistentes já estão integrados à rotina de diversas pessoas.
É importante dizer que os custos totais da automação residencial dependem de uma série de fatores, como tamanho e complexidade do projeto, tipos de equipamentos utilizados e as funcionalidades desejadas.
Por isso, converse com um profissional para ter uma noção média dos valores, compor um orçamento e alinhar as finanças antes de investir nas soluções.
Essas são apenas algumas das vantagens do sistema de automação residencial. É bom lembrar que a evolução nunca para: a cada semana que passa, surgem novas funcionalidades. Sabendo usar os recursos disponíveis na tecnologia, você conquistará a qualidade de vida que tanto busca.
Gostou do assunto? Continue com a gente e conheça os benefícios da relação da tecnologia com o design.
Também conte com a gente para transformar os seus ambientes! Se quiser conferir mais inspirações e dicas, siga o nosso perfil no Instagram.