Você sabe quais são os elementos essenciais para criar uma cozinha estilo industrial? Esse tipo de decoração traz influências da década de 50, com características marcantes e rudimentares.
A mobília e os materiais utilizados para compor um ambiente industrial são rústicos, sendo que boa parte dos móveis são feitos a partir da madeira. Além disso, é natural que o design conte com tubulações aparentes e objetos antigos para dar um toque a mais de sofisticação na estética.
Acompanhe a seguir e descubra quais são os elementos necessários para projetar uma cozinha estilo industrial na sua casa!
Quais são as características do estilo industrial?
A decoração industrial conta com ambientes de aparência rústica, que trazem bastante o concreto e o cimento como matérias-primas nos revestimentos e acabamentos. A presença dos tijolinhos também marca o estilo industrial, pois remetem às fábricas do início e metade do século XX.
Em geral, os espaços são integrados e dispensam paredes ou divisórias. Esse elemento estético valoriza a convivência e o compartilhamento dentro da casa. Os móveis são antigos e os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos são feitos de aço inox.
É comum que o estilo industrial se confunda com a decoração moderna e vintage, uma vez que apresenta um design inovador e arrojado. A aparência inacabada e imperfeita dos revestimentos, tanto do piso quanto do teto, são contrastados nos cômodos, criando um ar de sofisticação e elegância.
As cores que compõem a decoração industrial são sóbrias e neutras, como branco, cinza e preto. Geralmente, são utilizadas outras paletas para incrementar detalhes do design, como azul, amarelo e vermelho. Outro aspecto que é considerado a base da proposta do estilo industrial são os canos e as tubulações, que costumam ser expostos nos ambientes.
Como projetar uma cozinha estilo industrial?
Algo bacana do estilo industrial é que você pode abusar da criatividade e reaproveitar materiais, garantindo que a sua casa tenha uma decoração exclusiva. A possibilidade de instalar móveis planejados é outro ponto benéfico desse tipo de decoração.
Para projetar uma cozinha industrial, é interessante contar com a ajuda de um profissional especializado no assunto. Mesmo assim, vale a pena entender quais são os detalhes que compõem o estilo industrial e os elementos que não podem faltar.
Acompanhe a seguir e confira algumas dicas para começar o seu projeto de cozinha estilo industrial.
Use canos ou tubulações
Os canos e as tubulações expostas são essenciais em toda decoração industrial. Vale exagerar nos detalhes e tornar os circuitos elétricos e as tubulações hidráulicas, os principais destaques do design do ambiente.
Esses elementos geralmente são escuros e confeccionados em metal, e podem contrastar muito bem com azulejos mais claros. Aposte também em torneiras e registros rústicos, que contribuem para criar espaços exclusivos e autênticos.
Atente-se às cores e texturas
As casas com decoração industrial mais modernas valorizam diferentes texturas, como metais, couros e concreto, além de cores fortes e sóbrias, como cinza e preto. A mobília também conta com design requintado, apresentando peças de formato reto.
Para harmonizar o ambiente, vale a pena inserir acessórios descontraídos em cores vibrantes. Assim, você equilibra o peso dos metais expostos e proporciona mais vivacidade à cozinha.
Capriche na iluminação
A iluminação é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes do estilo industrial. Na decoração, utiliza-se trilhos, luminárias em metal e lâmpadas de filamento de carbono suspensas, preferencialmente com luz amarelada.
Esses elementos criam uma iluminação indireta e são bastante úteis em alguns pontos da cozinha. O ideal é apostar em janelas largas de vidro e ferro, ou portas de estilo rústico para explorar ainda mais a iluminação natural.
Aposte em madeira rústica ou natural
A madeira rústica ou natural é outra característica marcante do estilo industrial. O piso, as bancadas e a mesa de jantar, por exemplo, podem ser feitos a partir de madeira maciça, assim como outros móveis, como os armários planejados e as prateleiras.
A cor marrom da madeira combina muito bem com as cores dos outros itens decorativos. Ela contrasta com os elementos em ferro e aço inox, criando uma sensação de rusticidade e aconchego no espaço.
Transforme as paredes
As paredes e a pintura são peças essenciais para uma cozinha de estilo industrial. Você pode utilizar uma parede com tijolinhos na parte de trás do fogão e apostar em tons acinzentados para trazer um toque rústico para o ambiente.
Outra opção é optar por um acabamento em cimento, que fica bastante harmônico na composição. Texturas mais grossas também caem bem e promovem charme quando combinadas com um balcão ou prateleira em cor mais viva.
Não esqueça dos metais
Em geral, os eletrodomésticos e os aparelhos eletrônicos da cozinha são metálicos, como liquidificador, processador e batedeira. A decoração industrial preza por tons em metal, de inox ou escuros, que são essenciais para a projeção de um clima rústico.
Especialmente na cozinha, você pode apostar em um mármore escuro e instalar a pia, o fogão e a coifa de cor metálica. Essa composição traz elegância e modernidade ao espaço.
Pense nos elementos decorativos
Para dar um contraste ainda maior aos tons terrosos e sombrios, é fundamental instalar elementos decorativos em cores vivas e vibrantes. Um fogão de cor vermelha, por exemplo, pode se destacar no espaço quando bem projetado.
Investir em um jogo de lâmpadas no teto com os fios à mostra também é adequado na decoração industrial. Existem diversos jogos de luminárias com fios grossos que ficam muito bem em cima das bancadas e da mesa de jantar.
Invista em plantas
As plantas trazem maior equilíbrio e harmonia ao ambiente como um todo. Suas cores contrastam com as cores escuras e com o cimento, e pode criar uma cozinha exclusiva e personalizada, ao gosto dos moradores.
Você pode ter os seus temperos prediletos pendurados próximos às janelas ou então apostar em plantas exóticas para compor a decoração. Além de serem esteticamente agradáveis, as plantas também deixam o local mais fresco e com o ar mais limpo.
A cozinha estilo industrial tem se tornado uma verdadeira tendência entre as pessoas que buscam reformar a casa. Além do charme, o espaço fica muito mais elegante, sendo ideal para quem quer criar um cômodo inovador e moderno. Lembre-se de buscar por profissionais especialistas, que ajudam no momento de definir os detalhes e os elementos que farão parte da decoração do seu imóvel.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça também 4 benefícios dos armários planejados para a sua cozinha!