27set

7 dicas para caprichar na decoração do quarto de hóspedes

7 dicas para caprichar na decoração do quarto de hóspedes

Está em busca de ideias de decoração para o quarto de hóspedes na sua casa? É muito importante que o cômodo seja aconchegante e acolhedor para receber da melhor forma os visitantes.

Uma excelente dica é contar com móveis planejados e optar por itens funcionais no local. Por meio de algumas escolhas práticas, você garante maior conforto e uma estadia de qualidade.

Acompanhe a seguir e confira 7 dicas para caprichar na decoração do quarto de hóspedes!

1. Prefira usar cores neutras

O primeiro passo para criar uma decoração para o quarto de hóspedes é dar preferência a uma paleta de cores neutras. Isso garante que o cômodo fique agradável para qualquer pessoa que você receber, independentemente dos seus gostos e estilos pessoais.

O branco e tons pastel, por exemplo, dão um ar de conforto, luminosidade e frescor ao local. As cores funcionam muito bem nas paredes e também nos móveis. Os itens decorativos podem ser de outra cor, com uma paleta de cor mais marcante e quente, como o alaranjado e o vermelho.

estante divide ambiente sala e dormitorio hospedes

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Julinho Gomes Filho

A ideia é justamente transmitir uma sensação de calma e tranquilidade. As cores mais neutras combinam com diversos tipos de materiais e objetos, e ainda são interessantes quando combinadas com madeira e uma iluminação bem planejada.

2. Aposte em uma iluminação simples

Também é essencial pensar em uma iluminação simples, mas funcional. O ideal é aproveitar ao máximo a luz natural do ambiente, mas quando isso não é possível, você pode escolher por pontos estratégicos no cômodo para instalar luminárias e luzes, que farão toda a diferença na estadia dos hóspedes.

Além disso, é interesse que o local conte com cortinas tipo blackout, que são ideais para manter o ambiente escuro para dormir. O importante é que o visitante consiga controlar a intensidade da luz ao lado da cama.

Outros itens podem compor a decoração, como abajur e lâmpadas penduradas próximas ao criado-mudo ou à mesa. A iluminação faz toda a diferença para o conforto do seu hóspede, por isso, é importante dar bastante atenção a esse aspecto para oferecer um ambiente esteticamente agradável.

3. Acerte nos armários

Planejar os armários do quarto de hóspedes também é essencial, uma vez que o visitante vai precisar de espaço para colocar seus pertences e a bagagem. Com armários bem pensados, a pessoa pode ter acesso facilitado e eficiente aos seus objetos e roupas.

A mobília não precisa ser muito grande ou ter várias divisórias. Apostar em prateleiras e cabides, por exemplo, é uma boa pedida. Caso o armário não tenha muitas gavetas, você pode investir em alguns cestos para manter a organização.

Quarto de Hóspedes Dormitório com home office

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Dol

Além disso, é interessante que o armário tenha um espaço exclusivo para a mala, oferecendo praticidade para o seu hóspede. O bom disso tudo é que o cômodo pode ganhar mais espaço e a pessoa ter maior liberdade para andar pelo ambiente, sem que as suas coisas fiquem espalhadas pelo chão ou encostadas nas paredes.

4. Deixe o ambiente perfumado

Para tornar o cômodo ainda mais aconchegante e agradável, vale a pena investir em mimos para o quarto, como flores frescas e velas com aromas suaves e relaxantes. O hóspede vai sentir maior receptividade e ter a sensação de que o local foi preparado com carinho e cuidado.

Também há a opção de deixar aromatizadores em alguns pontos estratégicos, como ao lado da cama e no banheiro. Assim, a pessoa escolhe perfumar o local quando sentir necessidade e quando desejar criar um clima de tranquilidade no ambiente.

Ainda é indicado evitar que o quarto fique fechado por muito tempo. Abra as janelas em alguns momentos do dia para o ar fresco circular e equilibrar a temperatura. Vale também perfumar a roupa de cama com um aroma delicado, permitindo que o seu hóspede sinta bem-estar e relaxe antes de dormir.

5. Prefira o estilo minimalista

A decoração minimalista traz móveis e objetos clean ao local, garantindo organização e funcionalidade. Além disso, quanto mais minimalista for o quarto, menor a probabilidade do visitante esquecer algum pertencente no momento de arrumar as malas e ir embora.

Iluminação Direta - Quarto

Projeto: Arq Sign – Execução: Finger Piedade – Fotos: Adriano Rodrigo Foto

Vale a pena apostar em um quadro bonito ou em um vaso de flores para dar um toque especial, sem que o ambiente fique exagerado. A escolha do revestimento também deve ser feita se baseando na neutralidade que você deseja criar para o quarto.

O importante é que os itens decorativos sejam suaves e consigam transmitir a sensação de conforto. Tenha em mente que quanto menos objetos, mais fácil fica organizar o cômodo e de oferecer uma estadia de maior qualidade.

6. Atente-se aos detalhes funcionais

Para além da mobília, como cama, mesa e armário, ainda é essencial planejar os detalhes que trarão maior funcionalidade para o hóspede. Espelho, ventilador ou até mesmo aquecedor, por exemplo, são itens que mantêm o local mais aconchegante.

Você também pode pensar em objetos de entretenimento, como livros e televisão, caso o visitante queira se distrair em algum momento da estadia. Garantir roupão, toalhas, chinelo, garrafa de água e roupa de cama limpa facilita o cotidiano e faz com que a pessoa se sinta acolhida.

quarto casal industrial

Execução: Mari Perin Lajeado

Uma boa dica é perguntar ao hóspede o que ele gostaria de ter no quarto para tornar a estadia mais prática. Caso ele seja de outra cidade, pense em disponibilizar um mapa da região ou até mesmo um guia de turismo com opções diversificadas de passeios e lazer.

7. Invista em elementos confortáveis e aconchegantes

Investir em elementos confortáveis e aconchegantes, que dão um ar de exclusividade ao ambiente, são essenciais para receber bem o visitante na sua casa. Uma cama espaçosa, com um colchão de boa qualidade, por exemplo, faz toda a diferença no bem-estar.

Os lençóis e as fronhas também devem estar cheirosos, limpos e sem manchas de uso. Apostar em almofadas e um tapete próximo à cama, garante ainda mais comodidade para o hóspede. Além disso, esses objetos decorativos dão um toque de charme ao local.

quarto de hotel

Quarto do Gran Mercure – São Paulo

Antes de receber a pessoa, faça uma boa limpeza no cômodo e disponibilize um kit com produtos básicos, como papel higiênico, sabonete e produtos de higiene bucal. O importante mesmo é certificar que o espaço tenha tudo o que for necessário para uma boa estadia.

Você deve ter percebido como é importante se atentar aos detalhes no momento de planejar a decoração do quarto de hóspedes, não é mesmo? É fundamental que o local conte com itens e mobília funcionais, que transmitam um ar de aconchego para os visitantes. Na internet, é possível ter diversas ideias bacanas para tornar o ambiente ainda mais personalizável e acolhedor.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e confira também 5 dicas exclusivas para renovar os cômodos por meio de decoração com papel de parede!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Confira também nosso guia de Inspiração para Dormitórios, no Instagram!

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.