21jan

Neo mint: saiba como usar a cor que será tendência em 2020

Neo mint: saiba como usar a cor que será tendência em 2020

Acompanhar o que está em alta em diversas áreas do mercado é a melhor forma de fazer escolhas coerentes. Antes de pensar em incluir cores na decoração, por exemplo, muitas pessoas fazem pesquisas de tendências para tirar proveito das novidades. Por falar nisso, você sabia que o tom favorito para 2020 é um verde-água bem suave? Conhecido como Neo Mint, ele vai marcar o início de uma década e tem um grande potencial a ser aproveitado.

Vale a pena se antecipar e atualizar o visual da casa com a cor da vez. Para saber como usá-la na decoração, fique de olho nas informações deste artigo!

A definição da cor de 2020

O Neo Mint foi eleito pela empresa WGSN, considerada líder mundial em previsão de tendências. O processo de escolha aconteceu após observações relacionadas a diversos ambientes e comportamentos da sociedade — moda de rua, uso de mídias sociais, desenvolvimento de tecnologias etc.

Segundo Jane Monnington Boddy, diretora de cores da empresa, o verde-claro representa muito bem o momento atual porque remete a elementos científicos e a conceitos como natureza e sustentabilidade. Trata-se de uma tonalidade que passa uma sensação moderna e, ao mesmo tempo, futurista.

Apesar da delicadeza, o Neo Mint chama a atenção e deve ser usado com cautela, principalmente por quem costuma gostar de composições mais discretas. A boa notícia é que existem diversas soluções para aproveitar a cor de 2020 nas residências, seja nos detalhes, seja em grandes superfícies.

O significado do verde e suas variações

Diferentes tonalidades transmitem sensações únicas. Essa relação é abordada em muitos estudos da psicologia das cores, que demonstram o potencial de cada nuance na decoração dos ambientes. Pois bem, o Neo Mint entra na categoria dos verdes e carrega os mesmos efeitos dessas variações.

Sentimentos como calma e segurança estão associados a ele, assim como os valores de renovação e de esperança. Também é uma cor que ajuda a promover o equilíbrio e a harmonia, visto que tem ligação direta com diversos elementos naturais (árvores, arbustos e gramados).

Assim como a bela Classic Blue, eleita cor Pantone 2020, o Neo Mint mantém bastante proximidade com a natureza. Ambas tonalidades podem ser combinadas por quem deseja uma conexão maior com o universo, ou seja, com a essência de tudo aquilo que origina a vida.

As principais formas de decorar com Neo Mint

Nada melhor que começar uma nova década em grande estilo! Porém, se você não tem muita certeza sobre as combinações de cores, o ideal é aplicar a tendência aos poucos, em pequenos objetos da casa. Seja qual for a sua preferência, não deixe de se inspirar nas ideias que listamos.

Nos adornos

A maneira mais simples de usar o Neo Mint é buscar acessórios que sejam trabalhados com o tom: vasos de cerâmica, louças de porcelana, bandejas de acrílico, molduras de quadros e de espelhos, esculturas… Esses ornamentos ajudam a deixar a decoração moderna e atualizada.

Inclusive, é possível encontrar desde luminárias até eletroportáteis (batedeira, liquidificador etc.) com acabamento em verde-água. A vantagem é que esses itens não causam mudanças drásticas na aparência da casa, já que criam apenas alguns pontos de contraste.

Nas paredes

Essa proposta é perfeita para quem não quer inserir recursos que ocupem mais espaço dentro da casa. Afinal, consiste em aproveitar as superfícies verticais para expor a cor de 2020. Você pode investir em revestimentos como adesivos, pastilhas e papéis de parede com referência ao Neo Mint.

Outra opção é a tradicional pintura, lisa ou com textura, para renovar a cor da parede. Se o objetivo é realmente causar impacto, compensa cobrir uma divisória inteira com um tom de verde-claro. A tinta também pode ser usada para fazer faixas ou imagens com estêncil sobre uma parede branca.

No mobiliário

Já pensou em inovar com um aparador, cômoda ou jogo de cadeiras que tenham a cor da vez? Assim como outros tons pastel, o verde-claro traz um visual retrô que pode ser muito interessante em diversas composições — estilo vintage, industrial e até mesmo o clássico!

Uma alternativa é reformar móveis antigos com a aplicação de tinta Neo Mint ou com estofados que tenham essa cor estampada. A suavidade do verde aplicado ao mobiliário funciona muito bem com itens de madeira escura (marrom) ou com elementos de concreto (cinza).

Nos tecidos

Peças com fibras sintéticas ou naturais sempre estão presentes nas residências. Então, por que não inovar nos tecidos usados em cada ambiente? Pode ser uma cortina da cozinha, uma colcha do quarto de casal, um tapete do banheiro, uma toalha de mesa e até as almofadas da sala de estar.

Com a divulgação da tendência, será cada vez mais fácil encontrar essas peças com acabamento em Neo Mint. O tom não precisa ser único nos tecidos. Se você curte estampas floridas, geométricas ou abstratas, vale a pena procurar desenhos que combinem o verde-claro com branco, preto, marrom, cinza ou outra cor de sua preferência.

Nas plantas

É difícil pensar em verde sem lembrar de qualquer tipo de vegetação. E para a alegria de quem tem plantas em casa, esse é o momento perfeito para caprichar na mistura de espécies e valorizar diferentes espaços. Há, basicamente, duas soluções que funcionam bem nessa proposta:

  • priorizar mudas que tenham tonalidade semelhante ao Neo Mint — é o caso de muitas suculentas;
  • mesclar folhagens e ramos em tons de verde-claro com opções em verde-escuro — opção mais indicada para obter o efeito urban jungle (selva urbana).

As plantas podem ficar em vasos no chão, sobre mesas e bancadas ou em suportes pendentes. Floreiras presas às paredes também destacam a composição e ajudam a criar um jardim vertical. A definição dos melhores arranjos dependerá do espaço disponível em cada cômodo.

Ficou claro que ideias não faltam quando o assunto é tendência de cor, certo? A partir de agora, só esperamos que as sugestões de aplicação do Neo Mint ajudem você a começar 2020 com toda a tranquilidade e o equilíbrio que esse verde transmite.

Quer saber mais sobre o potencial das tonalidades em ambientes específicos? Leia o próximo artigo e entenda o impacto das cores no quarto de bebê!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia