10fev

Decoração de loft: tudo o que você precisa saber

escrito por Francieli Kern
Decoração de loft: tudo o que você precisa saber

O loft é um tipo de imóvel compacto, aconchegante e multifuncional com características bem específicas. Muitas pessoas têm dúvidas na hora de realizar a decoração de loft, principalmente porque residências como estas contam com planta integrada e cômodos sem divisórias.

No entanto, com uma boa disposição de móveis e outros pequenos truques é possível criar ambientes personalizados e atrativos, sobretudo se o objetivo for alugar o local. A dica é definir um estilo e aproveitar bem o espaço disponível, trazendo elementos que agregam valor estético e funcional.

decoração de loft - cozinha e sala integrados

Projeto: Arquiteta Mariana Mendonça – Execução: Finger Goias
– Foto: Henrique Ishibe

A seguir, apresentamos um guia completo sobre decoração de loft, com tudo o que você precisa saber para ter um imóvel exclusivo e diferenciado. Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

Quais as características do loft?

Antes de tudo, é importante que você saiba quais são as características que diferenciam o loft de um imóvel convencional. Em geral, os lofts contam com um espaço interno sem paredes e divisórias, ou seja, são considerados ambientes em conceito aberto.

Outro elemento que caracteriza o loft é o pé direto alto, que oferece amplitude, melhor sensação térmica e sofisticação. Além disso, a infraestrutura do loft costuma ser mais exposta, com espaços que recebem muita iluminação natural e proporcionam a sensação de liberdade.

decoração industrial

decoração industrial

Outro diferencial são as janelas amplas, o que deixa a impressão de o ambiente ser mais espaçoso, mesmo se o imóvel apresentar uma metragem menor. Por contarem com traços contemporâneos e modernos, os lofts geralmente atraem um público diversificado, que busca mais praticidade e comodidade na rotina.

Outro ponto é que os móveis presentes no loft são os elementos delimitadores de espaço, já que eles facilitam, por exemplo, uma mudança na configuração do ambiente. Por isso, os lofts são considerados unidades versáteis e fáceis de decorar.

Mesmo sendo um imóvel menor quando comparado a um apartamento convencional, o loft conta com um alto valor agregado. A demanda por este tipo de aluguel é grande, sobretudo por pessoas que trabalham em casa e residem em grandes cidades.

Por que decorar o loft?

A decoração de loft é uma estratégia fundamental se o seu objetivo for alugar o imóvel ou simplesmente se a ideia é morar no local. Isso porque, com um bom planejamento, o ambiente pode tornar-se ainda mais aconchegante, diferenciado e sofisticado.

Além de tudo, ao investir na decoração da unidade, você aumenta o valor de mercado e pode tornar os espaços ainda mais versáteis e elegantes. Uma dica, nesse sentido, é optar por um estilo despojado e minimalista, que garante maior fluidez e praticidade.

Caso você não decore o loft de maneira adequada, as chances de o ambiente parecer vazio e sem personalidade são maiores. Consequentemente, fica mais desafiador demonstrar a exclusividade que este tipo de unidade naturalmente transmite.

Há outras vantagens que certamente vão fazer você notar que vale a pena investir na decoração de loft, como:

  • aumenta as sensações positivas no ambiente;
  • proporciona mais conforto e personalidade ao local;
  • ajuda a criar layouts funcionais e versáteis;
  • agrega elementos que geram boas memórias aos moradores;
  • transmite um toque de exclusividade e sofisticação;
  • garante mais praticidade no dia a dia;
  • ajuda a otimizar o espaço;
  • contribui para o bem-estar e o aumento da qualidade de vida dos moradores.

Como decorar o loft?

O conceito por trás do loft é justamente viver um estilo de vida minimalista e leve. A escolha do tipo de decoração, portanto, pode ajudar a deixar o ambiente ainda mais elegante e livre de exageros. A ideia é adequar os elementos para ganhar fluidez no imóvel.

A escolha da mobília, por exemplo, deve ser muito bem planejada. É preciso pensar na disposição dos móveis, no tamanho das peças, se são compatíveis ou não com o espaço disponível, entre outros detalhes. É importante ter em mente que a decoração de loft requer uma atenção a mais.

Isso porque, é interessante compor cômodos que combinem entre si, mesmo que eles sejam integrados neste tipo de proposta. Se o seu objetivo é alcançar uma estética vibrante, mas, ao mesmo tempo, sofisticada, vale a pena apostar em elementos que ajudem a equilibrar o ambiente residencial.

A seguir, listamos uma série de dicas para auxiliar você a compor uma decoração de loft esteticamente agradável e moderna. Acompanhe!

Escolha um estilo de decoração

Como citamos, o primeiro passo é escolher um estilo de decoração para o loft que transmite personalidade e exclusividade. O estilo minimalista é um dos mais escolhidos em imóveis como este, mas você também pode apostar, por exemplo, na decoração industrial, que propõe funcionalidade e versatilidade.

Na proposta industrial, vale a pena incluir elementos estruturais, ou seja, que fazem parte da infraestrutura da residência. Assim, vigas e pilares, treliças, instalações elétricas, tubulações, entre outros elementos, podem ficar à mostra e gerar um aspecto totalmente diferenciado.

Outra opção que combina muito bem com a proposta do loft é a decoração rústica, que aposta em matérias-primas mais naturais, como a madeira. Quando mesclada com itens mais modernos, você consegue criar ambientes bastante aconchegantes e confortáveis.

Deixe os ambientes aconchegantes

Pode parecer difícil pensar que um loft, por ter um espaço mais compacto, tem a possibilidade de ser realmente aconchegante. No entanto, ao escolher os elementos certos, fica muito mais simples deixar os cômodos mais equilibrados e, consequentemente, mais leves.

Para isso, é importante apostar no uso de tapetes, cortinas, tecidos, almofadas, texturas e mantas de sofá. Além disso, vale a pena deixar o acesso livre para as janelas, caso o loft conte com uma vista externa bonita. Outra dica é criar pontos de apoio no imóvel, como bancadas e balcões.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Devido ao pequeno espaço, use espelhos nas paredes para aumentar a amplitude da unidade. Na cozinha, instale coifas e depuradores para evitar que o cheiro de comida espalhe pela casa. Tudo isso ajudará a tornar o loft ainda mais aconchegante para os moradores.

Opte por móveis funcionais

O conceito do loft requer móveis funcionais, práticos e versáteis, que combinem com a proposta do imóvel. Este tipo de mobília é ideal para quem conta com pouco espaço disponível e precisa otimizar ao máximo os ambientes. Até mesmo porque, no loft, os cômodos são geralmente integrados.

ambientes integrados de luxo com móveis planejados - valorização do imóvel

Casa em Winter Garden – Flórida
Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

Isso quer dizer que, a falta de paredes e divisórias, exige um planejamento mais cuidadoso no momento de decorar. Assim, vale a pena encontrar um bom fornecedor e optar por materiais de alto padrão e qualidade para incrementar os diferentes cômodos.

Há uma série de opções disponíveis no mercado, como camas retráteis, sapateiras com tampo, armários aéreos e muito mais. Uma dica interessante para poupar ainda mais espaço é escolher modelos de mesa dobráveis e portáteis, que podem ser facilmente mudadas de um local para outro.

Invista em móveis planejados

Os móveis planejados são itens que possibilitam a criação de espaços exclusivos e diferenciados. Eles são elementos que oferecem um visual muito elegante e integrado, além de apresentar uma enorme variedade de cores, formatos e estilos decorativos.

lettering - área gourmet

Projeto e execução de interiores: Studio Living Caxias – Obra: Studio F.F. – Fotografia: Artur Pretto

Sem contar que os móveis planejados são ideais para lofts e outros tipos de imóveis pequenos. Isso porque, a mobília pode ser instalada em qualquer ambiente, agregando bastante personalidade, disponibilidade e funcionalidade na rotina dos moradores.

A grande vantagem é que os móveis planejados são criados justamente para atender às necessidades de cada cliente. Isso quer dizer que as peças são fabricadas sob medida, conforme a preferência do cliente. Portanto, você pode escolher o modelo, a cor e o tamanho de cada mobília.

Pense na circulação

Uma das grandes características dos lofts é a amplitude e a livre circulação, ou seja, o espaço disponível para ir e vir. Por isso mesmo, para garantir que o seu loft tenha ainda mais valor agregado, você deve planejar a disposição dos elementos para manter sempre o espaço de circulação.

Uma das maneiras de aliar a funcionalidade do loft é criar pontos de apoio, como uma bancada, que pode servir como bar, ligação entre a cozinha e a sala, local de encontro e apoio de objetos. Pode parecer um detalhe simples, mas realmente faz toda a diferença.

Igualmente, como o loft é um espaço que preza pela integração, é interessante apostar também em elementos que integrem todos os ambientes. Utilizar estantes e móveis suspensos, por exemplo, ajuda a manter a amplitude, mantém a organização e ainda gera um impacto visual acolhedor no imóvel.

Aposte em peças decorativas

Para a decoração de loft, sobretudo se o seu objetivo for alugar o espaço por curtos períodos, vale a pena apostar em peças chamativas e diferenciadas nos cômodos. Além de dar um charme a mais, o loft ainda ganha um valor agregado, tornando-se mais atrativo para moradores e visitantes.

Para aproveitar ao máximo o espaço, invista em murais, quadros, espelhos, prateleiras com elementos decorativos de época, luminárias, entre outros itens. Lembrando que, para o loft, é importante considerar que há poucas divisórias entre os cômodos.

Por isso, você pode usar diferentes móveis e peças, como estantes, racks, cobogós ou biombos. Além de servirem para a decoração, você também pode aproveitá-los para manter a organização, gerar privacidade no imóvel e delimitar os ambientes integrados.

Aproveite cada espaço

Mesmo que o espaço do loft seja bem aberto, pode ser desafiador aproveitar ao máximo o potencial de cada espaço. Por isso, como citamos, é importante pensar em móveis e elementos que ajudem a armazenar os objetos e utensílios utilizados no dia a dia.

Portanto, vale a pena investir em camas com baú, armários embutidos, estantes, entre outros itens que ajudem a manter uma aparência mais leve no imóvel. Móveis muito grandes, por exemplo, podem atrapalhar a circulação e reduzir a percepção de amplitude.

Nos lofts, cada detalhe do espaço fica facilmente evidente, assim, opte por móveis que auxiliam a organização e evite deixar os eletrodomésticos muito aparentes. A ideia é criar espaços mais harmônicos e equilibrados, que transmitam leveza e tranquilidade, e não o contrário.

Inove nas cores e revestimentos

Devido à integração dos ambientes, o loft exige a escolha de um mesmo estilo decorativo, assim como uma paleta de cores e revestimentos próprios. Geralmente, os lofts combinam muito bem com tons de cinza e nuances claras, que tendem a gerar mais destaque aos diferentes elementos do imóvel.

cozinha rosa - estilo clássico romântico - nichos para cozinha

Showroom: Finger Juiz de Fora – Decoração: The Casa – Fotos: MadeFilmes

O piso, por exemplo, pode ser o mesmo para toda a residência, já que isso ajuda a gerar uniformidade e amplitude. É preciso ter cuidado apenas com as cores do revestimento, sempre lembrando que devem ser mesclados de forma harmônica com os itens decorativos.

Outra dica é apostar em paredes em cores claras e combinar com elementos escuros, ou vice e versa. Lembre-se também de valorizar ao máximo a iluminação natural, pois isso contribui para o aumento do conforto térmico e para a sensação de aconchego nos cômodos.

Inclua texturas

Para deixar a decoração menos monótona, você ainda pode incluir diferentes texturas, até mesmo mesclá-las para criar um ambiente inovador e exclusivo. Os lofts são reconhecidos por suas texturas rústicas e industriais, inclusive, elas geralmente ficam aparentes nos espaços.

Você pode combinar texturas em paredes e pisos, em tecidos e estampas e aproveitar ao máximo as texturas naturais. Os tapetes, por exemplo, são ótimas peças, apresentando diferentes modelos e tamanhos. É possível escolher tanto as texturas mais ásperas quanto as naturais.

Texturas - moodboard

A grande vantagem de incluir as texturas na decoração é que elas transmitem múltiplas sensações. Portanto, é um elemento-chave bastante simples, mas que faz toda a diferença na composição dos ambientes. No mercado, atualmente, é possível encontrar inúmeros tipos de materiais e acessórios com variadas texturas.

Onde buscar inspirações para a decoração de loft?

A internet está cheia de bons exemplos e dicas para inspirar o planejamento do seu loft. Basta realizar uma rápida pesquisa e encontrar uma série de referências de grandes marcas e influenciadores nas redes sociais que apostam em elementos diferenciados para a decoração de loft.

O Pinterest, por exemplo, é um site que você consegue pesquisar por imagens sobre os mais variados temas. Inclusive, há uma categoria apenas sobre decoração de casa que pode ajudar e servir de referência para os seus projetos arquitetônicos.

O bacana é que você pode criar um perfil personalizado e adicionar pastas com as suas ideias. Vale a pena utilizar o site, já que é possível encontrar facilmente fotos de lofts já decorados, no estilo que você deseja. O Pinterest está disponível também por aplicativo para Android e iOS.

As redes sociais também permitem encontrar boas referências de decoração de ambientes. No Instagram, Facebook, entre outros, há diferentes tipos de conteúdos e exemplos para inspirar-se. Ainda vale a pena seguir as páginas de influenciadores e profissionais de design de interiores.

Da mesma forma, o YouTube está recheado de vídeos de decoração que ajudam a ter experiências imersivas e acesso a tutoriais explicativos. Existem canais especializados sobre arquitetura e reforma de casa para ganhar motivação para transformar os ambientes do seu loft.

Outra dica é acessar revistas de design de interiores com muitas boas ideias. O bacana é os conteúdos serem segmentados com sugestões, dicas e fotos com diferentes modelos e espaços. Além disso, é possível acessar artigos completos, com soluções e detalhes que auxiliam significativamente a tirar dúvidas.

Living com madeira quente

Projeto: Caza Arquitetura – Foto: Maykel Orlandi

Mesmo tendo acesso a diferentes referências, você deve refletir qual a proposta que realmente deseja para o seu imóvel. Até mesmo porque, é muito mais interessante transmitir a sua personalidade e gosto pessoal, trazendo bastante autenticidade e personalização para o seu projeto.

Quais cuidados tomar?

Para evitar deixar o ambiente carregado e desarmônico, é preciso planejar muito bem os elementos presentes no seu loft, como citamos. Se o intuito é garantir a beleza e funcionalidade, a inserção de muitos objetos pode acabar sobrecarregando o espaço.

Um cuidado importante a tomar, por exemplo, é optar por móveis compactos, de qualidade e que tenham como principal característica a durabilidade. Até mesmo porque, o excesso pode atrapalhar a circulação e, consequentemente, afetar o estilo de vida dos moradores.

Outra dica é optar por cores e revestimentos que combinem, pois uma paleta errada e matérias-primas inadequadas podem gerar o sentimento oposto no loft. Não trazer elementos que ampliem os cômodos, igualmente, é um erro que muitas pessoas cometem ao decorar o loft.

cozinha tom fendi e madeira cores neutras

Projeto: Andressa Verdi – Execução: Finger Goiânia – Fotos: PlayMotion

Caso o espaço disponível seja realmente reduzido e limitado, escolha sempre por cores claras e neutras, que ajudam a suavizar esse aspecto no ambiente. Para compensar, opte por itens em cores mais vibrantes, que elevam a vibração e trazem cor ao imóvel.

Por fim, não deixe de apostar em mobílias para aproveitar as paredes, já que esse espaço geralmente fica ocioso. Assim, invista em prateleiras, nichos e armários, e armazene todos os utensílios possíveis em compartimentos para garantir a organização.

O que não fazer ao decorar o loft?

Existem alguns erros que não podem ser cometidos ao planejar a decoração de loft. Quando cometidos, eles prejudicam as características marcantes do imóvel, como multifuncionalidade, versatilidade e praticidade. A seguir, listamos uma série de dicas para ajudar você a compor o estilo do seu loft de maneira eficiente. Veja!

Ignorar a incidência da iluminação natural

Pode não parecer, mas a maioria dos lofts contam com uma alta incidência de iluminação natural, sobretudo por conta do pé-direito alto que transmite claridade por todo o local. Para tanto, você pode adotar o uso de cortinas nas janelas, caso deseje reduzir um pouco a luz do sol.

living

Projeto: Guilherme Miranda – Execução: Master Plus Marau – Foto: Lucas Valêncio

Ao projetar o loft, considere a localização dos quartos, da cozinha e de outros cômodos de maneira mais estratégica. Em alguns ambientes, pode ser necessário, por exemplo, adotar cores mais neutras e claras para gerar a claridade naturalmente.

Investir em móveis convencionais

Como citamos, os móveis planejados são excelentes opções para dar um charme a mais no loft. Para além da estética, esse tipo de mobília agrega valor e traz comodidade, já que todas as peças são feitas sob medida para as necessidades do imóvel.

Por isso, a dica aqui é evitar comprar móveis convencionais, que não podem ter o tamanho e formato alterados. Ao apostar nos planejados, você consegue ter maior disponibilidade em todos os espaços disponíveis, além de contar com mobílias de qualidade e durabilidade superior.

Não pensar na praticidade

Outro erro bastante comum é não considerar a praticidade no seu loft. Muitas vezes, para economizar, você acaba dando preferência a elementos que descaracterizam e retiram a personalidade do imóvel. A dica para otimizar é pensar tanto no conforto quanto no custo-benefício das peças.

Até mesmo porque, o conceito por trás do loft é, justamente, criar um projeto inovador e personalizado, que transmita muito do gosto dos moradores e do proprietário. Sem contar que é importante que o local continue sendo o seu refúgio, concorda?

Não decidir o local dos elementos decorativos

Para alcançar autenticidade e exclusividade, você precisa parar e refletir onde cada móvel, peça e demais objetos ficarão posicionados no loft. A indicação é realizar marcações no imóvel e pedir o auxílio de profissionais especialistas neste assunto para não errar.

Sem isso, o seu loft pode ficar sem personalidade e virar um ambiente amontoado de itens soltos, que não combinam entre si. Assim, procure delimitar a área dos cômodos, pensando principalmente em suas funções e como serão utilizados no dia a dia.

Não realizar pesquisas 

Se você quer realmente ter uma decoração mais descolada, faça buscas pela internet e utilize o conhecimento de profissionais nas redes sociais para definir o estilo do seu loft. Com isso, fica muito mais simples ter ideias inovadoras e pensar o local onde cada elemento ficará posicionado.

Como citamos, há uma série de informações preciosas na rede que ajudam significativamente a criar projetos arquitetônicos com referência do design de interiores. Você também pode solicitar o suporte de pessoas com experiência na área.

Agora você já sabe como fazer a decoração de loft para aproveitar ao máximo o espaço disponível no seu imóvel. Seguindo as nossas dicas, certamente você terá mais facilidade para incrementar a unidade e transmitir a sua personalidade na escolha dos elementos.

Lembrando que, por ser um ambiente mais compacto, é preciso pensar muito bem na disposição dos móveis e dos demais objetos decorativos. Para isso, você pode contar com a ajuda de empresas especializadas no assunto como a Finger Móveis Planejados.

Aproveite a visita e siga a Finger nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, Pinterest e Telegram.

Solicite um orçamento

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia