20nov

Cozinha conceito aberto com ilha: como adotar essa tendência?

escrito por Francieli Kern
Cozinha conceito aberto com ilha: como adotar essa tendência?

A casa deve ser um refúgio personalizado e confortável. No qual, a família se sente bem, protegida, além de encontrar funcionalidade e praticidade. Existe uma tendência que tem exatamente essa proposta. Estamos falando da cozinha conceito aberto com ilha. Por meio dela, se obtêm também o melhor aproveitamento de espaço e a integração com os demais ambientes.

cozinha gourmet living móveis planejados de alto padrão - luxo

Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

Neste artigo, explicaremos sobre esse estilo com mais detalhes. Nos próximos tópicos, apontaremos as vantagens, aplicações e meios para se inspirar. Confira!

O que é cozinha conceito aberto com ilha?

Explicando de maneira simples, a cozinha conceito aberto com ilha é um estilo que combina dois elementos-chave: o conceito aberto e uma ilha de cozinha. Para entender melhor, mostraremos algumas características de cada um desses elementos:

Cozinha de luxo

Execução: Finger Haus Centro Sul – Projeto: Josi Barros Arq – foto: Lucas Rangel

Conceito aberto

Caracterizado pela remoção ou diminuição das barreiras físicas entre a cozinha e outros espaços da casa, como a sala de estar, a sala de jantar ou a área de estar. Isso cria um ambiente mais amplo e arejado, permitindo que as atividades na cozinha estejam integradas à vida social e ao entretenimento.

Ilha de cozinha

É uma bancada ou estrutura independente que fica no centro da cozinha. Pode servir a várias funções, como preparação de alimentos, área de trabalho, espaço para refeições e armazenamento adicional. As ilhas geralmente têm um balcão superior, que pode ser usado para servir refeições rápidas ou lanches. Frequentemente incluem pias, cooktops ou outros recursos úteis.

Cozinha

Projeto: Alexandre Bannitz Arquiteto – Execução: Edy Planejados Oficial

Ao reunir esses dois fatores, a cozinha conceito aberto com ilha cria uma sensação de fluidez e amplitude no layout da casa. Tornando-a elegante para aqueles que desejam uma sensação de espaço aberto e moderno.

Quais são as vantagens dessa tendência?

Uma das principais vantagens da cozinha conceito aberto com ilha é, sem dúvida, a maximização do espaço. Visto que insere a sensação de continuidade com os outros ambientes. Além disso, permite que a cozinha cumpra várias funções além das básicas (preparo e armazenamento de alimentos). A seguir, elencamos as principais vantagens desse estilo.

Iluminação natural

A falta de paredes ou divisões permite a passagem de mais luz natural na casa. Isso torna a cozinha mais agradável de usar. Também economiza energia – o que reduz a necessidade de iluminação artificial durante o dia.

cozinha provençal classica com ilha | cozinha conceito aberto com ilha

Inspiração: Edy Planejados

Fluxo melhorado

A cozinha conceito aberto com ilha permitem uma movimentação suave entre as áreas da cozinha – o que torna as atividades mais eficiente. Dessa forma, se facilita a circulação e o acesso a diferentes áreas do espaço.

Adequação para entretenimento

Esse tipo de cozinha é ideal para entretenimento, pois permite que o anfitrião interaja com os convidados enquanto cozinha. A ilha também serve como um espaço conveniente para servir petiscos ou refeições mais informais.

Móveis planejados para Cozinha Freijó Contemporânea - diferenciais

Execução: TC Planejados – Produção: Blue7 Digital

Design moderno

Esse estilo de cozinha pode ser projetado para ter um design moderno e esteticamente atraente. Por isso, é uma tendência bem popular em casas contemporâneas e podem adicionar valor estético à moradia.

Cozinha de luxo | cozinha conceito aberto com ilha

Projeto: Juliana bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

Devido a todos esses benefícios, a cozinha conceito aberto com ilha são vistas como um espaço valioso para o imóvel. O resultado é o aumento do valor de revenda da propriedade.

Como adotar esse tipo de cozinha na casa?

Vale lembrar que a implantação de uma cozinha de conceito aberto com ilha requer o investimento de tempo e recursos. Portanto, é importante planejar e garantir que o resultado atenda às suas necessidades e estilo de vida. Para ajudar na adoção desse estilo, apontaremos algumas dicas valiosas.

Planeje o orçamento

Comece com um planejamento cuidadoso. Determine o espaço disponível para a cozinha e a viabilidade de remover ou modificar paredes para criar o conceito aberto. Estabeleça um orçamento para o projeto, incluindo gastos de materiais, mão de obra e possíveis custos adicionais, como eletrodomésticos e mobiliário.

Cozinha Cinza Soul Collection

Cozinha Soul Collection – Padrões Staub e Staff
Projeto: Paulo André Assumpção – Fotos: Otávio Assumpção

Consulte um profissional

É aconselhável consultar um designer de interiores ou arquiteto. Especialmente, se a remodelação envolver grandes alterações estruturais. Esses profissionais podem ajudar a criar um plano de layout que funcione bem com o espaço e suas necessidades.

Escolha o estilo

Decida o layout da cozinha, incluindo a localização da ilha. Esse ambiente pode ter várias funções, como: área de preparação de alimentos, espaço de armazenamento ou de refeições. Para facilitar a decisão, pense sobre como usará a cozinha no dia a dia.

Cozinha elegante | cozinha conceito aberto com ilha

Projeto e Execução: Atrativa Finger – Fotos: Movie Two Creative

Decida quais serão os materiais

Ao escolher os materiais de acabamento (pisos, bancadas, armários e azulejos). Considere os materiais duráveis e de fácil manutenção, que se adéquem ao estilo que você deseja para a cozinha.

Pense nas instalações e eletrodomésticos

Planeje onde deseja posicionar a pia, o fogão, a geladeira e outros eletrodomésticos. Certifique-se de que a infraestrutura elétrica, hidráulica e de ventilação seja adequada para a nova configuração.

Projete a iluminação

Analise o que fará parte da estrutura de iluminação da cozinha. Isso inclui as luzes embutidas, pendentes sobre a ilha e outras fontes de luz. Vale lembrar que a iluminação é fundamental para criar uma atmosfera acolhedora e funcional.

cozinha gourmet - com ilha

Projeto: Arquiteto Matheus Sohne

Verifique o mobiliário e a decoração

Escolha o mobiliário da ilha, como bancos de bar, e decore a cozinha de acordo com seu estilo pessoal. Lembre-se de que menos é mais no design de conceito aberto para manter o espaço aberto e arejado. Após a construção, adicione os detalhes finais, como acabamentos, acessórios, utensílios de cozinha e decoração.

Onde buscar inspirações para esse estilo?

A procura por inspirações para uma cozinha de conceito aberto com ilha é uma parte emocionante do processo de design. Existem várias fontes onde você pode encontrar ideias e inspirações para esse estilo. Aqui estão algumas sugestões:

Cozinha perfeita | cozinha conceito aberto com ilha

Execução: TC Planejados Oficial – Produção: Blue 7 Digital – Foto: Yuri Mazara

  • Revistas de decoração – você pode encontrar imagens inspiradoras e informações sobre as tendências mais recentes;
  • Sites e blogs de decoração – geralmente, apresentam fotos de projetos de design de cozinha, dicas, e histórias de sucesso de renovações;
  • Redes sociais – plataformas, como Pinterest e Instagram, são excelentes para descobrir inspirações visuais. Você pode criar painéis no Pinterest para salvar imagens de cozinhas que gosta ou seguir contas de designers de interiores no Instagram para ver projetos reais;
  • Websites de arquitetura e design – apresentam projetos de casas contemporâneas e cozinhas de conceito aberto.

Enfim, esse estilo de cozinha é ideal para o contexto da moderna arquitetura e decoração de interiores. Sem falar que se encaixa bem nas necessidades das famílias que prezam pelo bom gosto, convivência e qualidade de vida no lar.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

O que achou de nosso artigo? Entendeu o que é cozinha conceito aberto com ilha? Quer continuar bem informado sobre as tendências e novidades do mercado imobiliário? Então, siga a Finger Móveis no Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter e Youtube!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia