30abr

O que é jardim de inverno e como ter um na minha casa?

O que é jardim de inverno e como ter um na minha casa?

Que as casas com jardins são apaixonantes e vivas, já se sabe. Em ambientes abertos, o sol ajuda a cultivar as plantas. Mas você sabia que é possível criar um jardim de inverno? Essa opção é perfeita para quem tem espaços pequenos, fechados e com temperaturas mais baixas.

Isso mesmo! É possível cultivar plantas e flores em cômodos do seu apartamento e trazer mais vida para o seu lar. A solução também funciona quando o objetivo é dar uma repaginada na casa, afinal, carrega a beleza e outros benefícios dos elementos naturais.

Por isso, confira um artigo completo sobre jardim de inverno e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Aprenda a montar o seu espaço e saiba como cuidar das plantas e mantê-las bonitas e saudáveis.

jardim de inverno

jardim de inverno

O QUE É JARDIM DE INVERNO?

Antes de aprender a montar o jardim de inverno, é importante entender o conceito desse espaço e qual a sua funcionalidade.

Primeiramente, esse tipo de jardim surgiu em países muito frios, onde as baixas temperaturas são um empecilho para o cultivo de determinadas plantas nas áreas externas. A solução encontrada, portanto, foi levar um pouco de terra e algumas mudas para ambientes protegidos dos ventos e intempéries.

O resultado veio na forma de espaços anexados às residências, ao lado das salas, cozinhas, varandas e corredores. Assim, é possível desfrutar da beleza das folhagens mesmo em períodos de invernos rigorosos, sem se preocupar com os danos causados às plantas devido ao frio extremo.

Apesar de ter sido construído para regiões mais frias, é possível montar o jardim de inverno em regiões tropicais, como o Brasil. No país, esse tipo de jardim tornou-se uma opção muito popular, principalmente por moradores de ambientes menores, como apartamentos.

Além de deixar a casa mais verde e bonita, optar por um jardim de inverno em um país com temperaturas altas, como o Brasil, é uma forma de purificar e refrescar o espaço.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE JARDIM DE INVERNO?

Apesar de ter finalidades iguais, os jardins de inverno podem ser de variados tipos. Conheça alguns tipos de jardim de inverno:

Jardim de inverno vertical

É uma opção para quem quer utilizar uma parede como apoio. Os jardins verticais são solução para quem não tem muito espaço para aproveitar. Assim, você economiza espaço e embeleza uma parede.

jardim vertical

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Dol

Jardim de inverno aberto

Esse tipo de jardim pode ser montado ao ar livre, sem fechamentos. Nesse tipo de jardim, não há paredes ou apoio para as plantas e elas crescem de forma livre. Uma opção é utilizar claraboias.

Jardins para espaços pequenos

O jardim de inverno para ambientes menores também é bem-vindo. Você pode optar por colocá-lo embaixo da escada ou até mesmo na cozinha. São variadas as opções.

QUAIS VANTAGENS ELE TRAZ?

Como se não bastasse a variedade de formas, cores e texturas proporcionada por plantas de diferentes espécies, ter um jardim de inverno também traz bem-estar e benefícios à saúde dos moradores. Entenda melhor a partir das vantagens que listamos a seguir.

Baixo custo

Montar um jardim de inverno é uma solução econômica para valorizar os ambientes residenciais. Os gastos para executar um projeto são menores quando comparados à construção de hortas ou canteiros externos. Sua manutenção também é de baixo custo e consiste, basicamente, em simples trabalhos de poda, rega e aplicação de adubo.

Mas se você optar por sistemas de irrigação mais diferenciados e automatizados, o custo de instalação do jardim pode aumentar um pouco mais. Por isso, é importante analisar o investimento antes de optar por um jardim mais moderno, automatizado.

Conforto térmico e acústico

As plantas naturais têm a capacidade de reter água em suas raízes. Dessa forma, ajudam a manter os níveis de umidade adequados e contribuem para o controle da temperatura. Algumas espécies ainda filtram e purificam o ar, absorvendo toxinas e criando uma atmosfera mais saudável.

urban jungle - plantas no lar

Além do conforto térmico, um jardim interno também pode atuar na melhora da acústica do ambiente. Isso porque o acúmulo de várias folhas cria uma espécie de “parede viva” que bloqueia ruídos indesejados, evitando que o barulho de um recinto chegue a outras áreas da casa.

Aproveitamento da luz natural

Construir ou aproveitar um anexo para a instalação de um jardim de inverno melhora a qualidade da iluminação dos cômodos mais próximos. Afinal, como dissemos, esse tipo de projeto costuma ter ligação com a área externa a partir da cobertura ou de paredes envidraçadas.

O resultado é uma maior quantidade de luz solar adentrando a residência. Essa claridade natural propicia o desenvolvimento das plantas e alegra os ambientes. Além disso, ao longo do dia, promove economia de energia elétrica, por reduzir a quantidade de lâmpadas acesas.

COMO E ONDE MONTAR?

Apesar de encontrar alguns tipos de jardim de inverno, para montar o espaço em sua casa é preciso fazer algumas adaptações que podem ser fáceis ou não.

Por exemplo, os jardins de inverno são parcialmente fechados nas laterais e costumam apresentar abertura no teto. Então, se sua casa não tem uma área que recebe iluminação zenital (proveniente do topo do recinto), vale investir em uma reforma para criar um espaço aberto na cobertura.

Mas para quem não quer fazer grandes alterações, a dica é aproveitar outros espaços que costumam receber bastante luz natural. Bons exemplos são as varandas ou sacadas fechadas com vidro, pois fornecem claridade suficiente para o desenvolvimento das plantas.

Também é possível construir o projeto sob o vão de uma escada, como já citado, que tenha cobertura transparente (geralmente, claraboias de vidro, acrílico ou policarbonato). Essa é uma ótima opção para quem precisa otimizar espaço e não quer desistir da ideia de ter um jardim dentro de casa.

jardim de inverno madeira e claraboia

Agora que você já entendeu a necessidade de adaptação do seu lar para receber o jardim de inverno, é importante seguir alguns passos e dicas para garantir um jardim incrível e apaixonante. Confira:

Prepare o piso

Após encontrar o espaço ideal, você precisa preparar a área que vai receber as mudas. Isso significa impermeabilizar todo o piso e criar bordas em torno do canteiro, que será preenchido com substrato. No entanto, quem optar pelo sistema de cultivo em vasos pode pular essa etapa.

Escolha as plantas

Priorize espécies rústicas e que se adaptam facilmente aos ambientes internos, como samambaias, orquídeas, azaleias e suculentas. A variedade é importante para deixar o cantinho bonito e com aspecto natural. Em seguida, simule combinações de flores e folhagens e faça o plantio.

Varie também o tamanho das plantas e das folhagens. Essa mistura pode ser ótima para deixar o ambiente mais dinâmico e para que o jardim ganhe camadas, saindo um pouco da mesmice.

Decore com revestimentos

Materiais como bambu, rochas, tijolinho maciço e madeira de demolição podem dar um charme a mais ao projeto. Se possível, use-os como revestimentos no piso e nas paredes do jardim. Se preferir uma estética clean e moderna, pode substituí-los por placas de cerâmica, ladrilhos hidráulicos ou porcelanato.

Que tal criar um caminho com seixo rolado e um painel de fundo utilizando pedras em corte canjiquinha? Ou pintar parte de uma superfície vertical de preto para compor uma parede de lousa? Criatividade é tudo nessa hora e pode dar mais personalidade ao local!

Inclua acessórios

Assim como os revestimentos, alguns acessórios também são essenciais para dar vida ao projeto. Ganchos, suportes pendentes, floreiras diferenciadas e grades de ferro são ótimas opções para fixar plantas em vasos e levar as folhagens para diferentes níveis além do piso.

Fontes, lanternas, sino dos ventos e cascatas são recursos incríveis para incluir os elementos água, fogo e ar ao ambiente, que já traz muita terra. Se faltar espaço para novas mudinhas, não hesite em instalar nichos e prateleiras.

Finalize com imóveis

Já pensou em incluir móveis no jardim de inverno? Pode ser apenas um banquinho para fazer leituras tranquilas ou um jogo de cadeiras com mesa — para usar durante um chá da tarde, ler ou até mesmo trabalhar. Não deve haver limites para deixar esse cantinho verde mais prático e aconchegante.

Aposte na iluminação

Não só de luz natural vive o jardim de inverno. A dica é apostar em luzes que criem um ambiente mais aconchegante. Luzes mais discretas, mas que tragam uma decoração especial para o espaço.

tipos de iluminação

CUIDADOS COM O JARDIM VERTICAL

Mas não é apenas montar o espaço. O jardim vertical exige cuidados especiais para que as plantas sobrevivam e permaneçam bonitas e saudáveis. Confira algumas dicas de como cuidar do jardim:

  • conheça as necessidades de cada planta escolhida para o local;
  • ofereça luminosidade para suas plantas;
  • fique atento à rega;
  • realize a limpeza das folhagens com frequência;
  • opte por plantas mais fáceis de cuidar;
  • se possível, aposte em equipamentos de irrigação automática;
  • a adubação é um ponto importante para a saúde das plantas.

Cuidar do jardim de inverno não é tão difícil, como você viu. E essa é uma das grandes vantagens. Assim, montar um ambiente verde, com boa ornamentação e um charme especial é uma tarefa prazerosa.

Então, você já sabe como montar esse jardim diferente e como cuidar dele. Agora é hora de começar a buscar inspirações. Portanto, guarde nossas dicas e use-as como complemento sempre que fizer novas pesquisas sobre o tema.

Quer mais soluções para cultivar plantas em ambientes residenciais? Então, confira como montar um jardim vertical dentro de casa!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia