22maio

CASACOR: tudo sobre a maior mostra de Arquitetura das Américas

escrito por Francieli Kern
CASACOR: tudo sobre a maior mostra de Arquitetura das Américas

O universo da arquitetura, paisagismo e design de interiores é amplo, atinge todas as partes do mundo, conta com profissionais renomados ao nível internacional. Imagine conectar e reunir todas essas esferas em um único lugar. Os possíveis resultados seriam materializados em inovação, eficiência e criatividade. É exatamente essa a proposta da CASACOR.

casacor 2022

Casacor 2022 – Projeto: Ana Paula Ribeiro / Carol Souto – Execução: Finger Brasília

Para entendermos a amplitude desse evento, neste artigo, mostraremos o que representa e como funciona. Além disso, apontaremos também como foram as participações da Finger Móveis Planejados nas várias amostras da CASACOR. Confira os próximos tópicos!

O que é CASACOR?

Casa Cor RS - 2013

Casa Cor RS 2013 – Ambiente: Espaço do Cervejeiro Baden Baden – Projeto Arquiteta Aclaene de Mello e Clarice Mancuso

Esse evento é simplesmente a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. No mundo, a CASACOR é reconhecida como a mais completa e se expande por 21 praças nacionais e 6 franquias internacionais. No Brasil, o evento é sediado em São Paulo, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Existem também algumas cidades que são contempladas pelo evento, como: Brasília, Balneário Camboriú, Itapema e Ribeirão Preto. O objetivo é que a CASACOR atinja vários pontos estratégicos do território nacional. No contexto internacional, a mostra marca presença em Miami (Estados Unidos), Paraguai, Bolívia e Peru.

Para ser promovido, o evento conta com diversos patrocinadores, como empresas, profissionais e fornecedores. Para esse grupo, o patrocínio da CASACOR reforça a estratégia de mercado da marca, a presença na mídia e perante o público. Quanto as edições, são construídas em torno de um tema específico das áreas de arquitetura, design, paisagismo, decoração e arte.

Casacor Bahia 2022

Casa Cor Bahia 2022 – Projeto: Aline Cangussu Arquitetos – Execução: Finger Bahia – Foto: Xico Diniz

Outra tradição da CASACOR é homenagear grandes nomes da arquitetura contemporânea e projetos de alto renome. Portanto, entre os mestres que já foram homenageados, podemos citar: Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi. De uns anos para cá, o evento tem focado bastante na premiação de projetos sustentáveis.

Qual é a história da mostra?

Voltando nas páginas da história, chegaremos ao ano de 1987 que marca a primeira exibição da CASACOR. Aconteceu em São Paulo, durou 20 dias e reuniu mais de 6 mil pessoas. O principal objetivo foi arrecadar fundos para uma associação beneficente: a Obra de Berço. Porém, o evento também tinha um apelo cultural.

Casacor Brasília 2022

Casacor Brasília 2022 – Projeto: Juliana Leão – Foto: Edgar Cesar

O sucesso foi tão grande que a segunda edição (que aconteceu no ano seguinte) ultrapassou a marca de 16 mil participantes. Houve a presença de diversos profissionais renomados e muitos que desejam participar não conseguiram – dada a grande audiência. Apenas uma década depois, a CASACOR já recebia mais de 100 mil visitantes, tinha 67 ambientes decorados por paisagistas, 86 arquitetos e decoradores participantes.

Casacor 2021

Casacor Pernambuco 2021 – Ambiente: Café Santa Clara – Projeto assinado pela Arquiteta Juliana Djick – Execução: Finger Nordeste – Fotos @amarovznos

Atualmente, o evento acontece em 27 endereços espalhados pelas Américas. Na última edição, só na mostra realizada no Rio Grande do Sul, foram contados 30 mil visitantes, 40 ambientes idealizados por 70 profissionais. Já na mostra do Rio de Janeiro, foram movimentados mais de 10 milhões de reais em negócios.

Como tem sido a participação da Finger nesse evento tão importante?

Nesse evento tão importante, a Finger Móveis Planejados faz questão de marcar presença. Desde 2013, buscamos apresentar propostas arquitetônicas e decorativas alinhadas com a temática da mostra. Para entender melhor a nossa participação na CASACOR, criaremos uma linha do tempo.

CASACOR BRASÍLIA – Edição 2022

No ano de 2022, tivemos a honra de participar em 4 ambientes na CasaCor Brasília, edição comemorativa de 30 anos da mostra, que ocorreu na ARENA BSB – Estádio Mané Garrrincha. Confira o vídeo do Júnior Finger, Gerente Comercial da Finger, que prestigiou a mostra e conta alguns detalhes de cada ambiente.

CasaCor Brasília – Edição 2022 – Ambiente: Lounge Arena BSB

As arquitetas Ângela Maria Feitoza Vilela e Yassmin Awwad foram as responsáveis pelo Lounge Arena BSB, em Brasília/DF. Elas utilizaram o MUXARABI, um painel de madeira vazado, que dá um ar moderno e aconchegante ao ambiente, conferindo um charme especial à entrada da mostra. “Os produtos Finger tem durabilidade e acabamento perfeito. Gosto de trabalhar com texturas realistas, modernas, cores inovadoras e MDF com impressões, isso confere modernidade e estilo aos projetos”. As arquitetas quiseram trazer para a Mostra um pouco do que seus clientes buscam, que é realizar sonhos com conforto, praticidade, organização e, principalmente, bem-estar. “A versatilidade de projetos, adaptação nos detalhes, respeito com a necessidade de nós profissionais e dos nossos clientes fazem com que seja muito bom trabalhar com a Finger, além dos produtos excelentes”.

Casacor Brasília 2022

Casacor Brasília 2022 – Projeto: Angela Feitoza e Yassmin Awwad – Fotografia Matheus Maranhão

Confira o depoimento da Arquiteta sobre a sua participação nesse evento tão importante:

CasaCor Brasília – Edição 2022 – Ambiente: Quarto do Bebê

Este projeto assinado pelo escritório Ana Paula Ribeiro Arquitetura foi criado para a Mostra CasaCor Brasília, em comemoração às 30 edições do evento. O quarto de criança de 30 metros quadrados foi projetado para que os visitantes conseguissem visualizar a proposta, que tinha como objetivo atender todas as necessidades de uma criança durante todo o seu crescimento. A arquiteta Ana Paula Ribeiro e a designer de interiores Carol Souto optaram por um ambiente clean, contemporâneo, aconchegante e atemporal. Por isso, optaram por uma cama na cor pastel Green, com detalhes amadeirados na cor Berg, com nichos na mesma cor, ampliando o ambiente. Os móveis soltos podem mudar de lugar e se adaptar a medida que a criança vai crescendo. Essa
versatilidade permitiu que a execução ficasse idêntica ao projeto, que teve muita repercussão na mostra. “Os visitantes puderam ver um projeto versátil, contemporâneo e criativo que se encaixava no perfil de uma família com filhos.

Casacor 2022

Casacor 2022 – Projeto: Ana Paula Ribeiro / Carol Souto – Execução: Finger Brasília

Casacor 2022 - quarto do bebê sob medida

Casacor 2022 – Projeto: Ana Paula Ribeiro / Carol Souto – Execução: Finger Brasília

CasaCor Brasília – Edição 2022 – Ambiente: Varanda

Criar um espaço para acolher, jogar e interagir, unindo a tecnologia com o aconchego de uma varanda. Esse foi o projeto de 53 metros quadrados assinado pela arquiteta Juliana Leão, para a mostra CasaCor Brasília 2022. A profissional usou cores mais escuras, em tons amadeirados, para criar um ambiente especial para jogos, sem deixar de lado a beleza. Destaque para os painéis em madeira, que trazem requinte ao espaço. O mobiliário de design completa o espaço, com uma mesa de ping-pong estilosa, um sofá com várias possibilidades de módulos e disposição, e painéis de led de alta tecnologia para interação dos convidados. Chama a atenção a mesa de xadrez Gambito criada pelos designers André Gurgel e Felipe Bezerra, batizada assim por um trocadilho com a jogada “gambito”.

Casacor Brasilia - varanda gourmet

Casacor Brasília 2022 – Projeto: Juliana Leão – Foto: Edgar Cesar

CasaCor Brasília – Edição 2022 – Ambiente: Galeria e Garagem Gourmet

Esse projeto para a CasaCor Brasília uniu criatividade, modernidade e a versatilidade dos móveis Finger. O ambiente galeria e garagem Gourmet, projetado pelos profissionais Orestes Blanco (Orestes Blanco Arquitetura) e Rosa Maranini (Studio Mind Arquitetura) foi inspirado em um casal moderno, com um espaço personalizado para receber amigos e familiares. Com 160 metros quadrados, o ambiente tem mobiliários contemporâneo e funcional, com destaque para o contraste de cores.

Casacor Brasília 2022

Casacor Brasília 2022 – Projeto: Orestes Blanco – Foto: Julia Totoli

Casacor Brasília 2022

Casacor Brasília 2022 – Projeto: Orestes Blanco – Foto: Julia Totoli

Infinito Particular – CASACOR BAHIA – Edição 2022 – Ambiente Alive

A CASACOR chamou a sociedade para uma reflexão: encontrar o equilíbrio e seguir adiante em tempos conturbados. Para isso, foram apresentados projetos que associavam a moradia e valores simbólicos, como: proteção e estabilidade. Em uma das mostras que a Finger participou, foi exibido em projeto inovador.

Casa Cor Bahia 2022

Casa Cor Bahia 2022 – Projeto: Aline Cangussu Arquitetos – Execução: Finger Bahia – Foto: Xico Diniz

Consistia em um imóvel pequeno (38 metros quadrados), aconchegante, compacto e funcional. A ideia era ter o melhor aproveitamento possível do espaço. Para dar uma sensação de amplitude, foram inseridas portas internas espelhadas. Sem dúvidas, esse é um tipo de imóvel que gera as melhores sensações nos moradores.

Com apenas 38 metros quadrados, a arquiteta Aline Cangussú tinha o desafio de deixar este LIVE decorado, localizado no bairro Horto Florestal, em Salvador/BA, a cara do público alvo do empreendimento, no espaço Alive da Mostra CasaCor. Para a mostra, ela usou uma paleta de cores contemporânea, em tons claros, mas contrastando com texturas mais escuras, como no quarto. “Pensamos que ali poderia morar um jovem casal como alguém de mais idade”, explica. Por ser um espaço pequeno, os ambientes precisavam se integrar de forma harmoniosa e funcional, sem perder a sofisticação. “A principal necessidade desse projeto foi adequar o seu programa a um ambiente tão pequeno sem deixar nenhuma carência a quem for morar nele”. Por isso, a arquiteta utilizou espelhos para ampliar o ambiente e porta Cinex para aumentar a profundidade. “Uma nova proposta de morar em um apartamento compacto, mas viver bem em um espaço pequeno, de uma forma extremamente aconchegante, prática e funcional, tendo o melhor aproveitamento possível”. Com a parceria Finger, foi possível dar leveza e modernidade aos ambientes, com grande aproveitamento para cada cantinho. A profissional destaca ainda a preservação de som, que para um ambiente deste porte é fundamental. 

CASACOR SÃO PAULO – Edição 2022 – Ambiente

Em São Paulo, a participação da Finger na mostra, ocorreu com a nossa parceira e designer de interiores Elaine Vilela e juntamente com a loja autorizada da Finger, Edy Planejados! A Elaine Vilela Interiores optou por utilizar tons terrosos e dourados em nosso ambiente, buscando um ambiente capaz de criar a sensação de conexão e acolhimento, para esse resultado utilizou nosso acabamento Cooper que imita o aço corten. São detalhes que fazem toda a diferença!

Projeto: Elaine Vilela Interiores – Execução: Edy Planejados – Foto: Renato Navarro Fotografia

Projeto: Elaine Vilela Interiores – Execução: Edy Planejados – Foto: Renato Navarro Fotografia

CASACOR PERNAMBUCO Edição 2021 – Ambiente: Casa original

Nesse ano, a CASACOR queria que os visitantes retornassem as suas origens, buscando o equilíbrio entre o passado e o futuro. Para atingir esse objetivo, a Finger elaborou um projeto chamado “Casa Tua”. Seria uma casa com alma, ou seja, a essência do morador. Por isso, os espaços foram bem intimistas e personalizados.

Trouxemos também uma reflexão sobre o conceito de morar no mundo pós-pandemia. Nesse cenário, entendemos que a conexão com a moradia deve ultrapassar os moldes de ter apenas um teto. O essencial é obter o prazer na vivência.

CASACOR PERNAMBUCO Edição 2021 – Ambiente: Café Santa Clara

O espaço do Café Santa Clara, cujo projeto foi assinado pela arquiteta Juliana Djick, prioriza raízes afetivas e um contexto de reaproximação das pessoas, garantindo conforto, beleza e harmonia.

Casacor 2021

Casacor Pernambuco 2021 – Ambiente: Café Santa Clara – Projeto assinado pela Arquiteta Juliana Djick – Execução: Finger Nordeste – Fotos @amarovznos

Reconectar, estar junto: um ambiente para reunir pessoas, surpreendentemente montado dentro de três containers e com muito aconchego. A cozinha do espaço teve seus móveis planejados executados pela Finger Nordeste: destaque para o padrão Finger Pastel Green, que trouxe frescor e perfeita harmonia com o revestimento escolhido pela arquiteta.

Celebrar – CASACOR RS – Edição 2016

Reunir amigos, familiares e pessoas especiais em momentos marcantes e descontraídos. Essa foi a proposta da edição 2016 da CASACOR. A intenção do projeto apresentado pela Finger na mostra de Novo Hamburgo foi entregar um ambiente minimalista. Nesse conceito do “menos é mais”, criou-se um ambiente charmoso, elegante e clean. O foco era a celebração e as pessoas.

Ambiente: Bilheteria de “Boas Vindas”

O conceito do ambiente é minimalista. Menos é mais no espaço. Branco e Tom madeirado claro: uma combinação infalível! As cores claras remetem aos espaços do norte europeu, claros, charmosos, elaborados e limpos. O impacto sensorial do ambiente foi projetado através da iluminação e de um design de mobiliário que representa a clareza e a simplicidade.

Casacor Novo Hamburgo 2016

Casacor Novo Hamburgo 2016 – Projeto: Aclaene de Mello e Gabriela Ordahy – Foto: André Bastian

Principais referências de estilo: A geometria entrelaçada com a estética industrial, na forma e nos materiais empregados no maior estilo neoplasticista– presente em todo o conceito do ambiente- e a arte dos mosaicos – neste caso, elaborado pelo artista e arquiteto Leonardo Posenato-. a técnica histórica que exalta a mais bela expressão artística. Através da rosa dos ventos no piso reforçamos a representação da nossa profissão como arquitetas, sol, vento e luz. Diretrizes básicas de uma boa arquitetura.

“O neoplasticismo defendia uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando suas características mais próprias. “

Casacor Novo Hamburgo 2016

Casacor Novo Hamburgo 2016 – Projeto: Aclaene de Mello e Gabriela Ordahy – Foto: André Bastian

Destaque em design de mobiliário: Estrutura metálica em formato modular, com nichos em marcenaria, leve, simples, e translúcida espacialmente. Balcão da bilheteria, móvel generoso para atendimento ao publico e para conferir as boas-vindas. Poltronas da grife Brava Forma compactas e super confortáveis e com desenho limpo que acompanham o estilo do ambiente.

Casacor Novo Hamburgo 2016

Casacor Novo Hamburgo 2016 – Projeto: Aclaene de Mello e Gabriela Ordahy – Foto: André Bastian

Grande novidade ou tendência em exposição: No ambiente Concierge, utilizamos fitas de LED, novas no mercado e que promete ser tendência. Ela possui diferentes temperaturas de cor, que irá proporcionar a sensação de um ambiente mais frio ao atingir sua máxima temperatura e a sensação de aconchego ao atingir a menor temperatura. Embutidas no forro de gesso este por sua vez inspirado na obra de Mondrian. As mesmas são acionadas pela automação da Makrovision e fornecidos pela Trilux iluminação. Fazendo parte da cena principal.

Casacor 2016 - Mostra Novo Hamburgo

Casacor 2016 – Execução: Finger Novo Hamburgo

CASACOR RS 2016: Ambiente: Suíte Vegas

A Suíte Vegas no estilo Moderno, ambiente assinado por Alice Guedes e Ane Lopes, abriga conforto e tecnologia para hospedes de alto padrão proporcionando uma viagem única ao universo de Las Vegas.  Desta forma a escolha dos arquitetos para executar a marcenaria não poderia ser diferente; os móveis da Finger com seu alto nível de acabamento deram um diferencial ao nosso projeto agregando mais requinte e sofisticação! 

Casacor Salvador 2016

Casacor RS – Edição 2016 – Projeto: Alice Guedes e Ane Lopes – Foto por: Vini Dalla Rosa

O projeto inclui um grande plano que ora abriga um armário com iluminação interna para dar mais conforto ao hospede e ora abriga uma iluminação indireta na cabeceira. Numa posição central da suíte propusemos um móvel que abriga a Tv acessada por automação proporcionando sua visibilidade de vários lugares, inclusive no banheiro através de uma janela interna. Para abrigar as funções de trabalho e lazer, propusemos um balcão com tomadas embutidas no móvel para plugar o laptop e um espaço para acomodar o frigobar e garrafas.  

Casacor Salvador 2016

Casacor RS – Edição 2016 – Projeto: Alice Guedes e Ane Lopes – Foto por: Vini Dalla Rosa

Mais dois elementos charmosos de marcenaria compuseram nossa proposta: um aparador com layout único na entrada da suíte e uma mesa de apoio junto ao pufe central traduzindo toda versatilidade que os  móveis da Finger podem proporcionar ao seu cliente!  No banheiro, num conceito mais intimista, foi usado pintura especial combinado com revestimento nobre, banheira colorida, loucas pretas e mobiliário único. 

CASACOR CUIABÁ – Edição 2016 – Ambiente: O banho da moça

banho da moça - suite de luxo

CasaCor MT 2016 – Ambiente: O banho da moça – Projeto: Arquiteto Geferson Berté

Consumo consciente – CASACOR edição 2015

Como o próprio tema já revela, a CASACOR propôs um olhar sobre a sustentabilidade nos projetos. Para se alinhar com a temática, a Finger apresentou um projeto de composição de espaços que reunia o luxo e a sustentabilidade. Sem abrir mão do aconchegado. Por exemplo, o projeto contou com o sistema light steel framing que reduz o gasto energético.

Casacor RS 2015

Casacor RS 2015 – Projeto: Suellen Ribeiro – Foto: Eduardo Liotti

Juntamente com a designer de interiores Suellen Ribeiro e equipe, a marca se faz presente em dois ambientes: Casa Bonita Boutique e Estúdio de TV. “Para a composição dos espaços, trouxe muitas ideias e referências de Milão. O projeto segue a linha do aconchegante e sofisticado”, diz. A estrutura completa, com 100 m2, foi totalmente trabalhada pela equipe do Studio Suellen Ribeiro em light steel framing, primando pela sustentabilidade.

Suellen conta que os ambientes criados são uma loja boutique dentro da Casa Cor, um espaço para a real comercialização de produtos da marca Casa Bonita, além de estúdio para gravação de entrevistas da TV Visual Design, localizado no interior da construção.

“Para a composição dos espaços, trouxe muitas ideias e referências de Milão. O projeto segue a linha do aconchegante e sofisticado”, diz. A estrutura completa, com 100 m2, foi totalmente trabalhada pela equipe do Studio Suellen Ribeiro em light steel framing, primando pela sustentabilidade. O projeto destaca-se na mostra com a predominância da pureza do branco e pela elegância na composição com demais elementos: cristais, metalizados e acabamento em alto padrão.

Casacor RS 2015

Casacor RS 2015 – Projeto: Suellen Ribeiro – Foto: Eduardo Liotti

Ponto fundamental para qualquer projeto comercial, o espaço da loja privilegia a interação entre o visitante e o produto, como explica Suellen Ribeiro: “O fluxo de pessoas, a proximidade do visitante com as peças, e luzes focadas nos produtos comercializados durante a mostra foram alguns dos pontos que analisamos meticulosamente. São objetos de desejo e, portanto, desenvolvemos o projeto de  iluminação para valorizar os itens expostos”, explica.

Para o espaço da TV Visual Design, onde irão ocorrer diversas entrevistas durante a Casa Cor, o foco principal é proporcionar aconchego e deixar os convidados à vontade. “A sensação que buscamos criar com o ambiente é de contato com a natureza, mas tudo com muito requinte e sofisticação. A principal inspiração para o estúdio foi o Palácio de Versailles. Uma grande moldura contorna o requintado papel de parede de Piero Fornasseti, juntamente com poltronas estilo Luis XV. Uma poltrona de python dourada foi criada exclusivamente para o espaço, que recebe correntes douradas que decoram a parede. Essa é uma tendência em decoração que vem ganhando espaço nos projetos europeus, sempre pautada pela relação entre o natural e o luxo”.

CASACOR SC – Edição 2015 – Ambiente: Suíte Master Infinito Particular

Atmosfera aconchegante e design atual marcam projeto de estreia do Klaxon Arquitetura na mostra em 2015. 

O arquiteto e lighting designer Pedro Tessarollo e o designer de interiores Jairo Lopes estreiam na CASA COR SC assinando a Suíte Master Infinito Particular, ambiente de 61 m2 localizado na sede da mostra em Florianópolis. Os profissionais do Klaxon Arquitetura, de Xanxerê/SC, falam sobre o perfil de morador que norteou o projeto. “Imaginamos aqui um escritor ainda solteiro, mas com expectativas de relacionamento. Ele é apaixonado por artes, literatura e tudo que é original”.

Casacor SC 2015

Casacor SC 2015 – Projeto: Klaxon Arquitetura

Pedro e Jairo acreditam que a suíte é o espaço da casa que mais remete à intimidade do morador, ao seu verdadeiro eu. “Materializamos aqui um espaço muito confortável, funcional e carregado de personalidade, onde cada objeto reflete o íntimo e as verdadeiras aspirações de quem aqui habita. Pensamos que essa suíte Master devesse ser o local de refúgio após um cansativo dia de trabalho ou um local do qual o morador não tivesse vontade de sair, podendo ficar ali durante horas descansando ou até trabalhando”, contam.

Casacor SC 2015

Casacor SC 2015 – Projeto: Klaxon Arquitetura

As características descritas pelos profissionais ficam evidentes nos espaços reservados para os livros e nas peças de arte e decoração dispostas para contemplação – tais como as esculturas de Evelyn Tannus (São Paulo), Roberto Romero (Campina Grande – Paraíba) e Luiz de Souza (Curitiba); e as obras de arte dos artistas Marcos Dagostin (São Paulo), Fabio Dudas (Florianópolis), Simone Michielin (Florianópolis), Manu Alves (Rio de Janeiro) e João Colagem (Goiânia).

A paleta de cores selecionada é um convite ao aconchego: tons de cinza quentes, concreto, madeiras e toques de preto fazem com que o morador se sinta abraçado pelo espaço. As tonalidades mais escuras do que o habitual em interiores residenciais deixam o ambiente mais acolhedor e atual em termos de design.

Casacor SC 2015

Casacor SC 2015 – Projeto: Klaxon Arquitetura

O layout do ambiente permite que os espaços sejam funcionais e bem integrados, ao mesmo tempo em que preservam a privacidade do morador para determinados usos. Detalhes como a parede verde (que traz o conceito de paisagismo para dentro do lar), a descolada luminária de piso do designer Raphael Accardo (São Paulo), cabideiro do Bruno Faucz (São Bento do Sul), Luminárias de mesa do Estúdio “O Formigueiro” (Rio de Janeiro), esculturas do Estúdio Tombo (Florianópolis), tecidos do designer têxtil Sacha Hamed (Londres) e uma primorosa seleção de tecidos das cortinas e persianas em madeira deixam em voga o requinte e criatividade que dão vida à Suíte Master Infinito Particular.

Soluções para moradias com pouco espaço – CASACOR Brasilia – edição 2014

A proposta dessa edição era apontar tendências modernas e acolhedoras para morar bem em imóveis com metragem reduzida. Então, a Finger pegou essa ideia e apresentou em projeto na CASACOR de Brasília. Foi um estúdio moderno e urbano voltado para jovens mulheres moram, trabalham e recebem os amigos no mesmo espaço.

Casacor Brasília 2014

Casacor Brasília 2014

Ambiente: Quarto da Menina

Para homenagear uma atleta do hipismo apaixonada por cavalos o projeto dos arquitetos Didácio Dualibe, Letícia Pires e Flávia Dualibe em parceria com a Finger trouxe a ideia de refúgio e santuário para as medalhas conquistadas desde a infância. Para o Quarto da menina foram utilizados materiais rústicos e naturais que transportam ao ambiente a atmosfera do hipismo, já para as cores a paleta selecionada foi nos tons terrosos com toques de bege, pastel e rosê que transmitem feminilidade. Para o revestimento, o trio investiu em tecidos, papel de parede, cimentícios e piso
vinílico amadeirado. Para a decoração além da montaria e troféus, adornos de couro, aço e madeira completam o quarto.

quarto da menina

Casacor Brasília 2014 – Projeto dos arquitetos Didácio Dualibe, Letícia Pires e Flávia Dualibe

CASACOR SANTA CATARINA – Edição 2014

Inspirada no emblemático casal criado por Renato Russo a suíte Eduardo e Mônica da arquiteta Cíntia de Queiroz, retoma o universo da década de 1980 com objetos decorativos que remetem a época. Assim como na música, que relata a relação de pessoas com uma diferença de idade significativa, o ambiente mostra como a diversidade pode ser harmônica. Dividido entre living bar, home
theater e área íntima, o espaço é separado por estantes de nichos vazados ligada a uma parede com uma lareira embutida. No quarto uma imponente banheira chama a atenção, do lado esquerdo da cama estão o closet e, mais reservadamente, as cubas, chuveiros e sanitário. Como revestimento foi Cíntia optou pelo piso vinílico, em uma das paredes foi aplicada textura de efeito marmorizado e na outra Ecobrick na cor terracota. Algumas paredes apresentavam detalhes em marcenaria. Preto e cinza aparecem nos maiores planos do mobiliário, e tonalidade como vermelho, amarelo e azul turquesa compõem as peças-chave que complementam o espaço. 

Finger na Casacor Florianópolis 2014 - suite de luxo

CasaCor Florianópolis 2014 – Projeto Arquiteta Cíntia de Queiroz

No banheiro foi utilizado Corian nas cores Glacier White e Glacier Ice, retroiluminado com luzes RGB que revestem a banheira – um dos destaques do espaço, localizada no centro do ambiente. No piso da área molhada, a profissional apostou na aplicação do Corian na cor Earth, dando destaque aos cantos arredondados.

Finger na Casacor Florianópolis 2014

CasaCor Florianópolis 2014 – Projeto Arquiteta Cíntia de Queiroz

O toque “anos 80” ficam por conta dos discos de vinil emoldurados, a bicicleta retrô, CD’s da banda Legião Urbana na estante, uma vitrola e demais peças remetem à época de lançamento da música. A estrofe mais conhecida foi reproduzida em acrílico e disposta na parede da suíte.

Finger na Casacor Florianópolis 2014

CasaCor Florianópolis 2014 – Projeto Arquiteta Cíntia de Queiroz

CASACOR Rio Grande do Norte – Edição 2014

Parceira da Finger, a arquiteta Maria Luiza Negreiros apresentou uma das mais novas tendências para a arquitetura atual: a integração dos ambientes. A ideia vem ao encontro de oferecer comodidade, já que cada vez mais os espaços estão menores. A criatividade norteou o projeto Quarto da moça. A proposta trouxe a visão da jovem atual, que quer estudar, descansar, receber amigos e não dispensa um maravilhoso closet. Dessa forma, o quarto está pronto para diversas funções, pois seu formato abusa da modernidade sem dispensar o conforto.

Casacor Natal 2014

Casacor Natal 2014 – Projeto: Maria Luiza Negreiros

Casacor Natal 2014

Casacor Natal 2014 – Projeto: Maria Luiza Negreiros

CasaCor MS – Edição 2014 – Ambiente: Estúdio da Criança e Brinquedoteca

A sinuosidade da linha Kurve da Finger encaixou como luva na proposta das arquitetas Kamala Escalante e Mirna Conti. O Estúdio da Criança faz uma viagem dentro de um navio pelos mares e oceanos. Realizada no hospital do Câncer Alfredo Abrão, a Casa Cor Campo Grande apresentou também a Brinquedoteca, espaço produzido pelas arquitetas Debora Nunes, Giovanna Rottili e Maria Luiza Bernardes.

Casacor MS 2014 - Projeto das Arquitetas Kamala Escalante e Mirna Conti

Casacor MS 2014 – Projeto das Arquitetas Kamala Escalante e Mirna Conti

Finger Casacor MS 2014 - brinquedoteca

Casacor MS 2014 – Projeto das Arquitetas Kamala Escalante e Mirna Conti

CasaCor RS – 2014

Ao assinar dois ambientes na CasaCor de Porto Alegre, o designer de interiores, Eduardo Braga, mostra seu talento na mistura e combinação de estilos. 

Sofisticação e luxo marcaram o espaço da Champanharia Chandon na Casa Cor em Porto Alegre. Criado pelo designer de interiores, Eduardo Braga, o ambiente exalava a atmosfera da bebida. Pensado nos mínimos detalhes para oferecer conforto e diversão aos usuários o projeto foi inspirado nas tendências apresentadas em Milão. Tons de champanhe, com toques metalizados, projeto luminotécnico para destacar o bar e iluminação focal. Para decorar peças assinadas pelo design Phileppe Starck, o sofá desenhado especialmente para o espaço foi baseado na circunferência das garrafas de champanhe revestido em couro especial na cor da bebida. Nos acabamentos destaque para os espelhos na tonalidade bronze, a pedra da bancada do bar lançamento da silestone e nas paredes o revestimento utilizado foi a tecnologia Extrem da Finger.

CasaCor POA – 2014 – Projeto: Eduardo Braga

Em 90m², Eduardo conseguiu reunir a serra, o campo e a praia no mesmo ambiente. o mirante das oliveiras foi dividido em quatro áreas: estar, espaço para refeições, mirante com lareira e
circulação. Na parte externa o sofisticado alterna com toques rústicos, lugar ideal para curtir a natureza e interagir com a família e amigos. Destaque para os materiais de acabamento que utilizou
madeira nobre para a construção do deck e revestimento na parede em poliuretano que substitui a pedra natural.

CasaCor POA 2014  – Ambiente: 50 LOFT

O projeto para a Casa Cor Rio Grande do Sul 2014 ocupa um espaço total de 130 metros quadrados. “Este grande plano aberto serviu para apresentar as minhas ideias de arquitetura, decoração e
paisagismo. A melhor parte de construir o 50 Loft, projeto comemorativo dos meus 50 anos é poder aproveitá-lo junto aos amigos.” Projeto de: Luiz Sentinger | Sentinger Arquitetura

Casacor Porto Alegre / RS 2014

Casacor Porto Alegre / RS 2014 – Projeto: Luiz Sentinger / Sentinger Arquitetura

O loft de inspiração moderna tem sua área social revestida por painéis de alto brilho com suave relevo de veios e nós que reproduzem com perfeição a naturalidade da madeira. As texturas dos tecidos como o linho e o jeans, e ainda o couro, garantem o charme necessário ao projeto comemorativo de 50 anos do arquiteto.

Casacor Porto Alegre / RS 2014

Casacor Porto Alegre / RS 2014 – Projeto: Luiz Sentinger / Sentinger Arquitetura

O loft foi pensado para um homem solteiro que costuma receber amigos frequentemente. O spa com duas confortáveis poltronas e uma chaise-long de intensa massagem convida quem está no dormitório à chegar até a varanda. A vivência conta ainda com espaço gourmet e home teather.

Casacor Porto Alegre / RS 2014

Casacor Porto Alegre / RS 2014 – Projeto: Luiz Sentinger / Sentinger Arquitetura

Destaques em design de mobiliário:

Móveis sob medida Finger, linha Têxtil nos padrões Land e Kind. O padrão Land, com textura do tecido linho, foi utilizado no home theater que tem gavetas com amortecedores. Já o padrão Kind tem textura próxima a do couro e aparece na cozinha, que tem gavetas com acabamento em alto brilho. Frentes de gavetas acabamento Vanille e fita de borda acrílica em duas cores, linha Extrem. Com expositores e organizadores internos Orga-Line. Gavetas utilizadas na cozinha com frente alto brilho em MDP, com fórmica em ambos os lados. Acabamentos conferem sofisticação à marcenaria. Gavetas padrão Land com sistema clic, amortecedores e quadro de corrediças que não é visível nas laterais, e permite o aproveitamento total do espaço, utilizadas no home theater

Casacor Porto Alegre / RS 2014

Casacor Porto Alegre / RS 2014 – Projeto: Luiz Sentinger / Sentinger Arquitetura

CasaCor Pernambuco  – Edição 2014

Projetado pela arquiteta Dani Figuerôa, o ambiente atraiu os olhos da gastronomia. O clima retrô é transmitido pela utilização do ladrilho hidráulico.

Assim como na preparação de um prato, no qual os ingredientes são escolhidos a dedo para atender a receita e o paladar, a composição de um ambiente também deve se apegar aos detalhes para transmitir o sentimento que o cliente procura. Foi com essa ideia que a arquiteta Dani Figueirôa elaborou a copa/cozinha para a CasaCor Pernambuco 2014. “Para mim arquitetura é a tradução do querer, o planejar e o realizar. não tenho um estilo próprio. traduzo, planejo e idealizo de acordo com a necessidade, os valores sentimentais, financeiros e o espaço fornecido pelos meus clientes”, revela a arquiteta. Até mesmo aqueles que não simpatizam com a cozinha se renderam ao capricho do projeto que trouxe um clima retrô com a utilização de um ladrilho hidráulico com floral em tons de amarelo aplicado ao piso. para valorizar, uma mesa de madeira vazada e tampo de vidro com cadeiras impermeabilizadas em tons de bege e um aparador com dois gavetões na cor branca, ambos da novo projeto. o papel de parede e a persiana trazem o calor e aconchego remetido pelos tons madeirados da habitare. Para refletir, um painel espelhado foi instalado para duplicar as vivas cores utilizadas. a iluminação simples e funcional é da light Design.

Casacor Pernambuco 2014

Casacor Pernambuco 2014 – Projeto:Dani Figueirôa

Dani também contou com a parceria da loja da Finger móveis planejados, de piedade (pe) que completou o ambiente com a linha extrem. Um armário amarelo trouxe o brilho desta tecnologia exclusiva Finger. Aplicada aos ambientes amplia e reflete luz, proporcionando uma sensação de conforto, comodidade e tranquilidade. Para trazer mais charme ao espaço, o desenho dos ladrilhos aparece em vários pontos, como nos interruptores da HR revestimentos, nas peças em barro da artista plástica Sueli Brasileiro, e no adesivo do balcão da cozinha.

Casacor Pernambuco 2014

Casacor Pernambuco 2014 – Projeto: Dani Figueirôa

Morar bem – CASACOR PARANÁ – Edição 2013 – Ambiente: Loft do Solteiro

Essa temática vinha com a proposta de descobrir a profundidade da relação viva e apaixonada que temos com a cada. Além disso, a mostra tinha o objetivo de mostrar que um imóvel assim estava ao alcance de todos – não importa a idade, estilo de vida ou classe social. A Finger apresentou o projeto “Loft de Solteiro” que proporcionava um conjunto de sensações para quem vive sozinho em um imóvel.

Casa cor Paraná - 2013

Casacor Paraná – Ambiente: Loft de Solteiro – Projeto: Jeslayne Valente e André Menin

Uma das mais aclamadas mostras de arquitetura e design de interiores do mundo, a Casa Cor realizou suas edições em Curitiba contando com criações Finger entre seus ambientes. No Paraná, a empresa recebeu um dos mais importantes prêmios da Casa Cor do Ano, com o Loft do Solteiro, criado por André Menin e pela Designer de Interiores Jeslayne Valente. O espaço foi agraciado com o prêmio de melhor aproveitamento de espaço. 

Prêmio de Melhor Aproveitamento de Espaços

Com 69 metros quadrados, o premiado Loft do Solteiro congrega todos os espaços de uma casa, como cozinha, sala e dormitório, e foi desenvolvido 100% com móveis Finger. O Loft do Solteiro organiza a vida das pessoas, permitindo trabalhar com privacidade e isolamento em um ambiente agradável e diferente. Aproximar o lugar de trabalho dos demais espaços da residência moderna torna o ato de trabalhar mais produtivo. 

Casacor Paraná 2013

Casacor Paraná 2013 – Projeto: Jeslayne Valente e André Menin

“Vivemos uma rotina cada vez mais agitada e isso nos fez pensar que o nosso lar precisa ser, na mesma proporção, mais aconchegante e interessante. Afinal, equilíbrio é fundamental. Transformar os espaços de uma residência em uma experiência melhor definiu o resultado do projeto do loft”, resume Menin, responsável pelo projeto. “Precisamos fazer o espaço conversar com a gente, ou seja, até mesmo estando sozinho precisamos querer ficar ali. O conjunto precisava informar ‘formamos um lar e queremos acolher você’. Sabemos, é um tanto poético, mas é essa capacidade de imaginar que cria uma experiência melhor quando entramos em um ambiente e realmente esquecemos do mundo lá fora.”

CASACOR BRASILIA 2013 – Ambiente: Estúdio da Blogueira

Thaciana Silveira mescla beleza design e praticidade. COM SEU ESTÚDIO DA BLOGUEIRA, NA CASA COR BRASÍLIA, A ARQUITETA E DESIGNER DE INTERIORES MINEIRA RESUME SUA MANEIRA DE VER O OFÍCIO E A ARTE DE CRIAR AMBIENTES. 

Finger - estudio da blogueira mostra de arquitetura e decoração

CasaCor Brasilia – Estúdio da Blogueira – Projeto: Thaciana Silveira

Estilo e beleza em um ambiente em que o design se destaca, mas também a praticidade, para quem quer morar, trabalhar e receber amigos e fornecedores em um espaço diminuto. Assim é o Estúdio da Blogueira que a arquiteta e designer de interiores Thaciana Silveira criou para sua participação na mostra – e que resume bem suas ideias em relação à sua profissão. “Eventos como a Casa Cor ajudam a quebrar tabus, inserem conceitos e divulgam trabalhos dos profissionais e fornecedores, deixando o público mais antenado com as tendências”, acredita. 

Finger - estudio da blogueira mostra de arquitetura e decoração

CasaCor Brasilia – Estúdio da Blogueira – Projeto: Thaciana Silveira

A mineira de Uberaba que mora há 15 anos na Capital Federal, virou arquiteta por acaso. “Havia começado a faculdade de Engenharia Química e logo vi que não era o que queria, mas também não sabia exatamente o que era. Entrei na arquitetura por ter a ver com a área de exatas, muito cálculo. Saí apaixonada pela profissão. Estou a cada dia mais feliz e realizada”, conta. Depois da faculdade fez especialização em Iluminação e Design de Interiores. O estudo está sempre entre suas atividades, garante. “Sempre que posso mereciclo, porque a arquitetura e o design de interiores seguem tendências e estilos. Estudo, visito feiras pelo Brasil e no Exterior, como o iSaloni de Milão, estou sempre em contato com outros profissionais. Tudo isso ajuda a desenvolver o senso estético e prático.”

Finger - estudio da blogueira mostra de arquitetura e decoração

CasaCor Brasilia – Estúdio da Blogueira – Projeto: Thaciana Silveira

A inspiração vem do cotidiano, das pessoas, das feiras, viagens, de publicações. “Sou muito observadora. Mas meu foco é o desejo do meu cliente”, sentencia. “Um bom profissional deve ouvir com atenção o briefing do cliente e ter bom senso. No meu caso, oriento a parte estética, sem desmerecer a funcionalidade dos meus projetos, mas realizando os desejos e sonhos de quem me contrata”. Admiradora de profissionais como Isay Weinfeld, Roberto Migotto, Irmãos Campana e do paisagista Gilberto Elkis, Thaciana vê o mercado brasileiro de arquitetura e design de interiores com bons olhos e alguma ressalva. “Trata-se de um mercado muito rico e ascendente. Profissionais como Marcelo Rosembaum e Zanine de Zanini, entre outros, vêm fomentando a pesquisa e divulgando o design brasileiro no exterior. Contudo, o mais complicado é que são poucos os investimentos financeiros nessa área. É preciso que as empresas prestem mais atenção ao design nacional”, indica.

CASACOR RS 2013 – Ambiente: Espaço do Cervejeiro Baden e Baden

O ambiente projetado pelas arquitetas Aclaene de Mello e Clarice Mancuso foi idealizado para uma turma que gosta muito de cerveja.

Foi-se o tempo em que cerveja era uma bebida única que tanto fazia esta ou aquela marca, e que só era bebida no verão, da idade média para cá ela evoluiu muito, natural que seja assim, pois estamos falando de um produto com mais de dez mil anos de existência e o terceiro mais popular do mundo. Na música brasileira a mesma foi cantada “bendito seja quem inventou a cerveja, um cara muito louco, juntou um bocado disso com um bocado daquilo, metade disso naquilo, pingou mais um pouco e deixou de lado, foi descansar e sem mesmo saber havia inventado todo o prazer da cerveja”.  E assim também nasceu o “Espaço do cervejeiro Baden Baden” de uma alquimia única, na combinação de carreiras renomadas unindo o respeito às leis da arquitetura ao prazer que a espuma branca gera.

Casacor RS 2013

Casa Cor RS 2013 – Ambiente: Espaço do Cervejeiro Baden Baden – Projeto Arquiteta Aclaene de Mello e Clarice Mancuso

A união das especificidades das arquitetas Aclaene e Clarice fez com que o ambiente tenha nascido para uma trajetória de sucesso e de resultado glorioso: em tons de marrom, amarelo e branco,  criaram as leis de visita no “espaço do cervejeiro Baden Baden”: olhe, sinta, admire, prove e volte! O espaço conta com vários locais para o visitante se acomodar e provar a boa e nobre cerveja.  Logo na entrada, um estar com confortáveis sofás e todo um trabalho em madeira cobrindo parte das paredes e insinuando as curvas femininas (Finger Móveis Planejados ). Dividindo este ambiente do seguinte, uma parede vazada em cobogós, sugerindo  continuidade, gerando certa curiosidade.

Casacor RS 2013

Casa Cor RS 2013 – Ambiente: Espaço do Cervejeiro Baden Baden – Projeto Arquiteta Aclaene de Mello e Clarice Mancuso

Na área de degustação, belíssima mesa criada e confeccionada especialmente para o Evento da Finger Móveis Planejados, neste espaço também um móvel especial  onde uma chopeira foi instalada Bancos e cadeiras alternados dando movimento ao espaço. Os lustres sobre a mesa são um detalhe a parte, com inspiração na tendência 2013 vinda de Milão , o ferro rústico foi pintado de amarelo, recebeu cristais , roubou a cena!

Sem valorizar em demasia a bebida de álcool buscamos trazer ao visitante um dos grandes prazeres da vida: um ambiente agradável com vários recantos para se estar em boa companhia, com boa conversa e boa bebida. Cultivar bons momentos é uma alegria que todos nós queremos ter, principalmente num local idealizado apenas para usufruir do prazer de viver. Degustar uma bebida que tem personalidade comum e nobreza no sabor é um ato de alegria e contentamento, tarefa que neste local inclui a possibilidade da companhia de amigos contando com o privilegio de ter o ambiente bem planejado e com tudo aquilo que um bom cervejeiro almeja.

Casacor RS 2013

Casa Cor RS 2013 – Ambiente: Espaço do Cervejeiro Baden Baden – Projeto Arquiteta Aclaene de Mello e Clarice Mancuso

Como ficou bem evidente, a Finger e a CASACOR firmaram uma parceira de sucesso ao longo dos anos. Estamos na expectativa de que novas edições e projetos aconteçam nos próximos anos. Enquanto isso, continuaremos com a nossa proposta de encantar e surpreender nossos consumidores.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou do nosso artigo? Entendeu o que é, a importância e a participação da Finger nas edições da CASACOR? Quer ter a melhor experiência na arquitetura e decoração da sua casa? Então, entre em contato com os especialistas da Finger Móveis Planejados!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia