28mar

Fique por dentro dos principais estilos de móveis

Fique por dentro dos principais estilos de móveis

Os estilos de móveis e os padrões de decoração são pontos centrais na construção de um ambiente agradável. Decidir qual será o caminho estético a ser seguido na sua casa é uma escolha importante.

Entre cores e formas, é esse pequeno cuidado que ajuda a valorizar um imóvel. Mais do que isso, a decoração tem impactos positivos na qualidade de vida dos moradores.

Nas palavras do designer Sérgio Rodrigues, “O bom design une estética, ergonomia, conforto, custo e originalidade. Um toque cultural é também essencial. E boas pitadas de ousadia são sempre bem-vindas”.

É preciso buscar referências que atendam às expectativas de cada morador. Para tal, deve-se conhecer os estilos de móveis mais adequados para cada situação.

Conversamos com André Menin, arquiteto no Studio Menin. O especialista compartilha dicas preciosas para quem está pensando em decorar ou reformar um ambiente. Confira!

Aprenda a escolher o estilo dos móveis

Falar sobre estilo é classificar pessoas em grupos separados por preferências estéticas, gostos pessoais e, até mesmo, formas de encarar a vida.

André Menin explica que “estilo é um atributo inerente à pessoa e não ao ambiente — muito menos está relacionado com a mobília”. Por isso, quando se fala sobre estilo, a pessoa deve ser colocada como foco da questão.

O arquiteto lembra que, no caso da mobília, com destaque para os móveis planejados, existe a possibilidade de construir um design que entregue um resultado altamente customizado.

Investir em móveis planejados? Conheça os benefícios!

“No móvel planejado é muito difícil acontecer uma repetição de projetos ou mesmo de ideias. Afinal, cada pessoa tem uma vontade diferente”, ele diz. No entanto, ainda que os móveis planejados apresentem significativas vantagens, eles precisam do apoio do projetista ou consultor para conferir o estilo do cliente em um ambiente.

“Um mesmo móvel pode se adaptar aos vários estilos”, explica André. Mas o que é feito com o projeto requer que sejam explorados também acabamentos e revestimentos que, somados, contribuem para a construção de uma identidade visual específica.

Antes de saber como escolher os móveis que mais se adaptam ao resultado estético planejado, descubra o seu estilo! Existem até algumas ferramentas digitais com esse objetivo.

Qual o seu estilo? Descubra antes de decorar!

Para quem está pensando em mudar a cara de um ambiente, é importante saber o que se espera e quais são os seus objetivos dessa decoração. Para tal, um profissional apto a desvendar o seu estilo — e compreender o que você busca — pode ajudar a interpretar melhor aquilo que é esperado com relação ao design de um imóvel ou de um cômodo.

André Menin explica que, para escolher o estilo dos móveis, o profissional deve, antes de tudo, entender o cliente. “Essa análise depende de uma boa avaliação”, ressalta o arquiteto.

Nessa hora, o olhar apurado pode ser combinado ao uso de ferramentas que auxiliam a detectar o estilo do cliente, como o Refresher.

Disponível também em versão gratuita, essa ferramenta é uma aposta que apoia os projetistas de móveis, inclusive dentro das lojas, para analisar o estilo do cliente, a partir de algumas simples perguntas.

Agora que você já sabe como o seu gosto pessoal impacta na elaboração do layout do seu imóvel, vamos falar sobre os principais estilos de móveis.

Conheça os principais estilos de móveis

Atualmente, é possível listar, em média, 15 estilos. No entanto, André Menin explica que existem alguns específicos que estão em alta. Falaremos sobre os cinco estilos em evidência, nos dias atuais.

Industrial

O estilo caracterizado por tubulações expostas, cimento queimado nas paredes e uso de tijolos como elementos de decoração chama-se industrial.

Como tendência encontrada em móveis, trata-se de uma identidade que explora tons neutros, como cinza, branco, preto e bege — e que serve como base para a personalização dos cômodos.

O inox e outros metais são utilizados junto à madeira, com elementos que lembram peças vintage ou produtos garimpados em fábricas antigas. O arquiteto lembra que “o estilo industrial está em alta, é uma tendência e pode ser explorado de formas diversas”.

Clássico provençal

A referência clássica com um toque levemente moderna está em alta, principalmente quando misturada ao estilo provençal. Esses móveis clássicos podem ser encontrados, inclusive, nos móveis planejados.

Originário do sul da França, o estilo clássico com toque provençal remete aos campos de lavanda e às montanhas. Estampas florais, uso de madeira e linhas rebuscadas complementam o conceito clássico.

Minimalista

“Muito se fala sobre o estilo minimalista, mas é importante compreender o conceito”, destaca Menin. Quando se pensa em estilo minimalista, a ideia é de ambientes esteticamente limpos, sem excessos e que contam com apenas o que é realmente necessário.

As linhas, dessa forma, são limpas e o design é funcional. Formas geométricas, retas e neutras contribuem para uma estética que não se perde com o tempo. Texturas naturais, como o couro e a madeira, são referência nos móveis de estilo clássico.

Escandinavo

Os móveis de estilo escandinavo carregam uma referência nórdica que mistura o rústico ao elegante. O resultado é um ambiente com bases aconchegantes e funcionais.

Materiais como a madeira são utilizados em peças de linhas retas e amplas, enquanto o vidro fica em composição com metais simples.

Hipster

Com design clean, os móveis com referência ao estilo hipster abrem espaço para uma junção de referências.

Personalidade é a palavra de ordem. André Menin explica que “é um estilo novo, com uma pegada mais jovem, e que está ganhando muita força na decoração”.

A ideia, dessa forma, é a originalidade. Elementos aconchegantes, como madeira, além de cores e criatividade, fazem do hipster uma solução que agrada diversas identidades.

Os móveis são geométricos, mas também podem ter como referência a customização. O reaproveitamento de materiais, assim como a sustentabilidade, fazem do hipster um estilo fortemente autoral.

Explorando estilos do design na decoração

O que achou dos cinco principais estilos da atualidade? É importante entender que, quando se fala em móveis planejados, é possível explorar todos esses universos por meio de adequações e uso de adornos.

O arquiteto lembra que “ainda que a mobília da Finger não tenha os cinco estilos em alta na atualidade, é possível construir esses padrões a partir de elementos de decoração”. Isso porque os móveis planejados têm como ponto forte o alto potencial para customização.

“O projeto profissional para o consumidor final pode explorar decorações, como texturas, tapetes, pisos e cadeiras, a ponto de isso ter uma aparência que combine com determinado estilo”. André Menin reforça que o móvel da Finger é “camaleão”: “se adéqua aos mais variados estilos”.

Por isso, “quem confere o estilo, no final das contas, não é a indústria, mas sim o profissional da ponta”, completa. Esse é um benefício para o cliente, que pode, com o passar do tempo, mudar apenas os adornos e aproveitar a qualidade de móveis planejados que funcionam com vários estilos.

Está chegando a hora de decorar ou renovar o visual da sua casa? Antes, confira o que não pode ser ignorado ao escolher os estilos de móveis.

Considere alguns pontos antes de escolher os móveis

“O móvel planejado é o único tipo de mobília que se adapta ao estilo da pessoa”, lembra Menin. Por isso, é essencial considerar essa versatilidade. No entanto, essa é apenas uma das vantagens da mobília feita sob medida. Afinal, “uma loja de móveis planejados permite que você faça algo que realmente está alinhada ao seu estilo”, explica.

Para a Finger, é importante que esse profissional seja capacitado, atento às tendências e que consiga alinhar uma estética agradável à funcionalidade.

Conhecer os estilos de móveis e decoração existentes e em alta nos dias atuais ajuda na hora de planejar um ambiente dos sonhos. Mas contar com os benefícios da customização e das mobílias sob medida é o que se mostra um diferencial.

Que tal começar a planejar agora mesmo a nova decoração da sua casa? Entre em contato e saiba mais!