10jul

  7 Dicas sobre como escolher móveis planejados para quarto de solteiro!

  7 Dicas sobre como escolher móveis planejados para quarto de solteiro!

Acertar na escolha de móveis planejados para quarto de solteiro é o segredo para criar um ambiente funcional. Afinal, o quarto ideal é aquele que consegue proporcionar conforto na hora em que se quer descansar e concentração no momento em que se precisa produzir. E para chegar nesse equilíbrio, não há dúvida de que os móveis personalizados são os seus maiores aliados.

Se cada casa tem uma rotina e cada família tem a sua dinâmica, a decoração deve refletir essas particularidades, não é mesmo? É nesse sentido que está a principal vantagem de mobiliar com móveis planejados: tudo pode ser adaptado ao que o morador realmente precisa do ambiente.

Pensando no melhor aproveitamento do espaço, listamos sete dicas para ajudar você na definição de móveis planejados para quarto de solteiro. Você vai perceber que é muito fácil transformar esse ambiente para tirar o melhor dele e ainda garantir o bem-estar da sua família!

1. Esquematize o cômodo e as necessidades

O primeiro passo para ter um quarto de solteiro planejado é pensar no que é necessário ter lá dentro e qual o espaço disponível. Nesse momento, vale até mesmo rascunhar um desenho do que você imagina para o ambiente. Para isso, leve em consideração:

  • a posição das janelas;
  • o tamanho da cama desejada;
  • a quantidade de roupas e calçados que precisam ser acomodados;
  • o número de pessoas que vão dormir no cômodo;
  • a necessidade de um local dedicado ao trabalho ou estudo.

Entender como o quarto será usado no dia a dia é fundamental para o projeto dos móveis. Por exemplo, o volume de roupas que precisam ser penduradas vai influenciar a disposição de varões no armário, assim como a quantidade de sapatos vai determinar a inclusão de uma sapateira. Por isso, tire um tempo para pensar com calma antes de definir quais móveis serão projetados.

2. Priorize a funcionalidade dos móveis

Para ter móveis planejados para quarto de solteiro é importante considerar os benefícios dos móveis multifuncionais — ou seja, aqueles que servem para várias situações diversas. Essa característica faz toda a diferença, principalmente em quartos muito compactos.

Se o morador for uma adolescente, por exemplo, a escrivaninha pode receber uma iluminação especial e um espelho, e ser usada também como penteadeira. Outra possibilidade é posicionar uma mesinha para o computador ao lado da cama, já servindo como criado-mudo. Além disso, a lateral do painel para TV pode ser usada para guardar calçados.

3. Aproveite todos os cantos do quarto

Nem sempre a planta dos móveis planejados para quarto de solteiro favorece o posicionamento da mobília. Às vezes, é preciso lidar com uma área em L ou com pilastras muito salientes, o que chega a inviabilizar o uso de móveis prontos. Nesses casos, os móveis podem ser planejados para aproveitar cada canto do cômodo ou até esconder alguma característica indesejada.

Por exemplo, se as paredes não são totalmente livres para um armário grande, a área abaixo das janelas pode ser aproveitada para abrigar uma sapateira ou até uma cômoda. Além disso, o espaço acima das portas pode ser usado com módulos aéreos e assim armazenar itens que são usados apenas esporadicamente, como malas.

4. Use cores de maneira inteligente

Os móveis planejados para quarto de solteiro refletem a personalidade dos moradores da casa, já que cores e acabamentos podem ser totalmente personalizados. Por isso, é comum surgirem dúvidas sobre a combinação desses elementos.

Para um quarto de solteiro, recomenda-se a predominância de cores claras e neutras, como bege e cinza. Isso porque o ambiente precisa ser aconchegante e convidativo para proporcionar momentos de relaxamento — embora a escuridão seja necessária para dormir, quartos que estão sempre escuros podem causar desconforto.

Assim, a dica é usar detalhes coloridos para deixar o ambiente mais lúdico e alegre para as crianças e mais autênticos para os jovens. Você pode dar um toque de cor com roupa de cama, almofadas, quadros e outros objetos decorativos. Se enjoar, basta substituir!

5. Não se esqueça da área para circulação

Antes de mobiliar o quarto de solteiro é difícil perceber a importância de ter espaço suficiente para a circulação de pessoas. Afinal, tudo parece maior quando está vazio. Mas saiba que acertar nesse ponto é essencial para a rotina de quem vai usar o espaço e para evitar uma sensação de sufocamento.

Arquitetos sugerem garantir pelo menos 60 cm em todas as áreas de passagem para uma pessoa poder transitar sem esbarrar em nada. Isso significa deixar essa quantidade de área livre nas laterais da cama e à frente de um armário com portas de correr — se as portas forem de abrir, o espaço livre precisa ser ainda maior.

6. Utilize também as paredes

Quando pensamos na mobília de um quarto de solteiro, é comum visualizar o chão bastante ocupado e as paredes mais livres, apenas com papel de parede ou quadros. Mas não precisa ser assim!

Com móveis sob medida, você consegue verticalizar o ambiente, aproveitando as paredes com prateleiras, nichos e até armários aéreos. Essa é a principal saída para liberar espaço no chão e aumentar a sensação de amplitude no cômodo.

7. Busque qualidade nos materiais

De nada adianta seguir todas as dicas acima e abrir mão da qualidade ao escolher um quarto de solteiro planejado. Para ter um resultado bonito e duradouro, é preciso investir em fornecedores que aliem o design com o uso de matéria-prima de primeira qualidade.

Quando o assunto é a decoração do seu lar, dê preferência por empresas de confiança e reconhecidas no mercado. Pesquise sobre a experiência da marca, visite a loja, conheça os materiais usados e veja projetos já executados para garantir que tudo vai sair conforme o esperado.

Viu como é simples otimizar a escolha de móveis planejados para quarto de solteiro? Seguindo essas dicas, você consegue criar um ambiente que atenda perfeitamente as necessidades dos moradores, sem dispensar beleza e personalidade.

Agora, que tal tirar essa ideia do papel e ainda garantir materiais de alto padrão na execução? Entre em contato com a Finger Móveis e conheça nossas soluções em ambientes planejados para toda a casa!

Powered by Rock Convert