27set

Conheça Masdar, a cidade tecnológica ao lado de Dubai

Conheça Masdar, a cidade tecnológica ao lado de Dubai

Quando pensamos nos Emirados Árabes, lembramos de cidades como Dubai e Abu Dhabi — destaques em riqueza, planejamento e tecnologia em pleno deserto. Mas você sabia que, perto delas, outra cidade vem sendo construída de uma forma bem mais planejada? Masdar é o que todos podem chamar de cidade do futuro, já que sustenta a ambição de ser o lugar mais sustentável do planeta.

No artigo a seguir, descubra como essa cidade modelo desafia a forma como vemos o urbanismo no mundo. Boa leitura!

Masdar: a cidade do futuro nos Emirados Árabes

As cidades planejadas não são uma novidade. Aqui no Brasil, por exemplo, a própria Brasília surgiu no meio do cerrado na década de 1960. Mas o que torna Masdar um projeto especial é seu foco em ser 100% sustentável.

Localizada a 30 minutos da capital dos Emirados Árabes — Abu Dhabi —, a cidade do futuro toma forma e deve estar completa até 2025. Desenhada pela empresa britânica Foster and Partners, sua área abrange cerca de 640 hectares e seu projeto se destaca por:

  • incentivar o uso de transportes públicos e a realização de caminhadas;
  • determinar meios de ser 100% autossuficiente;
  • oferecer proteção e conforto climático;
  • ser editável e aberto a novas tecnologias.

As tecnologias que tornam Masdar uma cidade modelo

Com o avanço tecnológico mais presente no dia a dia, surgem muitas opções de tecnologia para casa, que tornam a vida das pessoas melhor. No caso de Masdar, isso foi expandido ao nível de uma comunidade inteira. Assim, as pessoas não só podem viver em uma casa inteligente, mas são chamadas a uma vida mais sustentável em todos os aspectos.

Arquitetura planejada

Com altíssimas temperaturas, caminhar pelas cidades dos Emirados Árabes é um grande desafio. Por isso, os prédios de Masdar foram projetados para oferecer conforto térmico. Dessa forma, não só proporcionam mais sombra, mas a distância entre eles é menor — o que oferece abrigo do sol e dispensa a necessidade de veículos para realizar atividades. Além disso, parques e túneis de ar são outras medidas para deixar a cidade mais fresca e torná-la ideal para pedestres e ciclistas.

Usina de dessalinização

Conseguir água no deserto é uma questão de sobrevivência. Em Masdar, a criação de uma usina sustentável não só pretende conseguir água potável, mas fazer isso com energia completamente limpa e que também seja aproveitada para outros pontos da cidade.

Energia solar

Pensar em energias renováveis é uma das melhores formas de garantir economia e sustentabilidade. Na cidade do futuro, elas estão por todo lugar. Por exemplo, os veículos permitidos são todos públicos e elétricos, e a ideia é de que circulem de forma autônoma no subterrâneo.

Já o investimento na captação de energia solar, torres eólicas e espelhos pretende garantir que a cidade toda funcione de forma autônoma — inclusive as casas com painéis fotovoltaicos.

Reutilização de resíduos

Além de centros de reciclagem, a cidade tem planos de reutilização de qualquer resíduo gerado. Dessa forma, é possível garantir que nenhum recurso seja desperdiçado e que a cidade tenha sua autonomia. Assim, alguns investimentos são:

  • tratar e reutilizar toda a água;
  • adequar as casas para aproveitar seus resíduos;
  • produzir alimentos e combustível com base na reutilização de recursos.

Neutralização do gás carbônico

Outro ponto de destaque de Masdar é a neutralização na emissão de gás carbônico. Na cidade do futuro, todo o foco em energia limpa, reutilização de resíduos e novos estilos de vida faz com que isso seja possível. Dessa forma, não é difícil acreditar que a cidade, de fato, será a mais sustentável do planeta.

Em meio ao deserto dos Emirados Árabes, Masdar está sendo construída para se tornar um marco mundial. Com planejamento eficiente e medidas ecológicas, ela visa a ser a mais sustentável do planeta. Isso apenas será confirmado depois de sua construção, mas o que é certo é que ela será exemplo para outras cidades do futuro.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e mostre como a tecnologia e a sustentabilidade podem tornar as cidades melhores!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia