30out

Tendências 2025: O futuro é agora

escrito por Francieli Kern
Tendências 2025: O futuro é agora

Novas tecnologias em todas as áreas estão voltadas para a sustentabilidade

Um novo despertar está surgindo! Muito se fala em sustentabilidade. Mas, mais do que apenas falar, empresas e indústrias estão trabalhando para criar produtos efetivamente sustentáveis e duráveis. Ações concretas estão sendo realizadas a partir dessa nova visão do consumidor com senso de propósito e consciência ambiental. A WGSN, empresa especializada em análise e previsão de tendências de consumo globais, apresentou um estudo sobre o que deve estar em alta até 2025.

Inovações Solares

A energia solar é uma realidade mundial e, apesar de ainda ter um custo alto no Brasil, muitas empresas, indústrias e residências estão aderindo a esse tipo de energia renovável pelo custo-benefício. Novos produtos estão surgindo no mercado, com uma estética diferente, como as telhas solares laminadas da empresa norte-americana GAF Energy, que são integradas no telhado, com uma aparência mais discreta. Janelas com isolamento térmico também estão sendo utilizadas para capturar o calor do sol para se ter maior eficiência energética.

Tendências 2025

Roupas climatizadas

Que tal aquecer o corpo ao invés do quarto, gastando menos energia elétrica? As marcas italiana, AlphaTauri, suíça, Schoeller, e a Deutsche Telekom criaram uma jaqueta aquecida usando tecido com uma rede de fios condutores,que pode ser controlada por aplicativo. Já a empresa finlandesa UXTEX desenvolveu tecidos mais duráveis.

Tendências 2025

Cozinha conectada

O coração da casa também vai ser tecnológico, permitindo a preparação de refeições mais eficientes, com uma alimentação mais saudável e sem tanto desperdício de alimento. A empresa turca Arçelik desenvolveu uma geladeira com inteligência artificial para reduzir as flutuações de temperatura, otimizando o uso de energia, gerando uma economia de até 10%, aumentando o frescor dos alimentos. Já o aplicativo espanhol LogMeal utiliza inteligência artificial para reconhecer itens em uma foto, passando em tempo real informações nutricionais e de ingredientes.

Compostagem sem cheiro

O reciclador de alimentos da empresa Reencle tem design compacto, ideal para espaços pequenos. Seu sistema permite a produção de fertilizante a partir de restos de comidas em apenas duas horas. O melhor: sem odores por causa das três camadas de filtro.

Tendências 2025

Inovação em tintas

A Sul Kukbong Kim (RCA coreana) desenvolveu uma tinta (Celour) feita de concreto demolido, que absorve tanto carbono como uma árvore consegue em um dia!

Investindo no Home Office

O estúdio holandês Halle Design passou a usar suas tapeçarias de parede dupla face e divisórias de ambiente para absorver o som e melhorar a acústica dos ambientes. Móveis que se adaptam ao trabalho e lazer são tendências importantes. O termo “resimerciais” (residencial + comercial) está em alta! O UFOU Studio, com sede na China, criou uma mesa com tampo que pode ser inclinado, além de pernas que podem ser abaixadas ou levantadas para a pessoa sentar ou ficar de pé, encorajando uma vida profissional menos sedentária.

Lar, doce lar

Nossa casa será cada vez mais um local de cuidado e bem estar. Destaque para o banheiro, quarto e cozinha, que precisam de móveis confortáveis, funcionais, duráveis, bonitos e alinhados com a sustentabilidade.

decoração descolada

Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Foto: Feitosa Films Production

Aguçando o olfato

Outra tendência forte para os próximos anos é a experiência com os cheiros! A francesa Carrière Frères já está trabalhando com pastilhas de cera para armários, guarda-roupas ou gavetas. A empresa holandesa Moooi e a Ideo apresentaram na Semana de Design de Milão 2022 um difusor de perfume robótico que combina névoa, luz e som.

Ambientes inclusivos

No sentido do conforto e aconchego, o estúdio holandês Kukka apresentou uma série de tapeçarias desenvolvidas para pessoas daltônicas ou com problemas de visão. Já a estilista francesa Alexia Audrain criou uma cadeira destinada a ajudar as pessoas com autismo a se acalmarem.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

O futuro é cheio de promessas e as tendências para 2025 nos mostram um vislumbre deste universo em constante evolução. Se você é daquelas pessoas que adora se manter atualizada com as últimas novidades e tendências, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. O amanhã está se formando hoje, e mal podemos esperar para explorá-lo com você.

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia