04out

Material para móveis planejados: o que considerar na hora de escolher?

escrito por Francieli Kern
Material para móveis planejados: o que considerar na hora de escolher?

Você sabia que a escolha dos materiais para móveis planejados influencia diretamente a vida útil e a qualidade das mobílias? O tipo de matéria-prima desempenha importantes funções, oferecendo mais durabilidade e flexibilidade às peças.

cozinha - ambientes planejados

Projeto e Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Movie Two Creative

É essencial, por exemplo, notar se a fabricação tem como foco a valorização e a sofisticação dos móveis. Antes de optar por um fornecedor, portanto, é preciso avaliar a reputação da marca e os exemplos de projetos que já foram produzidos para ter mais garantia na hora de investir.

Acompanhe a seguir e entenda o que deve ser considerado ao escolher os materiais para móveis planejados para a sua residência!

O que considerar ao escolher os materiais para móveis planejados?

Cada material utilizado para a produção dos móveis planejados contém características e particularidades que influenciam a qualidade final do produto. Por isso, é muito importante escolher com bastante cuidado quais matérias-primas farão parte da composição do projeto de mobília da sua casa.

Os móveis planejados devem apresentar resistência ao tempo, durabilidade, praticidade de uso e personalização, conforme as expectativas do cliente. Para que o projeto atenda a tais critérios, é essencial que os materiais sejam bem escolhidos.

Vale muito a pena, por exemplo, conhecer o trabalho dos fornecedores e, se possível, visitar o local onde os móveis são produzidos. Também há a possibilidade de realizar alguns testes práticos com protótipos para descobrir se o material utilizado realmente é resistente e conta com vida útil considerável.

São inúmeros os aspectos que devem ser analisados antes de investir nos móveis planejados para a sua residência. Veja, a seguir, quais são os fatores essenciais que devem ser observados no momento de escolher pela matéria-prima!

Resistência

É fundamental que os móveis planejados sejam resistentes. A depender da função e do local de instalação da mobília, será necessário optar por um tipo de material com acabamento mais durável, como o MDP e MDF (que também pode ser usado em peças curvilíneas).

Em geral, o produto com garantia de resistência acaba tendo muito mais qualidade, o que dá menos dor de cabeça no futuro. Mesmo que a mobília seja desmontada e montada novamente, ela pode apresentar uma vida útil longa e persistente quando a peça apresenta uma boa taxa de resistência.

Durabilidade

Alguns móveis planejados, como gavetas, bancadas, prateleiras, entre outras superfícies, exigem um teste de durabilidade para avaliar o peso e a tração. Essa análise garante que o comprador receba mobílias de qualidade e com longa vida útil.

Nesse caso, é essencial que os móveis planejados contem com um bom acabamento, pois é esse o aspecto principal que aumenta a durabilidade e conserva o produto. O MDP e o MDF, por exemplo, são alguns dos materiais mais utilizados, principalmente por apresentar versatilidade.

mdf ou mdp material para móveis planejados

Praticidade

Outro aspecto fundamental no momento de escolher o material para móveis planejados é a praticidade de uso. Existem matérias-primas que são mais adequadas para os diversos ambientes.

De qualquer forma, o material utilizado como base para os móveis planejados deve oferecer o máximo de praticidade aos moradores. Além de transformar os ambientes, esse tipo de mobília traz funcionalidade aos ambientes, tornando as tarefas cotidianas muito mais simples e práticas.

bancada de cozinha organização

Projeto: Daiana Ortolan – Fotos: Vivianne Rubin

Garantia

Se o seu intuito é ter móveis planejados duráveis na sua casa, é essencial contar com uma garantia estendida do fornecedor. Para isso, será preciso considerar o custo-benefício do produto, em termos de qualidade e durabilidade.

detalhes linha provençal berlin material móveis planejados

Linha Provençal Berlin – Projeto: Daiana Ortolan – Fotos: Vivianne Rubin

Até porque, para além da funcionalidade, os móveis planejados agregam valor ao seu imóvel. Geralmente, quem busca por uma residência, por exemplo, leva em conta a existência desse tipo de mobília, sendo um fator imprescindível no momento de decisão pela compra.

Qualidade

A qualidade da matéria-prima utilizada nos móveis é de extrema importância. Em geral, na fabricação dos produtos, os fornecedores dão preferência a materiais compostos de fibras ou partículas de madeira prensadas em altas temperaturas com uma combinação de resinas para manter a resistência e a qualidade final da peça.

Revestimento metro metalizado

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Doll Fotógrafo

Além desse fator ser fundamental para a vida útil da mobília, ele também ajuda a evitar acidentes durante o uso. Puxadores, dobradiças e trilhos, por exemplo, devem contar com ferragens de qualidade para manter o bom funcionamento dos móveis e ainda para impedir que o objeto rache ou quebre com o passar do tempo.

Acabamento

O acabamento dos móveis é mais um aspecto que deve ser considerado antes de realizar o investimento. Mesmo que alguns produtos sejam feitos artesanalmente ou produzidos em larga escala, eles devem sempre contar com materiais de alto padrão e qualidade.

detalhe móveis planejados

Foto: Vivianne Rubin

Com isso, a mobília se torna mais durável, resistente e flexível, uma vez que o acabamento aumenta a vida útil e auxilia na conservação da matéria-prima. Além disso, é importante verificar se o acabamento é adequado para o uso e se resiste às atividades diárias dos moradores.

Custo-benefício

O custo do projeto de móveis planejados também é um fator a ser considerado no momento de investir nas mobílias da sua casa. Para isso, vale a pena realizar o orçamento com diferentes fornecedores e sempre considerar a qualidade da negociação.

A principal indicação é dar preferência por marcas conceituadas e reconhecidas no mercado dos planejados, como a Finger, que já conta com mais de 45 anos de atuação no ramo.

Qual o material mais resistente para móveis planejados?

Existem diferentes tipos de materiais que podem ser utilizados na fabricação das mobílias planejadas. Cada um apresenta características únicas que podem, inclusive, influenciar na qualidade final de cada peça.

Atualmente, o MDF e o MDP — madeiras derivadas de reflorestamento — são os tipos mais comuns adotados na produção dos móveis planejados. Ambos são resistentes e indicados para diferentes cômodos, como banheiros, cozinhas e lavabo.

Tanto o MDF quanto o MDP são utilizados na fabricação de armários, prateleiras e demais peças, oferecendo bastante versatilidade na criação de mobílias personalizadas. A seguir, confira mais informações sobre cada tipo de material!

Porta Feel – Acabamento Reifen em LackLaminat

MDF

O MDF consiste em uma chapa de média densidade, produzida a partir de fibras de madeira, resinas e aditivos. O material é amplamente utilizado em projetos de móveis planejados, já que possibilita a criação de formatos diferenciados e exclusivos.

Sua composição possibilita desenvolver designs curvos e formas circulares, por exemplo. Além disso, devido à compactação das camadas aglutinadas de madeira e a pouca porosidade, é possível atingir um acabamento mais homogêneo em móveis feitos de MDF.

As principais vantagens do MDF são:

  • placas de alta estabilidade;
  • boa resistência na variação de temperatura;
  • facilidade de pintura devido à superfície lisa;
  • ótima maleabilidade;
  • maior aproveitamento em peças com canto arredondado.

MDP

Já o MDP é uma placa grossa produzida em 3 camadas, sendo ainda mais resistente do que o MDF. Materiais deste tipo podem receber furos de pregos e parafusos, sem apresentar rachaduras durante a montagem ou desmontagem, por exemplo.

Além disso, o MDP é mais resistente à umidade, pressão e atritos. É uma matéria-prima especialmente interessante para a fabricação de móveis em linha reta, sem formas e cantos arredondados, como portas, gaveteiros, armários, divisórias, prateleiras, mesas, entre outros.

Entre as vantagens do MDP destacamos:

  • pode ser utilizado em áreas internas úmidas;
  • resiste melhor a possíveis empenamentos;
  • oferece maior resistência para montagem e desmontagem;
  • utiliza madeira oriunda de áreas de reflorestamentos manejadas de forma ambientalmente sustentáveis;
  • maior densidade que garante melhor resistência e fixação.

Como escolher um bom fornecedor de móveis planejados?

Para escolher um fornecedor comprometido e atento aos detalhes, é essencial fazer uma avaliação da reputação da marca e dos materiais que são utilizados com mais frequência em seus projetos. Isso garantirá a qualidade dos móveis planejados e pode impedir que o seu investimento seja perdido.

É interessante que a empresa contratada tenha um time de especialistas preparados para orientar os clientes em relação à escolha das matérias-primas mais adequadas para cada cômodo da casa. Você também pode solicitar amostras dos produtos e observar a qualidade do que é apresentado.

Outro ponto é em relação à garantia. Dê preferência a fornecedores que sejam conceituados no mercado e que ofereçam garantia estendida para os clientes. Ainda vale a pena conversar com outros consumidores para conhecer diferentes opiniões sobre os móveis que são comercializados pela loja.

A Finger tem o compromisso e a missão de transformar ambientes para o bem-estar das pessoas. A empresa prioriza a escolha do material para móveis planejados e oferece padrões, texturas e possibilidades de fabricação de qualidade, criando projetos de ambientes personalizados e exclusivos para cada cliente.

Com a Finger, você pode escolher o que mais combina com a sua personalidade, elaborando móveis planejados que contribuem para o aumento do bem-estar e qualidade de vida. Nossas peças são fabricadas em uma variedade de materiais, cores e acabamentos, além de um design de alto valor agregado.

No momento de realizar o investimento, portanto, defina quais as características que melhor atendem às suas atuais necessidades. Até porque projetos para a casa demandam o uso de matérias-primas específicas no processo de fabricação.

Agora você já sabe quais são os melhores materiais para móveis planejados disponíveis no mercado. Ter atenção a este fator é muito importante, como vimos ao longo do conteúdo, já que a decisão reflete na durabilidade, resistência e qualidade das peças.

Aproveite a visita e entenda também qual a importância do acabamento dos móveis planejados para a sua casa!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Siga a Finger em suas redes sociais!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia