20mar

Área de churrasqueira: saiba como fazer uma decoração impecável

Área de churrasqueira: saiba como fazer uma decoração impecável

Toda residência tem um lugar eleito pelos proprietários no momento de receber os amigos. Em muitas delas esse local é a área de churrasqueira. O motivo é simples: trata-se de um ambiente equipado com tudo o que é necessário para garantir o sucesso de festas, reuniões de família e celebrações diversas.

Se sua casa também conta com esse espaço, que é bastante tradicional nos lares brasileiros, por que não o valorizar com uma bela decoração? Uma repaginada no visual poderá transformá-lo em principal ponto de encontro de pessoas queridas.

Quer saber como atingir esse objetivo? Então, não perca as dicas que listamos para você compor uma área de churrasqueira impecável!

Gourmet - área de churrasqueira

Projeto e execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: MovieTwo

Avalie o local como um todo

Todo projeto para melhorar a estética de um espaço deve começar pelo planejamento. Isso significa que você deverá olhar para o local de trabalho com atenção. Nesse caso, avalie a área na totalidade e, se possível, tire as principais medidas (distância entre paredes e outras estruturas, altura do pé-direito etc.).

Os detalhes variam muito conforme o ambiente escolhido para a instalação da churrasqueira. Pode ser um quiosque no quintal, uma varanda gourmet, uma sacada ampla ou, no caso de apartamentos, uma parte específica do térreo ou do terraço.

Além de anotar as medidas, reflita sobre os elementos existentes no local para definir o que será mantido e o que poderá ser eliminado ou substituído. Dependendo do orçamento, você ainda consegue aproveitar a mudança para realizar uma reforma — incluir um pequeno banheiro na área, por exemplo.

Defina um estilo ou temática

Há uma infinidade de temas para trabalhar no local. Porém, considere que ambientes com churrasqueira pedem um ar mais descontraído e informal. Nesse sentido, pode ser interessante compor o espaço com elementos rústicos ou inspirados no estilo industrial (muita madeira, concreto e itens metálicos).

Focar em uma linguagem específica é importante para deixar o projeto harmônico e atrativo. Além disso, é com base no tema que você fará a escolha dos materiais, cores, tecidos e demais peças. Se ficar em dúvida sobre diferentes estilos, a dica é procurar referências de ambientes montados na internet.

moveis planejados gourmet - cozinha gourmet

Após a pesquisa, salve as imagens que trazem sua estética favorita e use como ponto de partida. Em todo caso, tome cuidado com as combinações para que não gerem poluição visual. Uma boa dica é manter as principais superfícies neutras e, então, adicionar itens chamativos para criar contrastes — esses podem ser revestimentos com textura, tecidos estampados e louças com cortes diferenciados.

Setorize a área de churrasqueira

Evite pensar no local como um ambiente único. Afinal, dependendo da área disponível, é possível dividir seu projeto em espaços com diferentes finalidades: preparar alimentos, servir refeições e bebidas, armazenar produtos e utensílios, entre outras necessidades.

Se seus convidados gostam de se divertir enquanto aguardam a comida ficar pronta, por que não investir em um cantinho de jogos? Vale equipá-lo com mesa de bilhar, pebolim ou bancada para apoiar cartas de baralho e tabuleiros.

Também é possível montar uma área com poltronas confortáveis, televisão, caixas de som e videogame para animar a criançada. Use a criatividade para otimizar o espaço e aproveitar cada centímetro com elementos que agradem tanto os moradores quanto os visitantes.

Para setorizar, você pode usar divisórias móveis (biombos e painéis vazados), elevar o piso de alguma área especial (como se fosse um pequeno palco) ou evidenciar um cantinho com uma cor alegre. Você também pode abusar do poder da iluminação para destacar ambientes específicos.

Invista em mobiliário funcional

Ainda que a churrasqueira seja a protagonista, vale apostar em outros equipamentos para deixar o seu ambiente de lazer completo. Móveis funcionais, por exemplo, facilitam os afazeres no local e, se tiverem acabamento de qualidade, podem agregar mais durabilidade ao projeto.

Um balcão amplo com banquetas ou uma mesa com um belo jogo de cadeiras são básicos. Mas você pode ir além; incluindo armários altos, nichos e prateleiras para organizar o espaço e manter tudo no devido lugar. Se quiser uma verdadeira área gourmet, invista também em eletrodomésticos (frigobar, cooktop, forno etc.).

Uma solução perfeita para mobiliar sua área de churrasqueira é apostar nos móveis planejados. Isso porque são desenvolvidos segundo as medidas disponíveis no local em que serão colocados. Desse modo, fica fácil personalizar cada detalhe das peças para montar um ambiente com a sua cara.

Dê um toque de personalidade

Como qualquer cômodo residencial, a área que abriga a churrasqueira também merece uma pitada de personalidade. Para isso, não hesite em levar peças que reflitam o gosto dos moradores ou que tenham uma história interessante. Valem porta-retratos com fotografias da família, plaquinhas temáticas ou com frases divertidas, objetos adquiridos em viagens…

área gourmet

Projeto: Fatina Rahall – Execução: Finger Foz – Cliente: Sanna Tarabain

Se for um espaço gourmet, as próprias louças e utensílios podem fazer parte da decoração. Basta pendurar canecas, espátulas, conchas e até panos de prato em ganchos fixados na parede. Panelas, travessas e jogos de pratos ficam interessantes quando expostos em prateleiras ou sobre os móveis.

Para adicionar um toque de cor, abuse dos tecidos. Tapetes felpudos perto dos assentos e mantas de plush sobre os encostos agregam personalidade e ajudam a espantar o frio no inverno. Se a temperatura subir, é só os substituir por peças mais leves e frescas, como passadeiras de palha e almofadas revestidas com cetim.

Para finalizar e acrescentar um pouco de verde, aposte nas folhagens! As plantas complementam o visual com suas diferentes cores e texturas. O melhor é que podem ser cultivadas tanto em pequenos vasos quanto em grandes floreiras, seja na forma de mudas ornamentais, hortaliças ou temperos.

Defina o tipo de revestimento para o local

Podemos dizer que o revestimento é o “coringa” na decoração da área de churrasqueira. Afinal, além de embelezar o espaço, é capaz de torná-lo mais agradável e com o toque de personalidade do proprietário do imóvel. Mas como escolher o melhor tipo de revestimento? Algumas dicas são:

  • Opte pela funcionalidade — é importante que o revestimento seja fácil de limpar. Uma vez que, a churrasqueira tende a dispersar gordura, pedaços de carvão e cinzas;
  • Escolha um material resistente — o revestimento tem que ser forte o bastante para resistir a diversos tipos de impactos. Afinal, a área de churrasqueira é um lugar de lazer. Sendo assim, será comum a grande movimentação dos convidados e de vários objetos (como mesas e cadeiras);
  • Pense na decoração — o designe deve seguir o gosto e personalidade do proprietário. Alguns gostam de um estilo rústico, outros preferem algo mais moderno ou elegante. Após definir o estilo, fica mais fácil optar pelos objetos decorativos: quadros, banquetas, plantas e móveis.

No mercado, existem vários tipos de revestimentos que preenchem esses critérios. Por exemplo: granito, mármore, madeira e azulejo. O interessante é que esses materiais oferecem diversas tonalidades; desde as neutras, passando pelas cores quentes e chegando nas frias.

Planeje a iluminação do espaço

Sim, a iluminação também é importante no projeto da área de churrasqueira. Na verdade, esse aspecto é um dos que mais impactam na beleza e clima do ambiente. Uma das melhores estratégias de iluminação é o aproveitamento da luz natural — em especial nas regiões que tem abundância dessa fonte de energia.

Para isso, algumas telhas podem ser de vidro. Esse mesmo material pode ser utilizado como paredes e portas. Caso deseje privacidade, cortinas e persianas podem ser instaladas. Quando necessário, é só fechá-las e seguir com o churrasco. E a noite? Existe um projeto de iluminação que converse com a decoração do local?

Com certeza! Uma das opções são as luminárias pendentes que podem ser distribuídas em vários pontos do ambiente: bancadas, mesas, pias e objetos decorativos. Há também os painéis luminosos e luzes pisca-pisca. Ambos dão um charme ao local. Uma vez que, além de decorativos, oferecem a possibilidade de variar os tons das lâmpadas entre quentes e frios.

cozinha gourmet - estilo rustico - moveis planejados escuros

Projeto: Arquiteta Regiane de Castro – Execução: Finger Cascavel

Uma alternativa são os spots direcionais. Como o próprio nome já revela, esse tipo de iluminação fica direcionada para um ponto — que pode ser a grelha da churrasqueira ou uma placa de boas-vindas. Por outro lado, se o proprietário quer um ambiente mais aconchegante, as luzes embutidas no chão podem ser uma excelente opção.

Por meio delas, se criam caminhos que contornam um jardim interno ou escadas. Também é possível delimitar áreas, como as das mesas, churrasqueira e pista de dança. Todos os tipos de iluminação artificial que foram citadas devem ser ajustáveis. Isso permite controlar a intensidade das luzes conforme a ocasião ou necessidade.

Opte entre comprar ou construir uma churrasqueira

A boa notícia é que a churrasqueira pode ser comprada já pronta ou construída do zero. Qualquer uma das opções permite a personalização da metragem, designe e estrutura. Ao pesquisarmos no mercado, encontramos modelos embutidos, soltos, convencionais, elétricos, pequenos, médios ou grandes.

Sendo assim, é importante que o proprietário analise com calma quais são os seus desejos, necessidades e gostos. Dessa forma, a escolha trará muitos benefícios tanto para o imóvel quanto para todos os que frequentarão o ambiente.

E aí, curtiu as possibilidades para transformar a área de churrasqueira em um ambiente confortável, bonito e descontraído? Esperamos que sim! Tenha em mente que, ao caprichar na decoração, você cria um espaço atraente em casa e valoriza o imóvel. Portanto, escolha suas soluções favoritas e mãos à obra!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Se você gosta de conteúdos com dicas práticas e inspiradoras, assine a nossa newsletter! Isso garantirá acesso aos próximos artigos do blog no momento em que forem publicados!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia