20mar

Área de churrasqueira: saiba como fazer uma decoração impecável

Área de churrasqueira: saiba como fazer uma decoração impecável

Toda residência tem um lugar eleito pelos proprietários no momento de receber os amigos. Em muitas delas esse local é a área de churrasqueira. O motivo é simples: trata-se de um ambiente equipado com tudo o que é necessário para garantir o sucesso de festas, reuniões de família e celebrações diversas.

Se sua casa também conta com esse espaço, que é bastante tradicional nos lares brasileiros, por que não valorizá-lo com uma bela decoração? Uma repaginada no visual poderá transformá-lo em principal ponto de encontro de pessoas queridas.

Quer saber como atingir esse objetivo? Então, não perca as dicas que listamos para você compor uma área de churrasqueira impecável!

Avalie o local como um todo

Todo projeto com o objetivo de melhorar a estética de um espaço deve começar pelo planejamento. Isso significa que você deverá olhar para o local de trabalho com atenção. Nesse caso, avalie a área como um todo e, se possível, tire as principais medidas (distância entre paredes e outras estruturas, altura do pé-direito etc.).

Os detalhes variam muito de acordo com o ambiente escolhido para a instalação da churrasqueira. Pode ser um quiosque no quintal, uma varanda gourmet, uma sacada ampla ou, no caso de apartamentos, uma parte específica do térreo ou do terraço.

Além de anotar as medidas, reflita sobre os elementos existentes no local para definir o que será mantido e o que poderá ser eliminado ou substituído. Dependendo do orçamento, você ainda consegue aproveitar a mudança para realizar uma reforma — incluir um pequeno banheiro na área, por exemplo.

Defina um estilo ou temática

Há uma infinidade de temas para trabalhar no local. Porém, considere que ambientes com churrasqueira pedem um ar mais descontraído e informal. Nesse sentido, pode ser interessante compor o espaço com elementos rústicos ou inspirados no estilo industrial (muita madeira, concreto e itens metálicos).

Focar em uma linguagem específica é importante para deixar o projeto harmônico e atrativo. Além disso, é com base no tema que você fará a escolha dos materiais, cores, tecidos e demais peças. Se ficar em dúvida sobre diferentes estilos, a dica é procurar referências de ambientes montados na internet.

Após a pesquisa, salve as imagens que trazem sua estética favorita e use como ponto de partida. Em todo caso, tome cuidado com as combinações para que não gerem poluição visual. Uma boa dica é manter as principais superfícies neutras e, então, adicionar itens chamativos para criar contrastes — esses podem ser revestimentos com textura, tecidos estampados e louças com cortes diferenciados.

Setorize a área de churrasqueira

Evite pensar no local como um ambiente único. Afinal, dependendo da área disponível, é possível dividir seu projeto em espaços com diferentes finalidades: preparar alimentos, servir refeições e bebidas, armazenar produtos e utensílios, entre outras necessidades.

Se seus convidados gostam de se divertir enquanto aguardam a comida ficar pronta, por que não investir em um cantinho de jogos? Vale equipá-lo com mesa de bilhar, pebolim ou bancada para apoiar cartas de baralho e tabuleiros.

Também é possível montar uma área com poltronas confortáveis, televisão, caixas de som e videogame para animar a criançada. Use a criatividade para otimizar o espaço e aproveitar cada centímetro com elementos que agradem tanto os moradores quanto os visitantes.

Para setorizar, você pode usar divisórias móveis (biombos e painéis vazados), elevar o piso de alguma área especial (como se fosse um pequeno palco) ou evidenciar um cantinho com uma cor alegre. Você também pode abusar do poder da iluminação para destacar ambientes específicos.

Invista em mobiliário funcional

Ainda que a churrasqueira seja a protagonista, vale apostar em outros equipamentos para deixar o seu ambiente de lazer completo. Móveis funcionais, por exemplo, facilitam os afazeres no local e, se tiverem acabamento de qualidade, podem agregar mais durabilidade ao projeto.

Um balcão amplo com banquetas ou uma mesa com um belo jogo de cadeiras são básicos. Mas você pode ir além e incluir armários altos, nichos e prateleiras para organizar o espaço e manter tudo no devido lugar. Se quiser uma verdadeira área gourmet, invista também em eletrodomésticos (frigobar, cooktop, forno etc.).

Uma solução perfeita para mobiliar sua área de churrasqueira é apostar nos móveis planejados. Isso porque são desenvolvidos de acordo com as medidas disponíveis no local em que serão colocados. Desse modo, fica fácil personalizar cada detalhe das peças para montar um ambiente com a sua cara.

Dê um toque de personalidade

Como qualquer cômodo residencial, a área que abriga a churrasqueira também merece uma pitada de personalidade. Para isso, não hesite em levar peças que reflitam o gosto dos moradores ou que tenham uma história interessante. Valem porta-retratos com fotografias da família, plaquinhas temáticas ou com frases divertidas, objetos adquiridos em viagens…

Se for um espaço gourmet, as próprias louças e utensílios podem fazer parte da decoração. Basta pendurar canecas, espátulas, conchas e até panos de prato em ganchos fixados na parede. Panelas, travessas e jogos de pratos ficam interessantes quando expostos em prateleiras ou sobre os móveis.

Para adicionar um toque de cor, abuse dos tecidos. Tapetes felpudos perto dos assentos e mantas de plush sobre os encostos agregam personalidade e ajudam a espantar o frio no inverno. Se a temperatura subir, é só substitui-los por peças mais leves e frescas, como passadeiras de palha e almofadas revestidas com cetim.

Para finalizar e acrescentar um pouco de verde, aposte nas folhagens! As plantas complementam o visual com suas diferentes cores e texturas. O melhor é que podem ser cultivadas tanto em pequenos vasos quanto em grandes floreiras, seja na forma de mudas ornamentais, hortaliças ou temperos.

E aí, curtiu as possibilidades para transformar a área de churrasqueira em um ambiente confortável, bonito e descontraído? Esperamos que sim! Tenha em mente que, ao caprichar na decoração, você cria um espaço atraente em casa e valoriza o imóvel. Portanto, escolha suas soluções favoritas e mãos à obra!

Se você gosta de conteúdos com dicas práticas e inspiradoras, assine a nossa newsletter! Isso garantirá acesso aos próximos artigos do blog no momento em que forem publicados!

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.