Em tempos marcados pela delicadeza do minimalismo, algumas pessoas podem sentir falta de um toque a mais de luxo dentro de casa. Uma boa forma de agregar requinte aos cômodos é apostar na decoração clássica, conhecida pela elegância que transmite a partir do uso de elementos de alta qualidade.
Bastante tradicional, esse estilo já foi muito empregado em monumentos históricos. Sua popularidade continua em alta porque cai bem em qualquer ambiente, desde salas até banheiros e áreas externas.
Quer uma ajudinha para fazer isso? Então, não perca as informações e dicas que trouxemos sobre o assunto!
Como é a decoração clássica?
O motivo pelo qual a decoração clássica recebe esse nome é, justamente, porque ela remete a esse período histórico. Ela preza, portanto, por elementos tradicionais, imponentes e com algumas características que vamos apresentar a seguir.
A história desse estilo começou na Antiguidade, quando a arquitetura clássica predominava nas construções de templos, memoriais e obras mais importantes do período. O luxo era estampado tanto na estrutura das edificações quanto nos detalhes internos, sempre com o objetivo de mostrar o poder da nobreza.
Algumas das características da decoração clássica e que estão ligados com esse estilo arquitetônico são:
- imponência — espaços amplos, grandes salões e pé-direito alto;
- aberturas curvas — janelas e portas com partes trabalhadas em linhas arredondadas;
- verticalização — colunas altas para dar amplitude e remeter à grandeza;
- cores sóbrias — paletas neutras, com poucas variações de tons;
- materiais nobres — pedras preciosas, mármore, madeira maciça etc.;
- ornamentação — muitos estofados, tecidos, peças valiosas e objetos raros.
Muitas dessas características são importadas, portanto, para a decoração clássica. Por exemplo, se a ideia é ter espaços amplos, os itens e móveis devem valorizar amplitude do espaço. E isso pode ser feito de diversas formas, como você verá em nossas dicas mais à frente.
Por combinar uma série de elementos, a decoração clássica tem um charme único que encanta à primeira vista. Não é à toa que, comumente, é associada à palavra “sofisticação”. Ao mesmo tempo, esse tipo de composição traz o conforto característico dos antigos casarões, que, embora espaçosos, tinham seus cômodos preenchidos com muitos móveis e acessórios.
O segredo para ter um bom resultado na decoração clássica é equilibrar corretamente as cores, as texturas e demais recursos típicos da composição. Mas não é só isso. Vamos ver mais a seguir sobre o assunto.
Como aplicar esse estilo em casa?
Se você se identifica com composições que remetem a tempos passados e sofisticação, pode aproveitar para começar agora a mudar o estilo dos seus cômodos e trazer a decoração clássica para sua residência. As inspirações e referências estão por toda a parte: blogs, revistas, redes sociais, programas de televisão, e muito mais.
Que tal começar as mudanças com as nossas dicas? Veja, a seguir, alguns passos essenciais para compor uma decoração clássica incrível!
Combine cores neutras e luz amarelada
As tonalidades do estilo são, em sua maioria, discretas e suaves. Opções como bege, branco, creme e variações de cinza são as preferidas para as paredes, tetos e pisos.
Já cores mais impactantes (como azul, verde, vermelho) costumam ser limitadas aos acessórios e pequenos objetos, principalmente quando o objetivo é criar pontos focais e contrastes. Então utilize-os de forma pontual e para direcionar atenção para um ponto específico.
Quanto à cor das luzes, prefira as lâmpadas amareladas. Por ser um tom quente, elas aquecem visualmente, criando um clima agradável e acolhedor. Quando combinado com as nuances neutras das grandes superfícies, o tom amarelado ajuda a manter tudo em harmonia. Isso vale, especialmente, nas áreas de descanso, que pedem um pouco mais de conforto.
Invista em bons materiais de acabamento
A decoração inspirada na arquitetura clássica aceita uma série de acabamentos, desde que alinhados com uma imagem de sofisticação. Afinal, a ideia é trazer o esplendor da arquitetura clássica para a sua residência.
Assim com as cores das paredes, os revestimentos devem apresentar superfícies neutras e discretas. Você pode apostar em um piso de madeira clara, em tampos e bancadas de mármore, em rodapés de granito etc.
Os adesivos e papéis de parede também são bem-vindos. Modelos com padrão floral ou de arabescos, por exemplo, são ótimos para compor um quarto de casal romântico dentro do tema clássico. Também aposte nas versões com estampas trabalhadas em tons metálicos, como dourado, rosé gold ou prata.
Utilize móveis curvos e trabalhados
A decoração clássica é inspirada na arquitetura que leva o mesmo nome. E ela é caracterizada, justamente, pela valorização das curvas. Pense, por exemplo, na arquitetura grega e egípcia, os arcos eram bastante valorizados. E essa figura está presente, também, nesse estilo.
Isso fica mais aparente na escolha do mobiliário, que é o protagonista dos ambientes. Pernas curvadas, cantos arredondados e grandes dimensões marcam o estilo dos móveis clássicos.
Assim como a arquitetura, essas são peças imponentes e repletas de detalhes que trazem muita beleza e sofisticação. Modelos em madeira esculpida, com entalhes e desenhos, tendem a funcionar bem em qualquer cômodo.
Se você tem um móvel muito antigo, pode inseri-lo na composição. Outra possibilidade é investir em projetos de planejados com design clássico, levando uma percepção de luxo para vários conjuntos da casa: uma mesa com cadeiras volumosas na sala de jantar, uma dupla de poltronas com braços estofados na sala de estar, e assim por diante.
Agregue texturas e volumes
Como os ambientes clássicos costumam ser neutros, a dica é caprichar na aplicação de texturas que possam agregar informação e deixar a casa mais aconchegante. Os tecidos com tramas e fibras variadas são ótimos para isso. Invista em passadeiras felpudas, trilhos de mesa em renda, cortinas com bandôs e mantas de plush.
No banheiro, inclua um jogo de tapetes macios e agradáveis ao toque. Esse espaço também pode receber revestimentos com relevo (no piso ou nas paredes). Porcelanatos ou cerâmicas que simulam os veios de mármores e a rugosidade de diferentes rochas são perfeitos porque não se degradam em contato com a umidade do local.
A iluminação será fundamental para a sua decoração
Uma boa iluminação transforma qualquer ambiente, independentemente do estilo. E quando falamos sobre decoração clássica, é impossível pensar ela sem considerar a importância de um bom jogo de luzes.
Isso vale tanto para os lustres, que darão o ar clássico, quanto também para as luzes incandescentes, em tons avermelhados e alaranjados, que remetem a um período mais antigo, no qual utilizavam-se apenas luzes de velas ou lâmpadas nesses tons.
E, além disso, as luzes em tons quentes promovem sensação de aconchego e proximidade, algo que combina bem com o luxo e sofisticação deste estilo. Mas e como fazer nos cômodos nos quais há necessidade de luzes mais claras, como banheiro e cozinha?
Neste caso, você pode contar com a opção de mesclar a luz branca com tons amarelados. Isso pode ser feito com elementos como luminárias de chão ou fitas de led, por exemplo.
Conte com os acessórios como aliados
Os acessórios não podem faltar em uma composição clássica. Afinal, eles atuam como complementos do décor em todos os cômodos. Vale a pena procurar peças de outras épocas para remeter ao passado, seja um objeto herdado da família ou artigos garimpados em brechós, lojas especializadas ou antiquários.
Os espelhos e quadros são ótimos aliados, principalmente se tiverem contornos circulares, ovalados ou com formato orgânico. Se for de seu interesse criar uma aparência mais desgastada (como se fosse causada pela passagem do tempo), priorize as molduras com cantinhos arranhados ou com partes oxidadas.
Outros acessórios que funcionam muito bem são os lustres, castiçais e arandelas. Além de atuarem como itens decorativos, ajudam a distribuir a claridade para a obtenção de luz indireta. Na hora de escolher essas luminárias, procure modelos que tenham acabamento brilhante (acobreado, prateado ou dourado).
Nas áreas externas, como varandas e sacadas, você pode colocar floreiras de barro, suportes de ferro torcido e até grades para apoiar vasos com plantas ornamentais. Se esses espaços tiverem mesinhas e aparadores, enfeite os tampos com arranjos de flores dispostas em jarros ou em bandejas de cristal.
Conte com móveis planejados para uma decoração clássica
Caso você não encontre móveis clássicos em antiquários e brechós em sua região, ou queira criar um projeto que seja, realmente, dentro do que você deseja, conte com a opção de móveis planejados. Ao conversar com o especialista, ele identificará o que você deseja, quais as possibilidades para seus ambientes e conseguir compor um projeto único para sua residência.
Além disso, é possível contar com móveis de qualidade, com o acabamento escolhido para combinar com os demais itens. Com isso, fica muito mais fácil deixar sua decoração do jeito que deseja, não é mesmo?
Mas lembre-se de escolher bons fornecedores de móveis planejados. Isso vale não só para ter peças feitas com material de qualidade, mas também para que o projeto fique dentro do que você espera.
Mesmo repleta de detalhes, a decoração clássica pode ser atemporal e permanecer na sua casa por um bom tempo. A melhor forma de ter um resultado adequado a seu gosto e personalidade é contar com suporte especializado. Um profissional da área do design ou arquitetura orientará suas escolhas e planejará cada detalhe da composição.
Quer saber mais detalhes sobre o tema clássico e outros estilos de decoração? Então, descubra qual opção mais combina com você!
Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.