Finger Móveis Planejados

Cozinha com ilha: veja as principais vantagens!

cozinha com ilha gourmet

Está em busca de uma decoração para uma cozinha moderna, prática e, também, que permita uma maior integração de ambientes com outros cômodos da casa, como a sala de jantar e de estar? Então a melhor dica é apostar em uma cozinha com ilha!

Esse é um modelo de organização do espaço no qual você cria uma ilha central para realizar as principais atividades no local. Quer ver um exemplo de como isso pode ser feito? A cozinha da eterna Master Chef Paola Carosella que ela mostra em seu canal é um exemplo de como isso é feito.

Prático, inteligente e moderno, é possível ter uma série de vantagens com esse tipo de projeto. Então se prepare e veja a seguir as principais vantagens de optar por esse eletrodoméstico!

Projeto & Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Movie Two Creative

Os modelos de ilhas para cozinha

No mercado, é fácil encontrar uma série de modelos de ilhas para cozinha. No entanto, para tomar a melhor decisão para o seu imóvel, é fundamental avaliar alguns fatores do seu projeto residencial, como tamanho do cômodo, decoração, funcionalidade, entre outros.

Atualmente, você encontra os seguintes tipos de ilha:

Para tirar o máximo de proveito desse interessante e charmoso elemento, você deve ficar atento ao espaço disponível e também à funcionalidade da peça, como veremos ao longo do conteúdo.

Um aspecto que influenciará bastante na escolha é, sem dúvidas, o tamanho da sua cozinha. Isso porque a ilha, quando não é bem planejada, pode comprometer significativamente o espaço de circulação.

Para garantir o conforto e a livre movimentação no cômodo, vale a pena deixar um vão livre de, no mínimo, 70 cm da bancada e das paredes. Mesmo assim, hoje, já existem modelos específicos para ambientes pequenos, que comportam muito bem a peça.

A dica é escolher um modelo de ilha com bancada para ter um espaço a mais para receber convidados e reunir os familiares ao redor do fogão. Mas caso o seu imóvel comporte, vale muito a pena adotar um modelo amplo, com pia, cooktop e armário acoplado.

As principais dicas para escolher a melhor ilha de cozinha

Vimos anteriormente que é preciso considerar alguns fatores no momento de montar a cozinha com ilha. São muitos os detalhes para garantir que o seu imóvel fique aconchegante, prático e funcional. Tudo dependerá, inclusive, dos objetivos específicos do seu projeto residencial.

Finger Passo Fundo

Mas afinal, como implementar uma ilha de cozinha eficientemente? Veja algumas dicas para isso a seguir:

Os móveis planejados são bastante indicados quando o seu objetivo é ter uma ilha na cozinha. Isso porque você consegue adquirir mobílias adequadas para o tamanho disponível do seu cômodo, como armários, prateleiras, bancadas e muito mais.

Projeto: Arquiteto Matheus Sohne

São peças versáteis, sofisticadas e que também contribuem para a valorização da sua casa. Sem contar que você terá muito mais facilidade para armazenar todos os itens e utensílios da sua cozinha, com total tranquilidade e sem precisar comprometer o espaço de circulação.

Além da cozinha, os móveis planejados podem ser instalados em todos os cômodos do imóvel, como quartos, sala de estar, lavanderia, banheiro, varanda, entre outros. A dica é investir em uma empresa especializada e reconhecida no mercado, como a Finger.

As vantagens da cozinha com ilha

São diversos os diferenciais de apostar em uma cozinha com ilha. Com a peça, fica mais simples manter a organização no ambiente, otimizar o espaço e ter tudo o que precisa para vivenciar bons momentos neste local tão relevante de todo imóvel.

Projeto: Studio Artha – Rafaela Dienstmann Designer – Execução: Finger Novo Hamburgo – Fotográfo: Edu Liotti

A seguir, veja quais são as principais vantagens e por que vale a pena investir em um modelo de ilha!

Praticidade

Quem cozinha sempre sabe o quanto ter um ambiente mais prático pode trazer todo o diferencial para o sucesso dos pratos e das dinâmicas no dia a dia. Às vezes um problema desses pode causar, inclusive, até acidentes, por exemplo, precisar pegar um utensílio longe e esbarrar em uma panela quente.

A ilha, quando bem planejada, permite que você possa ter todos os itens próximos e facilitar o processo de cozinhar na rotina. O móvel pode conter os seguintes itens:

Inspiração: Edy Planejados

Em questão de higienização e organização, temos uma maior praticidade no cotidiano, ideal para quem não gosta de ficar perdendo tempo com limpeza de cozinha todos os dias.

Protagonismo no ambiente

O que chama mais a atenção quando você vê uma cozinha com ilha? Provavelmente o elemento central, não é mesmo? A ilha tem justamente o poder de tornar o ambiente mais interessante, sendo um importante item também da decoração.

Por estar no meio do cômodo, não tem como não notar a sua presença. Assim, a peça é considerada um verdadeiro diferencial no imóvel, contribuindo para a valorização e estética sofisticada.

Modernização da cozinha com ilha

Como os cooktops são itens que se popularizaram recentemente, é muito comum encontrar essa opção em casas mais modernas. O uso de ilhas de cozinha, também, estão alinhados com este estilo. Assim, se você quer criar um ambiente assim, essa combinação pode ser bem interessante.

Além disso, o uso da ilha de cozinha com cooktops permite criar um espaço mais arejado, com maior fluidez, complexidade e beleza. Além de tudo, impacta a iluminação, mantendo o cômodo mais atrativo e aconchegante.

Divisão das áreas de trabalho

Um diferencial e tanto da ilha é que a peça permite a divisão de tarefas. A proposta é interessante, sobretudo se o seu objetivo é integrar outros ambientes à cozinha, como varanda, sala e terraço.

Projeto e Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

A depender do modelo escolhido, inclusive, você pode contar com pia para limpar os utensílios e armários para guardar todos os itens, assegurando a organização do espaço na rotina.

Versatilidade

A ilha na cozinha também garante maior versatilidade nas escolhas de estilo para sua cozinha. E o cooktop, como tem modelos mais neutros, você consegue adaptá-los para os mais diferentes estilos. Cabe muito bem, por exemplo, em decorações retrôs, escandinavas, neutras, modernas, clássicas, entre outras.

A peça pode representar um diferencial e tanto e, por isso mesmo, muitas pessoas apostam na ilha em seus projetos residenciais.

Otimização do espaço

Outro ponto é que se torna possível explorar ainda mais o espaço da sua cozinha. Com isso, é possível ter mais de uma estação e melhorar a movimentação no local. Isso porque se cria mais um local no qual as pessoas podem executar as tarefas e, assim, para quem gosta de cozinhar em conjunto, evita-se acidentes.

Além disso, o cooktop também permite otimizar o espaço que poderia ser utilizado para o fogão. Como há vários modelos disponíveis no mercado, é possível adquirir um que combine melhor no imóvel. Quando integrado a um móvel planejado e um forno elétrico, você pode ganhar ainda mais dinamismo e espaço na cozinha.

Projeto: Natalia Veloso Arquitetura – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motioon

Além disso, o cooktop também permite otimizar o espaço que poderia ser utilizado para o fogão. Como há vários disponíveis no mercado, é possível adquirir um que fique melhor no espaço disponível para a ilha na cozinha e, integrado com um móvel planejado e um forno elétrico, ganha mais dinamismo e espaço na cozinha.

Integração de ambientes

Uma tendência cada vez mais comum nas residências é a integração de ambientes. Afinal, quem está cozinhando quer interagir, também, com as visitas que podem estar confortáveis na sala de jantar ou de estar, sem precisar comprometer o bem-estar de todos ou excluir alguém.

A ilha da cozinha, muitas vezes, pode ficar em conjunto com uma bancada que separa os ambientes e, assim, facilitar a integração entre as pessoas. Além disso, caso as visitas queiram participar do processo e ajudar, a ilha também pode se transformar em uma bancada de serviços.

Projeto: Marcos Soneco – Execução: Finger Criciúma – Fotos Rudimar Razador para Revista Sua Casa

E isso não vale apenas para os espaços internos, sabia? Por exemplo, se está pensando em uma cozinha gourmet, pode ser interessante criar uma ilha na cozinha externa com a varanda ou com o quintal. O importante é adequar o projeto para a realidade que você tem na sua casa.

Projeto: Lie Arquitetas – Execução: Finger Brasília – Fotos: Eliezer Souza

Uma cozinha com ilha pode ser uma ideia bastante interessante para integrar modernidade, funcionalidade e beleza em seu imóvel. É possível trabalhá-la para trazer mais modernidade e, assim, garantir o devido conforto para sua vivência no ambiente. Bacana, não é mesmo?

Gostou do conteúdo? Então que tal fazer com que seus amigos e familiares também conheçam as possibilidades de criar uma ilha na cozinha com um cooktop? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais agora mesmo!

Sair da versão mobile