Finger Móveis Planejados

Decoração de quarto: 6 dicas para ter um ambiente confortável e funcional

decoracao-de-quarto

O local onde dormimos, muitas vezes, também é um refúgio para as práticas de autocuidado. Se você faz questão de ter um cantinho especial, precisa pensar em uma decoração de quarto que alie a funcionalidade ao conforto. A boa notícia é que existem vários recursos interessantes para atingir esse objetivo.

Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA

A escolha dos tecidos, o tipo de iluminação e até as cores afetam a maneira como enxergamos determinado espaço. Ou seja, é importante pensar em cada detalhe para obter o melhor resultado possível. Que tal conferir algumas dicas para encarar esse desafio com mais tranquilidade?

Continue a leitura e veja quais soluções fazem sentido para você!

 1. INVESTIR EM MÓVEIS PLANEJADOS

A decoração de quarto tende a envolver itens bastante volumosos, principalmente a cama e o guarda-roupas. E, quando essas peças são adquiridas individualmente, é comum que não tenham um encaixe adequado no cômodo. Pior ainda se o estilo de ambos os móveis difere muito, trazendo aquela percepção de falta de harmonia.

A dica para resolver o problema é apostar nos modelos planejados. Afinal, seguem um projeto desenvolvido especialmente para o local onde serão instalados. Isso significa que há um melhor aproveitamento do espaço, sem contar o ajuste dos acabamentos a um tema decorativo específico.

Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA

Os móveis planejados são excelentes escolhas para o design de interiores por conta dessa personalização completa. Com eles, você poderá desenvolver diferentes estruturas e composições no quarto ou em qualquer outro ambiente da casa. Vale a pena priorizar esse tipo de solução se você busca um resultado incrível de primeira.

 2. ADICIONAR TAPETES E ALMOFADAS

Texturas macias são conhecidas pela entrega de conforto tátil, visto que são agradáveis e parecem abraçar a pele. Pensando nessa sensação, por que não apostar em diferentes tecidos para compor o seu quarto? Além das roupas de cama, considere o uso de tapetes, cortinas e até de mantas que possam ficar sobre o colchão.

O ideal é ajustar a fibra de cada peça à estação do momento, de modo que ninguém passe muito frio ou calor por conta dos tecidos. No verão, por exemplo, prefira peças leves e lisas que não geram desconforto em contato com o corpo. No inverno, substitua esses modelos por itens mais espessos, densos e com pelinhos.

Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA

Outra forma de deixar o quarto aconchegante é caprichar nas almofadas. Sim, elas incrementam a composição e ainda oferecem apoio para as costas ou o pescoço quando você resolver dar aquela esticada rápida. Se tiver uma poltrona no ambiente, por exemplo, também dá para manter alguns exemplares sobre o móvel.

3. PENSAR NAS ROUPAS DE CAMA

Como dito, as texturas e os tecidos são extremamente importantes na decoração de quarto. As roupas de cama, em especial, têm participação constante no estilo do ambiente porque estão sempre à vista. Portanto, pense com cuidado nos modelos de colchas, fronhas, lençóis e demais peças que for adquirir.

Projeto: Studio Living de Caxias – Obra: Studio FF – Fotos: Artur Pretto

Os tecidos devem estar ajustados ao clima e apresentar cores que combinem com o restante da composição. Observe os elementos do entorno, como a cabeceira de cama, o tom das paredes e os acabamentos dos móveis para definir os melhores modelos. Isso já vai evitar muitos incômodos no dia a dia.

 4. AJUSTAR PONTOS DE ILUMINAÇÃO

As luzes têm o poder de transmitir diferentes sensações, por isso, não deixe de trabalhar esse recurso da forma certa. O ideal é investir em pontos específicos de iluminação: alguns com foco em facilitar a execução de alguma tarefa, como a leitura à noite, outros apenas para criar uma atmosfera acolhedora.

A decoração de quarto não precisa seguir o padrão de uma única lâmpada central. Essa solução, inclusive, atrapalha muitos casais que desejam fazer atividades distintas no mesmo recinto. Para resolver, pense nas possíveis necessidades e ajuste tanto o direcionamento quanto a tonalidade das luzes.

Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA

Perto da cabeceira, vale a pena colocar os tradicionais abajures individuais com lâmpada amarelada. Essa cor transmite aconchego e favorece a chegada do sono. Já nos locais que pedem atenção, como uma escrivaninha ou penteadeira, você pode utilizar luzes brancas e mais intensas, sem nenhum problema.

 5. PRIORIZAR CORES QUENTES

Assim como no exemplo da iluminação, a paleta usada no dormitório precisa proporcionar sensações agradáveis. Se a ideia é conseguir um visual mais neutro, que afete pouco as emoções e sentimentos, procure cores suaves e claras, como branco, creme, bege ou tons pastel.

Outra opção, principalmente para quem busca maior sensação de acolhimento, é apostar nas cores quentes. Esse grupo inclui todas as variações de amarelo, laranja e vermelho, como terracota, salmão e mostarda. Muitas estão presentes em materiais naturais que promovem conforto, como a madeira e o bambu.

Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA

O bom é que o uso dessas cores na decoração de quarto não afeta em nada a funcionalidade, mas traz o efeito que muitas pessoas desejam para curtir o ambiente. Afinal, mesmo quando o objetivo não é dormir profundamente, precisamos de uma composição que favoreça o relaxamento físico e mental.

 6. APROVEITAR O ESPAÇO VERTICAL

Quando o assunto é tornar um lugar funcional, as prateleiras, nichos e estantes ganham toda a atenção. Isso porque permitem aproveitar áreas que, muitas vezes, estão ali apenas para dividir o ambiente. Colocá-las em diferentes alturas das paredes trará mais espaço para você armazenar e expor pertences.

Ao usar prateleiras sobre a cabeceira, por exemplo, é possível elevar objetos pessoais no momento de dormir (celulares, livros, acessórios etc.). Em outros pontos do ambiente, compensa exibir peças decorativas que valorizem a composição: um vaso de flor, um arranjo de velas, recursos aromáticos ou esculturas.

Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Foto: Feitosa Films Production

Aproveitar o espaço vertical é um bom jeito de preencher superfícies sem graça e, de quebra, evitar a temida bagunça. Afinal, muita coisa que ficaria espalhada passa a ter um cantinho próprio, o que ajuda a manter a organização em dia. Quer solução mais adequada para uma rotina moderna e cheia de compromissos?

Como são muitas ideias para transformar a decoração de quarto, cabe a você escolher aquelas que mais se adaptam ao cenário atual. É claro que, quanto mais dicas puder aplicar, mais benefícios terá com o projeto. O primeiro item da lista, aliás, não pode faltar no planejamento de qualquer área da casa.

Que tal adquirir seus móveis planejados ainda hoje? Entre em contato com a nossa equipe!

Sair da versão mobile