Encontrar o tema perfeito entre tantos estilos de decoração pode ser um desafio para muitas pessoas. Ao mesmo tempo, é um exercício importante para descobrir o que realmente agrada e, com base nisso, repaginar o visual da casa com elementos que tenham a cara dos donos.
Se você também está em busca de uma linguagem ou estética ideal, precisa conhecer diferentes opções de décor e avaliar as características de cada uma. Isso permitirá identificar qual delas tem mais a ver com o seu perfil e com a configuração atual da residência.
Para ajudar nesse processo, elaboramos uma lista com 11 dos principais estilos de decoração. Confira a seguir e faça sua escolha!
1. Retrô
É um tema que remete ao passado e agrega uma atmosfera nostálgica aos cômodos. Ao contrário do vintage, que utiliza peças originais dos anos 20 aos 60, o retrô é apenas uma releitura dos elementos que foram fabricados em outras décadas.
Isso significa que você não precisa utilizar móveis antigos e peças raras. Basta escolher itens modernos que tenham a estética inspirada em outros períodos. Junto a eles, é comum a utilização dos seguintes recursos:
cores vivas e tons pastel: tonalidades intensas e suaves dividem atenção no retrô. As mais claras são preferidas em grandes superfícies e as chamativas em pequenos acessórios;
iluminação indireta: lâmpadas com luz amarelada são utilizadas em diferentes luminárias. Velas em candelabros e lamparinas também são comuns;
linhas orgânicas: mobília com formato arredondado, molduras ornamentadas, espelhos redondos.
2. Clássico
Também é inspirado no passado, mas não se baseia em apenas um período. Se caracteriza pela riqueza de detalhes e pelo uso de elementos que trazem sofisticação. Além disso, é comum a mistura de formas, cores e texturas para agregar muita informação ao ambiente, seja amplo ou pequeno.
Projeto: Danieli Bonatto – Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Foto: Júlio Gomes Filho
É um dos estilos de decoração preferidos de quem procura um visual luxuoso. Entre os recursos empregados estão:
contrastes: criados a partir de tons neutros nas principais superfícies e cores fortes nos objetos;
acessórios chamativos: lustres, castiçais, bandejas com arranjos de flores, espelhos grandes;
acabamento de alta qualidade: revestimentos com tons metálicos (cobre, prata, dourado), pisos e colunas de mármore, forro trabalhado com desenhos.
Projeto: Teto Arquitetura – Execução: NB Finger Criciúma – Fotos: Rudimar Razador para Revista Sua Casa
3. Moderno
Assim como a corrente modernista que marcou a arquitetura, esse estilo se baseia no princípio da funcionalidade. Isso significa que os elementos decorativos ficam em segundo plano para que aspectos como a praticidade sejam priorizados.
Moodboard by Refresher Trends
Simples e livre de excessos, esse tema é perfeito para a criação de espaços atemporais e adequados a diferentes épocas. Veja os recursos que se destacam na composição moderna:
economia nos objetos: poucos acessórios para manter o visual clean.
4. Rústico
É, talvez, o mais aconchegante dos estilos de decoração porque valoriza a aparência e textura dos materiais naturais. Lembra muito a composição interna das residências do interior e das cabanas de floresta, muitas vezes com elementos dispostos de maneira despretensiosa.
Projeto: Refresher Trends – Renderização: Metries
O tema rústico permite compor ambientes simples sem que fiquem monótonos. Para isso, utiliza bastante informação a partir de cores, estampas e matérias-primas. Os recursos que se destacam incluem:
luz amarelada: perfeita para um clima intimista e conforto visual;
muitos tecidos: mantas, tapetes e outras peças enfeitam e ajudam a amenizar o frio;
cores da natureza: marrom e tons de palha, argila, além de variações de verde;
plantas: em vasos, floreiras e também nas áreas abertas (varandas, sacadas);
peças artesanais: cestos, utensílios de cozinha, toalhas bordadas e outros itens feitos à mão ou com acabamento irregular;
muita madeira, pedra e tijolinho maciço: nos pisos, paredes, painéis e até no mobiliário.
Moodboard by Refresher Trends
5. Industrial
Esse estilo vem das antigas residências nova-iorquinas que foram instaladas em fábricas e frigoríficos. Como o próprio nome indica, é um tema que proporciona uma aparência de galpão industrial, resultado da aparência rudimentar das construções que serviram como inspiração.
É comum a utilização de ambientes integrados a partir de uma planta de conceito aberto. Locais com pé-direito duplo e mezaninos harmonizam muito bem com a proposta industrial, que também se caracteriza pelos seguintes recursos:
disposição funcional: o layout não exige muitas divisões, nem excesso de peças;
instalações e estruturas expostas: fios, vigas, tubulações, cabos e colunas fazem parte da composição e, portanto, não ficam escondidas;
materiais aparentes: a aparência e textura original de cada material tem seu valor, seja madeira, concreto, cimento queimado, aço, tijolo etc.;
cores alegres nos detalhes: tons vibrantes em acessórios criam pontos focais e quebram a monotonia das nuances neutras;
acabamento metálico: nos eletrodomésticos, esculturas, parte do mobiliário, luminárias e outros produtos.
Finger Passo Fundo
6. Oriental
Cada vez mais presente nas residências, o estilo oriental prioriza a harmonia e o equilíbrio entre os elementos. Dependendo do objetivo do morador, é possível misturar recursos de diferentes culturas orientais ou focar em uma temática específica.
Assim como os espaços rústicos, foca no uso de elementos naturais para deixar a casa aconchegante e visualmente agradável. Também se caracteriza pela presença dos seguintes diferenciais:
tons suaves: branco, cinza e variações de verde proporcionam sensação de paz;
divisórias leves: permitem dividir ambientes sem esforços e, inclusive, alterar o layout dos cômodos;
móveis baixos: peças de linhas simples são combinadas com almofadas e futons;
símbolos do budismo: flor de lótus, peixes-dourados, estátua de Buda;
arranjos de flores, fontes d’água, jardins e lanternas.
Moodboard by Refresher Trends
7. Vintage
A decoração vintage valoriza a reutilização de móveis antigos e em bom estado de conservação para compor os ambientes. Dessa forma, cômodas, prateleiras, penteadeiras e camas podem se tornar mobílias exclusivas e de alta qualidade.
Os elementos utilizados nesse estilo geralmente combinam elementos de época e modernos e, ainda, itens que remetem a determinado contexto histórico. A decoração aposta em elementos dos anos 50 e 60, com peças antigas e originais do período. O estilo também conta com as seguintes características:
O estilo romântico preza por ambientes elegantes, acolhedores e serenos, projetados para serem confortáveis. Apesar de apresentar uma aparência mais delicada e associada ao feminino, é possível adicionar elementos para deixar a decoração com um ar mais descontraído.
O objetivo é criar espaços que valorizam as características estéticas do passado e que geram tranquilidade e elegância. Os principais recursos empregados em uma decoração romântica são:
aproveitamento da luz natural e cortinas com tecidos leves e transparentes;
estampas delicadas e florais;
texturas com cetim, veludo, rendas, tricô, seda e laços;
cores em tons pastel e claros, como azul, amarelo, verde, branco, rosa e salmão;
móveis, como poltronas, cadeiras, sofás e tapetes com estofado macio e tecido de algodão.
Projeto e Execução: Factor Muebles – Paraguai
9. Escandinavo
O design escandinavo é um dos estilos de decoração mais conhecido pela funcionalidade, simplicidade e minimalismo nas composições decorativas. O estilo tem influência dos países nórdicos e conta com linhas sóbrias, acabamentos de alta qualidade e cores neutras, ou seja, características que transmitem mais conforto aos ambientes da casa.
As cores são um ponto forte desse estilo, assim como os materiais e os elementos naturais utilizados. Assim, é comum encontrar plantas e objetos de madeira, pedras, lãs e algodão. Os recursos que compõem o estilo escandinavo são:
mobília com linhas retas e formas simples em madeira clara, como em pés de móveis, pisos e outros objetos;
cores neutras e contrastantes com aspecto envelhecido;
elementos diferenciados, como cerâmica, vidro e acrílico;
iluminação natural e paredes claras, com coloração mais pálida e neutra, destacando o branco, cinza e preto;
móveis e objetos com traços retilíneos, e cômodos amplos que transmitem sofisticação e elegância.
Moodboard by Refresher Trends
10. Pop Art
O Pop Art foi um movimento artístico que ocorreu em meados dos anos 1950 nos Estados Unidos e no Reino Unido. O estilo mescla estampas, fotografias, pinturas e colagens que representam produtos da industrialização e ícones de Hollywood.
A decoração se baseia em elementos vintage, coloridos e estampados, deixando o ambiente original, personalizado e descontraído. Os recursos empregados nesse estilo são:
contraste de cores vibrantes e vivas, como vermelho, amarelo, verde, laranja e rosa, geralmente usando um fundo de cor neutra para destacar outros elementos;
papéis de parede com formas geométricas, com círculos, listras, losangos e quadrados;
móveis com formas tradicionais e excêntricas;
materiais sólidos, flexíveis e mais econômicos, produzidos com plástico;
fotos, imagens e quadrinhos de estrelas do cinema e da música, e de marcas famosas.
11. Eclético
A decoração eclética combina elementos diferentes, texturas e cores contrastantes para criar espaços elegantes, pessoais e marcantes. O estilo reúne o antigo e o novo, o luxo e a simplicidade, com objetos e peças únicas.
O ecletismo é caracterizado pelo maximalismo, profundidade, a harmonia e a personalização dos ambientes. Outros recursos que fazem parte da decoração eclética são:
mistura de estampas, cores e ilustrações, como capas de almofadas de estilos e padrões diversos;
revestimentos simples e acessórios vibrantes;
combinação de objetos vintages e modernos;
cores vivas nas paredes, em contraste com móveis brancos ou de tons distintos;
cores neutras, como branco, cinza, marrom e preto, combinados com tons dourados ou prateados.
Curtiu as opções? Tenha em mente que esses estilos de decoração são os mais populares e que é possível encontrar outros temas para valorizar os cômodos da sua casa. De todo modo, o segredo para decidir em meio a tantos estilos de decoração é selecionar aquele que engloba a maior parte de seus itens favoritos.
Confira mais alguns outros estilos de decoração, que você também pode se identificar:
Estilo de Decoração Geek – Moodboard by Refresher Trends
Estilo de Decoração – Navy – Moodboard by Refresher Trends
Estilo de Decoração Hipster – Moodboard by Refresher Trends
Você pode gerenciar de acordo com a sua preferência as opções de cookies, que são utilizados de acordo com a nossa política de privacidade e com o compromisso de proteção dos seus dados pessoais. Saiba mais em nossa Política de privacidade.
Cookies estritamente necessários
Cookies utilizados para definição de suas preferências de privacidade, autenticação e prestação do serviço de navegação e funcionalidades essenciais em nosso site.
Se você desabilitar este cookie, não conseguiremos salvar as suas definições. Isto significa que toda vez que você visitar o nosso site, você precisará passar por este processo novamente.
Cookies de desempenho
Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.
Por favor, habilite os cookies estritamente necessários para que consigamos confirmar suas definições
Cookies de publicidade
Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.
Por favor, habilite os cookies estritamente necessários para que consigamos confirmar suas definições